Nesse post vamos conhecer em detalhes o Volvo XC90 2021. Rival de carros como Porsche Cayenne, BMW X5 e Range Rover Velar, o Volvo XC90 é considerado um dos SUVs mais luxuoso do mundo, na linha 2021 lançada no Brasil no segundo semestre do ano passado (2020),o carro ganhou algumas mudanças, como leves alterações no visual e no interior, além de perder a opção do motor diesel, e passar a ter agora apenas o motor T8 híbrido.
Atualmente o Volvo XC90 2021 pode ser encontrado nas revendas no Brasil com preços (segundo a tabela FIPE) que vão de R$ 424.632 a bagatela de R$ 493.887 na versão top R-Design, lembrando que este é o modelo mais caro da linha Volvo. Ao todo são quatro versões, sendo três de acabamento e duas de motorização, com exceção da opção de entrada, todas as versões do XC90 2021 vêm com motorização híbrida.
Índice desta matéria
Volvo XC90 T-8 Momentum – Tabela FIPE abril 2021: R$ 424.623 – (Preço configurador Volvo R$ 449.950)
Volvo XC90 T-8 Inscription- R$ 483.827 – (Preço configurador Volvo R$ 504.950)
Volvo XC90 T-8 R-Design – R$ 493.887 – (Preço configurador Volvo R$ 514.950)
Na linha 2021 as mudanças foram bem tímidas, entre as novidades do Volvo XC90 estão pequenas alterações visuais, na dianteira o SUV sueco ostenta uma nova grade cromada, além disso os faróis foram reestilizados, a peça manteve o mesmo formato porém ganhou novas luzes com um aspecto mais futurista.
No interior as modificações também foram tímidas, na versões equipadas com motor T8, o SUV recebeu uma nova manopla de câmbio, a peça é muito elegante, feita em cristal e alumínio (foto acima).
Em termos de motores as novidades na linha 2021 é que o XC90 perdeu as opções de motores a gasolina (T6) e a diesel (D-5), restando agora apenas a opção de motorização híbrida T8.
O XC90 T8 conta com motor 2.0L Turbo a gasolina, com 320 CV de potência, usado até então na antiga versão T6, porém no caso do T8 ele é híbrido, ou seja, trabalha em conjunto com um motor elétrico de 87 CV, elevando a potência total para 407 CV, além disso, o SUV pode ser impulsionado apenas pelo motor elétrico por uma distância limitada.
Assim como os demais SUVs da Volvo, como o XC40 e o XC60, o XC90 2021 T8 é um carro do tipo “plug-in hybrid”, ou seja, ele pode ser impulsionado apenas pelo motor elétrico, a autonomia rodando no modo elétrico é de 46 km. Embora não seja muito, esta distância é suficiente para rodar nas cidades, como ir até o trabalho ou uma ida ao mercado, apenas rodando com o motor elétrico sem precisar de gasolina.
Rodando no dia a dia no modo híbrido, na maior parte do tempo o XC90 é impulsionado apenas pelo motor elétrico, o bloco a combustão é chamado a atuar apenas em situações que demandam maior força, como em acelerações, ultrapassagens ou ainda quando o SUV encara estradas em velocidades mais elevadas. As baterias do motor elétrico são recarregadas na tomada ou pelo motor a gasolina.
Apesar do visual sóbrio e do tamanho grande, o Volvo XC 90 2021 tem temperamento nervoso, o carro na versão T8, vai de 0 a 100 km/h em apenas 6.5 segundos. Por questões de segurança todas as versões do XC90 vem de fábrica com velocidade limitada eletronicamente aos 180 km/h, sem o limitador o carro seria capaz de atingir os 230 km/h.
Porém apesar do comportamento esportivo o grande destaque fica mesmo por conta do consumo, o Volvo XC90 2021 T8 é capaz de fazer mais de 20 km/l rodando na cidade, enquanto que na estrada o consumo fica em 17.4 km/l.
Desde a primeira geração lançada nos início dos ano 2000, o principal ponto forte do XC90 é o seu generoso espaço interno, que é capaz de acomodar até sete passageiros, nessa geração atual lançada em 2014, não é diferente, o XC 90 tem uma cabine extremamente bem acabada e luxuosa, destaque para os bancos que mais parecem poltronas. Cada assento da segunda fileira de bancos é reclinável e desliza individualmente. De acordo com a Volvo na terceira fileira de bancos, passageiros com até 1.70 m de altura, viajam com conforto.
O XC90 foi o primeiro carro da Volvo a receber esse layout de interior, com a tela posicionada em pé na vertical e que atualmente está presente em todos os carros da marca. A Volvo podia ter feito algumas mudanças mais radicais na linha 2021 do XC90, a idade avançada do SUV lançado em 2014 fica evidente em alguns detalhes, como por exemplo nos grafismos da tela do sistema multimídia que já é ultrapassado para um carro que custa mais de R$ 400.000. Também não há conectividade sem fio com smartphones a conexão é feita por cabos, algo jurássico para um SUV de alto luxo, o Chevrolet Tracker que custa menos de R$ 100.000 conta com espelhamento do celular sem cabos.
Porém não há o que reclamar no conjunto de equipamentos presentes no modelo, no Brasil o Volvo XC90 2021 é oferecido em três configurações de acabamento, são elas Momentum, Inscription e a top de linha R-Design, confira o conteúdo de cada uma delas abaixo.
Desde a versão de entrada, Momentum, o Volvo XC90 2021 vem muito bem equipado, a lista de itens inclui itens como Pilot Assist, um sistema de direção semi-autonôma, que dirige o carro de modo quase automático em auto estradas até 130 km/h, mantendo uma distância segura do modelo que vai à frente e o carro dentro da estrada, além de poder frear o carro de forma automática quando detectado risco de colisão, o sistema também funciona em congestionamento, andando e freando de forma automática, há ainda visão noturna com frenagem automática, alerta de colisão e trafego traseiro.
Há ainda painel digital de 12.3 polegadas, sistema de áudio High Performance com 10 alto falantes e 220 watts de potência, faróis Full-LED com ajuste automático de altura, bancos em couro, ar condicionado digital com 4 zonas de temperatura individuais, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória, teto solar elétrico panorâmico, multi-mídia com tela de 9 polegadas e GPS, iluminação interna em LED, porta-malas com abertura e fechamento elétrico por controle remoto ou gestos basta passar o pé sobre o para-choque que a tampa abre ou fecha de forma automática, há rodas aro 20 com pneus 275/45.
A versão intermediária do Volvo XC90 2021 ( Inscription) conta com itens como sistema de áudio Sensus by Bower & Wilkins com 19 alto falantes e subwoofer de 1400 watts, traz um sistema de navegação mais sofisticado, além de sistema de cancelamento de ruídos no interior, bancos com aquecimento e resfriamento, manopla do câmbio em cristal, painel revestido em couro, acabamento interno com detalhes em madeira real, sistema de estacionamento automático Park Assist, sistema de câmeras 360 graus, head up display, sistema que projeta informações no para-brisa, iluminação ambiente em LED com cores configuráveis, além de suspensão a ar adaptativa e chassi configurável, modos: Conforto, ECO, Dinâmico e Off-road e rodas maiores aro 21, com pneus 275/40 R17.
Já a versão top de linha R-Design (foto acima), traz praticamente o mesmo conjunto de equipamentos de série da versão Inscription, porém há alguns diferenciais visuais que trazem uma proposta mais esportiva ao modelo, a principal deles são as rodas de liga leve aro 22, ao invés de 21 com pneus de perfil baixo 275/35 R22, além de para-choques esportivos, e grade frontal com acabamento diferenciado.
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