A onda dos motores menores e econômicos esta chegando ao Brasil, a Volkswagen está lançando hoje (26 de junho) o novo Fox Bluemotion, é nele que a montadora está estreando o moderno bloco 1.0, 12 válvulas e 3 cilindros, a novidade também será usada pelo novo compacto Up! Que a VW deve lançar no último trimestre desse ano. A grande vantagem deste novo e motor é sua economia de combustível, daí o motivo que a Volks escolheu o Fox Bluemotion para utilizá-lo, por enquanto o novo motor só estará disponível para esta versão supereconômica do Fox.
O Fox 1.0 3 cilindros Bluemotion chega custando a partir de R$ 32.590, são apenas R$ 750 reais a mais do que o pedido pela versão normal do compacto, que vem com motor 4 cilindros. Esta versão Bluemotion também será oferecida em versão 4 portas, nesse caso o preço é de R$ 34.090.
O novo motor EA 211…
Vamos falar um pouco deste novo motor 1.0 três cilindros, ele é o menor membro da moderna família de motores EA211, lançada na Europa no começo de 2012, além do bloco 1.0 existem versões 1.2 e 1.4 litros, mas por enquanto apenas o 1.0 três cilindros será produzido no Brasil, o motor já está sendo montado no país desde o final do ano passado, na fábrica da São Carlos, mesmo local alias onde será montado o Up.
Este motor sofreu um longo período de adaptação no Brasil, e traz várias mudanças em relação a versão européia, a principal delas é que ele é Flex, ou seja foi retrabalhado para trabalhar com álcool e gasolina, com o combustível vegetal a potência é de ótimos 82 cv a 6.250 rpm, já com gasolina ele desenvolve 75 cv e o torque máximo é de 10.4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e 9.7 kgfm com gasolina. Um dado importante é que este é o motor de 1.0 mais potente atualmente do mercado brasileiro, isso graças a tecnologia.
Continuando as evoluções, o motor possui comando de válvulas variável na admissão, e exóticas 12 válvulas – 4 válvulas por cilindro, bloco em alumínio, coletor de admissão em um material inédito – uma espécie de plástico de alta resistência e baixa rugosidade, além de peças otimizadas em relação a um motor comum de 4 cilindros, com isso ele é 24 kg mais leve. Assim como a nova tendência dos carros flex este novo motor da Volks, já dispensa o uso do “tanquinho” de combustível para partida nos dias frios.
No próximo ano esse novo motor 1.0 3 cilindros EA 211 equipará outros modelos da Volkswagen. E por enquanto o atual 1.0 EA 111 continuará sendo produzido.
Como dissemos a grande vantagem de usar um motor de 3 cilindros ao invés de 4 como nos motores tradicionais, é o consumo mais contido. No caso do Fox Bluemotion, que ainda no pacote para reduzir o consumo vem com pneus de baixa resistência a rolagem aro 14 175/70, calibrados a pesados 36 e 34 psi, grade frontal menor para diminuir o arrasto, calotas aerodinâmicas, spoiler traseiro, câmbio com relações 10% alongadas, além de direção com assistência elétrico-hidráulica, ao invés da hidráulica convencional. Tudo isso segundo a Volkswagen permite ao modelo fazer com gasolina 12.7 km/l na cidade e 14.4 km/l na estrada, já rodando com etanol as marcas são de 8.8 km/l na cidade e 9.9 km/l na estrada, isso seguindo o padrão do Inmetro de consumo. Interessante relatar que nos testes realizados pela imprensa especializada, há gente que afirma que o Fox Bluemotion 1.0 faz tranqüilo 16 km/l na estrada, a Auto Esporte por exemplo afirma que o modelo chegou a fazer 20.8 km/l na estrada em condições idéias de trafego e sem o ar condicionado ligado, ou seja o consumo realmente é baixo.
Em matéria de desempenho o novo Fox Bluemotion 1.0 vai de 0 a 100 km/h em 13.5 segundos, e pode atingir os 166 km/h, marcar similares ao motor 1.0 4 cilindros. Com etanol a situação muda pouca coisa 13.2 segundos e máxima de 167 km /h.
Por fim podemos citar o bom pacote de equipamentos oferecido nessa versão Bluemotion do Fox, de série ele vem com airbag duplo frontal, freios com ABS + EBD, computador de bordo, chave tipo canivete, um mostrador que indica ao motorista a hora exata – mais econômica para fazer as trocas de marchas, direção eletro-hidráulico.
O Fox Bluemotion é só um aperitivo da mais alta tecnologia e tendência mundial em construção de motores no mundo automobilístico, e que a Volkswagen inova ao trazer para o Brasil. Parece que os tempos em que o Brasil era sempre um dos últimos a receber novidades e tecnologias se tratando de automóvel, estão começando a ficar para trás.
Confira abaixo os preços do novo Fox BlueMotion 1.0 2014:
Fox BlueMotion 2014 1.0 3 cilindros 2 Portas, R$ 32.590;
Fox BlueMotion 2014 1.0 3 cilindros 4 Portas, R$ 34.090.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Retificando ( tá muito caro)
O consumo deveria a gasolina deveria está próximo dos 20 km/l, tive um gol 1.0 power 16v que fazia a gasolina 16km/l
isso é um retrocesso, uma vergonha chamar esse motor de Bluemotion, ná verdade é um beberrão, e tá muito carro pelo que é oferecido, exitem outras opções no mercado.