A Volvo deu nesta semana um importante passo com relação aos carros híbridos, a montadora sueca mostrou a perua V60 plug-in Hybrid em sua versão final de produção, este carro é bastante interessante para a história da Volvo, já que traz tecnologias e soluções inéditas, ele é um híbrido com motor diesel, que pode ser recarregado em uma tomada comum e tem consumo de 52.6 km/l, o mais importante é que segundo a Volvo o modelo começa a ser vendido na Europa já no começo de 2012 por 57.000 euros (cerca de R$ 139.114).
O Volvo V60 Plug-in Hybrid combina a força de um tradicional motor 2.4, 5 cilindros, turbo diesel, que desenvolve 215 hp e 44 kgfm de torque máximo, com um pequeno motor elétrico montado sobre o eixo traseiro, ele produz mais 70 cavalos extras.
Este potente motor elétrico é alimentado por 12.2 kwh de baterias de ion de lithium, instaladas embaixo do portas malas da perua. E não são poucas baterias, existem nada menos que 10 módulos, cada um contendo 20 células de energia. Para se alcançar esta potência (70 cv) com esta quantidade de baterias, a Volvo desenvolveu um moderno computador com monitor que compara a temperaturas das baterias e o nível da carga de cada uma delas, ele funciona em conjunto com um inédito sistema de resfriamento das baterias a água, que é resfriada pelo ar-condicionado do carro.
Estas baterias do motor elétrico do Volvo V60 Plug-in Hybrid podem ser recarregadas em qualquer tomada comum de 230 v 6A, ou ainda tomadas mais potentes de 10A ou 16A, dependendo da fonte de energia a carga completa pode demorar de 3.5 horas a 7.5 horas, como é o caso da tomada comum de 220 v.
O motorista do Volvo V60 Plug-in Hybrid conta com três modos de condução do carro são eles:
– Pure, na qual o veículo é alimentado apenas pelo motor elétrico, podendo rodar por distâncias de até 50 quilômetros, sem consumir uma gota de combustível emitindo zero de CO² na atmosfera.
– Hybrid, onde o Volvo V60 usa o motor elétrico e o motor diesel juntos se intercalando para locomover o veículo, neste modo de operação o carro pode fazer incríveis 52.6 km/l, (1.9 litros consumidos a cada 100 km rodados), tendo autonomia total para rodar por mais de 1.000 km com um tanque.
– Power, este é o terceiro modo de condução disponível para o V60 Plug-in Hybrid, nele o modelo vira um 4×4, as rodas dianteiras são movidas pelo motor 2.4 turbo diesel, enquanto as rodas traseiras são movidas pelo motor elétrico, neste modo ambos os motores operam em capacidade máxima, entregando o máximo em desempenho e força, o carro pode ir de 0 a 100 km/h em 6.2 segundos, uma bela marca para uma perua híbrida.
O V60 Plug-in traz câmbio automático de seis velocidades.