Modelo mais vendido da Volvo no Brasil é um dos carros importados mais vendidos do país o Volvo XC40 2021 é um sucesso no mercado nacional. Atualmente em sua linha 2021 o SUV é encontrado nas revendas em três configurações de acabamento, Momentum (preço de R$ 243,475 de acordo com a tabela FIPE), Inscription (R$ 273,475) e R-Design (R$ 279,000). Uma novidade importante do Volvo XC40 2021 é que todas as versões do SUV passaram a ser equipadas com motorização híbrida, incluindo sua versão de entrada Momentum, a ideia da Volvo é reforçar seu comprometimento rumo a eletrificação total da sua linha de veículos, o XC40 passou a adotar o nome Recharge na linha 2021.
Abaixo preços e versões do Volvo XC40 2021, modelo que agora é chamado de Volvo XC40 Recharge
Volvo XC40 2021 Momentum: R$ 259,950 (configurador Volvo), R$ 243,475 de acordo com a tabela FIPE
Volvo XC40 2021 Inscription: R$ 286,950 (configurador Volvo), R$ 273,475 FIPE
Volvo XC40 2021 R-Design: R$ 291,000 (configurador Volvo), R$ 279,000 FIPE
Índice desta matéria
Sem duvida um dos principais responsáveis pelo sucesso do Volvo XC40 2021 no mercado nacional é a sua motorização, o carro é um dos poucos SUVs híbridos nacionais, que podem ser impulsionado apenas pelo motor elétrico, ou seja é um carro do tipo plug-in hybrid.
Lexus UX e Toyota RAV4 por exemplo são outros SUVs híbridos do mercado, porém nesses carros o motor elétrico é apenas uma coadjuvante, um auxiliar do motor a combustão, os motores elétricos do SUV da Lexus e da Toyota são alimentados pela energia gerado nas frenagens, enquanto o do Volvo XC40 é carregado na tomada.
Enquanto nos rivais não é possível rodar apenas com o motor elétrico, no Volvo XC40 2021 é possível rodar até 48 km de acordo com a marca, no modo combinado o consumo também é muito mais baixo do que outros SUVs híbridos, o RAV4 só faz 12.5 km/l na cidade, enquanto o XC40 chega a fazer 25 km/l na cidade e 22.3 km/l na estrada.
Ou seja o Volvo XC40 2021 é um dos carros mais econômicos do país, o dono portanto pode escolher entre rodar com o carro fazendo 25 km/h ou apenas no modo elétrico, nesse caso a autonomia não impressiona, porém geralmente é o suficiente para cumprir o trajeto até o trabalho ou ir no mercado.
Além do fato de todas as motorizações agora contarem como sistema híbrido o Volvo XC40 2021 também traz como novidades sutis mudanças no design, como novas rodas de liga leve e a incrição Recharge em algumas partes do carro.
O Volvo XC40 também agrada pelo visual, seguindo a filosofia de design tradicional da Volvo o carro não traz soluções de design exageradas ou esportivas, é um visual bonito porém discreto comparado com alguns dos seus rivais, há poucos frisos. O XC40 tem uma carroceria quadradona.
Na dianteira destaque para os faróis de LEDs, que são cortados por um friso. Na dianteira há um bocal para o conector do sistema de recarga do motor elétrico. Atrás chama atenção o estilo das lanternas que avança da tampa do porta-malas até o teto.
A versão top de linha R-Design conta com visual mais esportivo, como direito a para-choques com desenho agressivo, grade e rodas exclusivas.
Apesar do foco do Volvo XC40 2021 ser a economia de combustível o SUV não decepciona em matéria de esportividade, ele conta com cinco modos de direção, cada uma otimizada para algo, o modo Power por exemplo é voltado para a esportividade, nesse modo o Volvo XC40 vai de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos.
O interior também agrada o Volvo XC40 tem uma cabine moderna e muito bem equipada, a arquitetura é a mesma vista nos demais modelos da marca, como o SUV XC60 e o sedan S60, ao centro do painel chama a atenção a generosa tela do sistema multimídia que fica posicionado na vertical, o quadro de instrumentos é todo digital e conta com 12 polegadas. Há poucos botões físicos o que confere uma aparência minimalista ao SUV.
Desde a versão de entrada o Volvo XC40 2021 vem de muito bem equipado, a versão de entrada Momentum, inclui itens como quadro de instrumentos de 12.3 polegadas, faróis Full-LED, sistema de áudio com 250 watts, sistema de alerta de mudança de faixa, sensores de estacionamento, central multimídia, bancos em couro, carregador wireless.
Já a versão intermediária Inscription adiciona itens como manopla de câmbio em cristal, teto solar panorâmico elétrico e acabamento em madeira.
Já a top de linha R-Design além dos itens já mencionados conta ainda como uma aparência mais chamativa, com grade preta, rodas de liga leve exclusiva e o teto vem pintado de preto ao contrário das demais versões em que o teto vem pintado na mesma cor do resto da carroceria.
Essa versão conta ainda com um sistema de áudio premium da marca Harman Kardon, que tem 600 watts.
Enfim não é à toa que o Volvo XC40 foi um dos carros mais vendidos do país no ano passado, ele é bem equipado e um dos carros mais econômicos do país, além de poder rodar apenas no motor elétrico, porém como nem tudo são flores, o XC40 também tem seu defeitos, quando lançado no Brasil o XC40 custava na faixa dos R$ 170,000 já agora na linha 2021 seu preço beira próximo os R$ 300,000.
Porém com a desvalorização do real o processo do encarecimento dos carros importados é algo geral, o que não é geral é desvalorização do XC40 que é muito alta, supera os 25% em algumas versões, a versão de entrada de entrada desvaloriza 27% no seu primeiro ano de uso, enquanto a top de linha perde 26%, a que menos valoriza é a intermediária que perde 20%, para se ter uma ideia alguns SUVs como o Porsche Macan chegarão a desvalorizar apenas 3% no ano passado, o XC40 também desvaloriza bem mais do que os rivais, o Lexus UX por exemplo perde apenas 10% no seu primeiro ano de uso.
Fonte: Volvo Cars e Quatro Rodas
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Ótimo carro! Um dos melhores que já dirigi. O grande inconveniente é, com certeza, a desvalorização.