A Volkswagen levará para o Salão de Frankfurt, a nova geração da versão extrema do Golf, apesar do modelo só ser lançado em setembro, a montadora já revelou as primeiras imagens e informações sobre o Golf R, o modelo que será a versão mais rápida e potente já feita do hatch da Volks, sendo 30 cv mais potente que seu antecessor, ele contará com um motor 2.0 turbo, 4 cilindros, capaz de entregar impressionantes 300 hp (304 cv).
Este motor 2.0 TSi chama atenção com com toda essa potência, isso é fruto de um exaustivo trabalho de preparação dos engenheiros da Volkswagem, que instalaram novos pistões, cabeça de cilindros, alteraram as válvulas de exaustão, válvulas e molas do sistema de admissão, e alteraram o sistema de injeção, além de claro terem instalado um turbo compressor maior, este é o mesmo motor 2.0 TSi usado pelo Golf GTi, porém a potência saltou dos 230 cv, para os 304 cv, que são obtidos entre 5.500 rpm a 6.200 rpm, e o torque é saltou de 30 kgfm para 38 kgfm, despejados já a partir dos 1.800 rpm.
O novo Golf R 2014 também traz várias melhorias em relação ao Golf GTi de sétima geração, como um novo conjunto de suspensão mais esportiva, 5 mm mais baixo em comparação ao GTi (20 mm mais baixa que o Golf normal), rodas aro 18 ou opcionalmente 19, e o principal diferencial a tração integral nas quatro rodas, 4Motion, o que garante uma estabilidade incrível ao modelo, há ainda recursos eletrônicos, como diferencial com bloqueio eletrônico, EDS, além do XDS+ que age freando as rodas que estão do lado de dentro do sentido da curva, aumentando a estabilidade e o controle do carro ao se fazer curvas em altas velocidades, além de controle de tração e de estabilidade, aliás estes controles podem ser desligados.
A transmissão é manual de seis velocidades, ou opcionalmente automática DGS com dupla embreagem e também seis marchas.
Vamos ao que interessa o desempenho, de acordo com a Volkswagen o Golf R 2014 na versão manual vai de 0 a 100 km/h em 5.1 segundos, ou 4.9 segundos na versão com câmbio automatizado DSG. Em ambos os casos a velocidade máxima é limitada de fábrica aos 250 km/h. Se ele poderia ir além? Bem o novo velocímetro instalado no carro, pode marcar até sugestivos 320 km/h !!.
Visualmente o novo Golf R, traz um novo conjunto de para-choques, mais esportivos, aerodinâmicos e agressivos, que possui tomadas de ar maiores para melhorar a refrigeração do motor, além de saias laterais, difusor traseiro, lanterna traseira escurecida e com luzes LEDs, novo sistema de escape, com 4 ponteiras, maiores e cromadas, de série o carro virá com faróis bi-xenon e novas luzes de LEDs diurnas.
Por dentro do novo Golf R 2014, conta com um acabamento que agrada com revestimentos em couro aveludado, Alcantara para os bancos esportivos, e imitação de fibra de carbono no painel e nas portas. O modelo virá de série com sistema multi-mídia com tela de 5.8 ou 8 polegadas. Infelizmente a Volkswagen ainda não divulgou fotos do interior do modelo.
A segunda geração do Golf R será oferecida em versões 2 ou 4 portas, as vendas começam em outubro, os preço partiram de 38.325 euros algo em torno dos R$ 122.000.