A Volkswagen do Brasil revelou nesta quarta-feira (25 de junho), a versão do up! equipada com o inédito motor 1.0, 3 cilindros, TSI (turbo) flex, este bloco impressiona pela potência anunciada, desenvolvendo 101 cv com gasolina e 106 cv com etanol, é a mesma potência obtida pelos conhecidos blocos 1.6 8v, 4 cilindros, que equipa os carros da Volks.
De início, este novo motor 1.0 TSI será exclusivamente do up!, e a boa noticia é que o motor não será oferecido apenas em uma versão esportiva como era esperado, a novidade estará disponível para todas as versões do compacto, a partir da configuração intermediária Move up!, deixando o modelo ainda mais interessante e competitivo frente aos concorrentes, e também claro mais ágil e divertido de ser dirigido, já que o up! TSi possui mais de 100 cv e pesa apenas 938 kg.
O novo bloco é fruto de um alto investimento da Volkswagen que chega a R$ 460 milhões para o desenvolvimento e produção deste motor TSI no Brasil, o bloco será montado na fábrica de São Carlos, interior de São Paulo, mais tarde também serão produzidos no Brasil o bloco TSI com 1.4 litros, para o Golf e Audi A3 Sedan, porém este propulsor será montado em São José dos Pinhais, no Paraná.
A Volkswagen fala que mesmo com o mercado automotivo sofrendo com a forte crise econômica do país, eles acreditam na recuperação e que o mercado voltará a crescer, por isso continua investido e olhando para a frente.
“A tecnologia TSI agrega desempenho e baixíssimo consumo de combustível. É um dos motores mais modernos do mundo”, disse David Powels, presidente da Volkswagen no Brasil.
Visualmente o up! equipado com este novo motor 1.0 TSI não trará grandes mudanças, contando apenas com faróis com lentes escurecidas e tampa do porta malas pintada em preto brilhante, lembrando a tampa inteiramente de vidro oferecida no up! europeu.
A Volkswagen afirma que o up! TSi chega as lojas em julho, os preços ainda não foram divulgados, devem ser revelado apenas próximo ao início das vendas.
Lembra do antigo 1.0 16v Turbo?…
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a Volkswagen aposta em motores 1.0 turbo, os mais velhinhos devem se lembrar que no ano de 2001 a montadora colocou no mercado brasileiro o Gol e mais tarde a Parati, ambos com o motor 1.0 16v, 4 cilindros, Turbo, que movido apenas a gasolina impressionavam com 112 cv. Porém o alto custo destas versões, e o medo do publico frente à consumo, dificuldade no reparo e manutenção, fizerem este motores não alcançaram o sucesso esperado, ficando apenas 2 anos no mercado, saindo de linha em 2003.
Claro que é impossível fazer qualquer comparação com este novo motor 1.0 TSI do up! é um bloco bastante tecnológico pertence a moderna família EA211, e que segue uma tendência mundial, de motores de baixa cilindrada auxiliados por turbo.