Pouco mais de 1 ano após ser lançada, finalmente a Volkswagen Amarok ganhou sua versão com cabine simples, porém por enquanto o modelo será uma exclusividade para o mercado europeu e terá apenas motor turbo diesel.
A Amarok SingleCab (cabine simples) traz a mesma distância entre eixos da versão cabine dupla, porém a caçamba é 65 centímetros maior, totalizando 2.21 metros, o que na pratica aumentou em muito a capacidade de carga da Amarok. Segundo a Volkswagen a versão cabine simples da pick up, pode levar até 1.248 quilos, a caçamba acomoda cargas de até 3.6 m², além disso ele conta com seis pontos de fixação para amarração da carga.
A cabine conta com um compartimento atrás dos bancos, para armazenamento de pequenas cargas, como caixas de ferramentas ou mochilas.
Pelo menos no mercado europeu, a Amarok SingleCab (cabine simples) terá duas opções de motores e por enquanto ambos a diesel, a opção de entrada trará um 2.0 turbo diesel com 122 cv e 34 kgfm de torque, e a outra mais potente será bi-turbo com 163 cv e terá 40 kgfm de torque, estes são os mesmo motores que equipam a versão cabine dupla. Ambos os motores serão equipados com câmbio manual de seis velocidades. De série a tração será 4×2 traseira, mas também haverá versões com a conhecida tração 4×4 4Motion.
De acordo com a Volkswagen, a versão de entrada da Amarok com cabine simples e tração 4×2 terá consumo médio de 13.8 km/l (cerca de 7.2 litros de diesel a cada 100 km rodados).
Uma versão com motor 2.0 a gasolina deve ser lançada em 2012, assim como a opção do câmbio automático de seis marchas.
Na Europa de série a Amarok Cabine Simples terá airbag duplo e laterais totalizando 4 airbags, freios com ABS, além de controle eletrônico de estabilidade. Opcionalmente o comprador poderá levar, itens como rodas de alumínio aro 18 ou 19, para-choques pintados na mesma cor do carro, além de um sistema multi-mídia com navegador GPS.
A venda da Amarok cabine simples no Brasil deve ter início no primeiro semestre de 2012.