Além do Novo S60 outro lançamento da Volvo que chega às revendas da marca agora em setembro é a linha 2020 da estilosa perua V60, o modelo ficou mais salgado, agora parte de R$ 213.950, porém adicionou novos equipamentos de fábrica, a gama inclui itens como teto solar panorâmico, além de rodas de liga leve aro 19 (contra aro 18 do modelo 2019). Porém em compensação a perua ficou R$ 13.000 mais cara.
Lançado no Brasil em 2018, a nova Volvo V60 impressiona pelo visual, sem duvidas é uma das peruas mais bonitas do mercado, o carro conta com a nova linguagem visual da Volvo, com elementos já vistos em modelos como o XC60 e o XC90. É um design moderno mas ao tempo sóbrio e equilibrado, sem apelar para soluções exageradas de design, é um carro com desenho único, uma das peruas mais belas do mercado.
Já o estilo do interior como a Volvo faz questão de lembrar no seu release é um design escandinavo, ou seja, um desenho simples e elegante, luxuoso, porém minimalista e funcional. Destaque ainda para o espaço interno amplo, medindo 4.761 m de comprimento por 1.85 m de largura e 1.42 m de altura, a perua Volvo acomoda com muito conforto seus cinco ocupantes, a distância entre-eixos é de generosos 2.872 m, enquanto o porta-malas fica em 529 litros, ou chega a 1440 litros com o banco traseiro totalmente rebatido. Um alto patamar de conforto é garantido graças ao sistema de suspensão, a dianteira é do tipo Duplo A, enquanto a suspensão traseira independente do tipo MyLink. Para o mercado brasileiro é importada apenas a configuração da V60 com tração dianteira.
No mercado brasileiro a V60 2020 é oferecido em configuração única, a V60 Momentum, a versão é cara, porém muito bem equipado, além dos já mencionados itens que são novidades, o modelo conta ainda com painel 100% digital com tela de 12.3 polegadas configurável, sistema de alerta de mudança de faixa, piloto automático adaptativo, bancos em couro com ajustes elétricos para os bancos dianteiros, sistema multi-mídia com tela de 9 polegadas, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis Full LED com ajuste automático. Os revestimentos dos bancos podem ser nas cores: preto, marrom, caramelo, bege, ou em tecido xadrez especial City.
Merece menção ainda o sistema de direção semi-autônoma Piloto Assist de série, o equipamento que funciona em velocidades de até 130 km/h é capaz de frear e acelerar o carro de modo automático mantendo sempre uma distância segura para o veículo da frente, tanto na estrada quanto na cidade, há ainda sistema de alerta de mudança de faixa, com correção automático a saída de pista ele funciona entre 65 km/h a 210 km/h, Park Assist que estaciona o carro praticamente sozinho. O motorista precisa apenas manter a mão no volante. Mesmo em carros de mais de R$ 200,000 esse tipo de sistema de direção autônoma ainda é bastante raro.
Motor da V60 no Brasil
Além de bonita a V60 também é rápida, ela conta com motor 2.0L Drive-E, T5, 4 cilindros, capaz de desenvolver 254 CV de potência e 35.7 kgfm de torque. Já o câmbio é uma caixa automática de oito velocidades e tração dianteira. Segundo dados de fábrica ela pode atingir os 100 km/h em 6.7 segundos a velocidade máxima é limitada em 240 km/h.
Ela é um das poucas peruas ainda à venda no Brasil
Por aqui sua principal rival é a Audi A4 Avant. Enfim é um carro para que busca algo diferenciado no mercado, um carro para desafiar a ditadura dos SUV. Apesar do preço salgado, a Volvo V60 vem conseguindo bons números de vendas no Brasil, pelo menos para um perua, ele vende em média 10 exemplares ao mês.