Modelo mais vendido da Volvo no Brasil é um dos carros importados mais vendidos do país o Volvo XC40 2021 é um sucesso no mercado nacional. Atualmente em sua linha 2021 o SUV é encontrado nas revendas em três configurações de acabamento, Momentum (preço de R$ 243,475 de acordo com a tabela FIPE), Inscription (R$ 273,475) e R-Design (R$ 279,000). Uma novidade importante do Volvo XC40 2021 é que todas as versões do SUV passaram a ser equipadas com motorização híbrida, incluindo sua versão de entrada Momentum, a ideia da Volvo é reforçar seu comprometimento rumo a eletrificação total da sua linha de veículos, o XC40 passou a adotar o nome Recharge na linha 2021.
Abaixo preços e versões do Volvo XC40 2021, modelo que agora é chamado de Volvo XC40 Recharge
Volvo XC40 2021 Momentum: R$ 259,950 (configurador Volvo), R$ 243,475 de acordo com a tabela FIPE
Volvo XC40 2021 Inscription: R$ 286,950 (configurador Volvo), R$ 273,475 FIPE
Volvo XC40 2021 R-Design: R$ 291,000 (configurador Volvo), R$ 279,000 FIPE
Índice desta matéria
Motor Volvo XC40 2021
Sem duvida um dos principais responsáveis pelo sucesso do Volvo XC40 2021 no mercado nacional é a sua motorização, o carro é um dos poucos SUVs híbridos nacionais, que podem ser impulsionado apenas pelo motor elétrico, ou seja é um carro do tipo plug-in hybrid.
Lexus UX e Toyota RAV4 por exemplo são outros SUVs híbridos do mercado, porém nesses carros o motor elétrico é apenas uma coadjuvante, um auxiliar do motor a combustão, os motores elétricos do SUV da Lexus e da Toyota são alimentados pela energia gerado nas frenagens, enquanto o do Volvo XC40 é carregado na tomada.
Volvo XC40 2021 consumo de até 25 km/l na cidade e 48 km no modo elétrico
Enquanto nos rivais não é possível rodar apenas com o motor elétrico, no Volvo XC40 2021 é possível rodar até 48 km de acordo com a marca, no modo combinado o consumo também é muito mais baixo do que outros SUVs híbridos, o RAV4 só faz 12.5 km/l na cidade, enquanto o XC40 chega a fazer 25 km/l na cidade e 22.3 km/l na estrada.
Ou seja o Volvo XC40 2021 é um dos carros mais econômicos do país, o dono portanto pode escolher entre rodar com o carro fazendo 25 km/h ou apenas no modo elétrico, nesse caso a autonomia não impressiona, porém geralmente é o suficiente para cumprir o trajeto até o trabalho ou ir no mercado.
Mudanças no visual do XC40
Além do fato de todas as motorizações agora contarem como sistema híbrido o Volvo XC40 2021 também traz como novidades sutis mudanças no design, como novas rodas de liga leve e a incrição Recharge em algumas partes do carro.
Design Volvo XC40 Recharge 2021
O Volvo XC40 também agrada pelo visual, seguindo a filosofia de design tradicional da Volvo o carro não traz soluções de design exageradas ou esportivas, é um visual bonito porém discreto comparado com alguns dos seus rivais, há poucos frisos. O XC40 tem uma carroceria quadradona.
Na dianteira destaque para os faróis de LEDs, que são cortados por um friso. Na dianteira há um bocal para o conector do sistema de recarga do motor elétrico. Atrás chama atenção o estilo das lanternas que avança da tampa do porta-malas até o teto.
A versão top de linha R-Design conta com visual mais esportivo, como direito a para-choques com desenho agressivo, grade e rodas exclusivas.
0 a 100 km/h Volvo XC40 2021
Apesar do foco do Volvo XC40 2021 ser a economia de combustível o SUV não decepciona em matéria de esportividade, ele conta com cinco modos de direção, cada uma otimizada para algo, o modo Power por exemplo é voltado para a esportividade, nesse modo o Volvo XC40 vai de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos.
Interior XC40 2021
O interior também agrada o Volvo XC40 tem uma cabine moderna e muito bem equipada, a arquitetura é a mesma vista nos demais modelos da marca, como o SUV XC60 e o sedan S60, ao centro do painel chama a atenção a generosa tela do sistema multimídia que fica posicionado na vertical, o quadro de instrumentos é todo digital e conta com 12 polegadas. Há poucos botões físicos o que confere uma aparência minimalista ao SUV.
Equipamentos de série XC40 2021
Desde a versão de entrada o Volvo XC40 2021 vem de muito bem equipado, a versão de entrada Momentum, inclui itens como quadro de instrumentos de 12.3 polegadas, faróis Full-LED, sistema de áudio com 250 watts, sistema de alerta de mudança de faixa, sensores de estacionamento, central multimídia, bancos em couro, carregador wireless.
Já a versão intermediária Inscription adiciona itens como manopla de câmbio em cristal, teto solar panorâmico elétrico e acabamento em madeira.
Já a top de linha R-Design além dos itens já mencionados conta ainda como uma aparência mais chamativa, com grade preta, rodas de liga leve exclusiva e o teto vem pintado de preto ao contrário das demais versões em que o teto vem pintado na mesma cor do resto da carroceria.
Essa versão conta ainda com um sistema de áudio premium da marca Harman Kardon, que tem 600 watts.
Desvalorização alta
Enfim não é à toa que o Volvo XC40 foi um dos carros mais vendidos do país no ano passado, ele é bem equipado e um dos carros mais econômicos do país, além de poder rodar apenas no motor elétrico, porém como nem tudo são flores, o XC40 também tem seu defeitos, quando lançado no Brasil o XC40 custava na faixa dos R$ 170,000 já agora na linha 2021 seu preço beira próximo os R$ 300,000.
Porém com a desvalorização do real o processo do encarecimento dos carros importados é algo geral, o que não é geral é desvalorização do XC40 que é muito alta, supera os 25% em algumas versões, a versão de entrada de entrada desvaloriza 27% no seu primeiro ano de uso, enquanto a top de linha perde 26%, a que menos valoriza é a intermediária que perde 20%, para se ter uma ideia alguns SUVs como o Porsche Macan chegarão a desvalorizar apenas 3% no ano passado, o XC40 também desvaloriza bem mais do que os rivais, o Lexus UX por exemplo perde apenas 10% no seu primeiro ano de uso.
Fonte: Volvo Cars e Quatro Rodas
Uma resposta
Ótimo carro! Um dos melhores que já dirigi. O grande inconveniente é, com certeza, a desvalorização.