A VW começou a vender no mês passado em toda as suas revendas o VW Voyage 2022, o sedan veterano (que teve sua última geração lançada em 2008), chega ao mercado praticamente sem novidades. A atualização para a linha 2022 inclui pouquíssimas mudanças, apenas alterações nos pacotes de opcionais do carro e reajustes nos preços, o sedan de entrada da Volk, agora parte de R$ 66 mil.
Embora tenha perdido há um bom tempo a preferência do consumidor para rivais mais modernos como Onix Plus e o próprio Virtus da Volkswagen, o Voyage ainda continua com uma clientela fiel, sendo bastante procurado no mercado de semi-novos e por locadoras, além de taxistas.
Mesmo com a idade avançada (seu último facelift foi em 2018, porém no geral esse é praticamente o mesmo carro desde 2008) o Voyage ainda vende muito bem, no último ano foram comercializados 24,414 exemplares, ficando à frente de rivais mais modernos, como o HB20S que vendeu 23,894 unidades, Fiat Cronos (16,165) e Renault Logan (13,785).
O veterano só foi superado por Onix Plus ( 83,392) líder absoluto da categoria, VW Virtus (30,880) e ficou quase empatado com o Ka Sedan (25,743).
Índice desta matéria
Bem a única novidade da linha 2022 do Voyage fica por conta de uma redução no pacote de equipamentos opcionais, que passou de três para dois, o Voyage 2022 está disponível em três versões, com preços que vão de R$ 66.600 a R$ 75.390.
Assim como o Gol, o VW Voyage 2022 é oferecido em três configurações: 1.0L, 1.6L manual 8v e 1.6L 16v automático. O VW Voyage mede 4.21 m de comprimento, por 1.656 m de largura e 1.46 de altura, seu entre-eixos é de 2.46 m, embora atualmente ele já seja menor do que a maioria dos rivais atuais como Onix Plus e Fiat Cronos, não há o que reclamar do espaço interno, principalmente do seu porta-malas que leva 450 litros.
Em sua versão mais simples, “1.0”, o Voyage 2022 custa R$ 66.600. Essa configuração vem equipado com um motor 1.0L, aspirado, três cilindros Flex, quando abastecido com etanol ele entrega 82 CV e 10.4 kgfm de torque, já com a gasolina, desenvolve 75 CV e 9.7 kgfm de torque.
Como já era de se esperar o VW Voyage 2022 com motor 1.0L na empolga com relação a desempenho, o carro vai de 0 a 100 km/h em 13.2 segundos, já a velocidade máxima é de 173 km/h, isso com etanol, com gasolina os números são um pouco inferior, realmente o Voyage sofre em acelerações e retomadas, principalmente quando carregado.
Porém o grande destaque da versão 1.0 fica por conta do consumo, tratasse de um carro bastante econômico, o VW Voyage 2022 segundo dados do Inmetro, faz na cidade 8,9 km/l com etanol e impressionantes 13.4 km/l por litro com gasolina. Já na estrada as médias ficam em 10,6 km/l com álcool e 15,6 km/l com gasolina, ou seja um sedan bastante econômico. Ele é classificado pelo Inmetro como um dos mais econômicos do Brasil.
Em sequencia nos temos a versão intermediária do Voyage que vem equipada com motor 1.6L e câmbio manual, na linha 2022 ela é oferecida por R$ 70.050. Seu motor que é bastante conhecido na linha Volkswagen, usado desde 2008, ele desenvolver 104 CV com etanol e 101 CV com gasolina, enquanto o torque fica em 15,6 kgfm e 15.4 kgfm.
Segundo dados de fábrica essa configuração vai de 0 a 100 km/h em 10.5 segundos e pode atingir 186 km/h de velocidade máxima.
Já o consumo é razoável, na cidade com etanol fica em 8 km/l, já com gasolina faz em média 11.6 km/l. Na estrada fica em 9.9 km/l com etanol e 14.1 km com gasolina.
Por fim, a versão top de linha do VW Voyage 2022 custa R$ 75.390, ela se diferencia pelo seu conjunto mecânico, vem equipada com motor 1.6L 16V mais potente, com 120 cv /110 cv alcool ou gasolina respectivamente, além de câmbio automático de seis marchas.
A velocidade máxima do Voyage automático é de 185 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10.1 segundos.
O consumo na cidade fica em 8 km/l com etanol ou 11.1 km/l, enquanto que na estrada o Voyage automático faz 10.1 km/l com etanol ou 14.3 km/l na estrada.
O conjunto de equipamentos do Voyage é bem simples, o carro vem praticamente pelado trazendo apenas itens básicos, como direção hidráulica, airbags e ABS, esses últimos equipamentos obrigatórios de segurança.
Quem quiser algo mais equipado terá que optar pelo pacotes opcionais vendidos pela VW, enquanto na linha 2021 havia três pacote de itens na 2022 há apenas dois, o Pack Urban que custa R$ 6,210 e o Media Plus R$ 1,220.
Antes eram três pacotes o Urban, Composition Touch e Media Plus, os dois primeiros que custavam na linha 2021 respectivamente R$ 3,640 e R$ 2,390 foram unidos no pacote Pack Urban.
O Pack Urban, inclui itens como alarme, sensor de estacionamento traseiro, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, rodas aro 15, tampa do portas malas com abertura elétrica, quatro alto falantes e dois tweeters, sistema de audio touchscree, volante multifuncional.
Já o Media Plus de R$ 1,220, inclui central multimídia e sistema de som com quatro alto falantes e dois tweeters, essa uma opção para que busca algo um pouco mais equipado porém sem desembolsar os R$ 6,210 pedidos pela Pack Urban.
Outro opcional é a pintura metálica vendido por R$ 1,610.
Enfim o Voyage é um carro espaçoso, muito econômico e conhecido pela sua mecânica confiável que dificilmente dá problema, porém com o carro a cada ano subindo de preço, boa parte da sua relação custo beneficio diminuiu. O carro também está se desvalorizando mais, enquanto a versão top de linha do Virtus por exemplo perde apenas 10% do seu valor no seu primeiro ano de uso, o Voyage perde 16,7% em sua versão top de linha, já a versão com motor 1.6L 8v e câmbio manual é a que mais desvaloriza 20% no seu primeiro ano, enquanto a configuração de entrada perde 18%, de acordo com dados da tabela KBB
Abaixo listamos os preços médios do seguro e IPVA de todas as versões do Voyage 2022
A versão 1.0L do Voyage 2022 custa R$ 2,600 de IPVA e tem seguro médio de R$ 2,100. desvalorização 18%
Já a versão 1.6L do VW Voyage 2022 tem IPVA de R$ 2,802 e seguro de R$ 2,226. desvalorização 20%
Por fim a versão top de linha 1.6L do Voyage tem IPVA de R$ 3,000 e seguro de R$ 2,300. 16.7%
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.