O tempo em que o Volkswagen Gol era líder absoluto no mercado brasileiro, definitivamente ficou para trás. Com a chegada de novos e mais evoluídos concorrentes o Gol perdeu muito espaço no mercado, tentando trazer o modelo de volta aos seus dias de glória, ou pelo menos manter o modelo competitivo a Volkswagen apresenta hoje (23 de fevereiro) o Novo Gol 2017, o modelo traz visual renovado, e um interior com painel completamente novo, com acabamento de melhor nível, além de novos equipamentos.
Design…
Lançado em 2008, esta é a segunda reestilização feita na atual geração do Gol, a primeira aconteceu em 2012, porém desta vez as mudanças foram um pouco mais profundas.
Visualmente a dianteira do modelo ganhou traços inspirados no Polo europeu, com faróis maiores e com uma nova disposição de luzes mais moderna, o para-choque está mais robusto e imponente, com traços mais musculosos, além de entrada de ar maior, novos faróis de neblina e friso cromado com acabamento mais caprichado, a grade frontal e o capô também são novos, estas alterações são exatamente as mesmas para a dianteira do sedan Voyage.
Nas laterais não houve alterações na carroceria, porém toda a linha Gol e Voyage 2017 ganhou novas calotas e rodas de liga leve.
Enquanto na traseira o novo Gol 2017 apresenta mudanças mais leves, a tampa do porta malas, foi sutilmente redesenhada, ganhou vincos mais evidentes que cortam o carro de uma lateral à outra, enquanto as lanternas ficaram maiores e mais bonitas, agora possuem novas lentes com efeito 3D, já o para-choque do Gol também foi retocado, o espaço onde se localiza a placa de identificação ficou maior e a parte inferior do para-choque também ganhou novos traços.
No caso do Voyage estranhamente a Volkswagen não fez alterações na traseira, ela permanece exatamente com o mesmo desenho do modelo lançado em 2012.
Interior…
Por dentro o que aconteceu a melhor mudança na linha Gol e Voyage 2017, o painel é inteiramente novo, pela primeira vez desde 2008 a Volkswagen realizou mudanças profundas no interior do modelo, o painel assumiu linhas mais retas e limpas, diferente do já visto em outros modelos da Volks. O padrão do Gol G7 e Voyage 2017 é inédito para a linha, note o desenho das saídas de ar no painel bastante moderno, e o friso que corta o painel em seu centro, seu acabamento varia de acordo com a versão.
No console central os comandos foram reposicionados, por exemplo agora os faróis possuem ajuste em um botão seletor no painel, assim como o sistema de som que também é novo, destaque claro, para a adoção dos sistemas multimídias, no total serão quatro versões de sistema disponível para a linha Gol e Voyage, falaremos mais deles adiante.
A qualidade do acabamento também subiu de nível, os plásticos estão mais liso e suave ao toque, e os revestimentos também ficaram melhores. Porém as forrações das portas e o desenho dos bancos permaneceram praticamente os mesmos.
Ainda como novidade a Volkswagen instalou novos mostradores no painel, com visual mais sofisticado e mostradores 30% maiores, principalmente na versão top, Highline, que ganhou ainda um pequeno display digital configurável, por fim o volante também adota um novo desenho inspirado no do Golf.
Sistemas multi-mídia para todos os gostos e bolsos, para deixar o novos Gol e Voyage conectados, a Volkswagen permite a instalação de quatro modelos diferentes. As versões de entrada contarão com um sistema Media e Media Plus, que contam com sistema de som, entrada USB, SD Card e CD Player com MP3 e conexão Bluetooth.
Já como opcional para as versões de entrada Trendline e intermediaria Comfortline, por R$ 1755 e de série na top Highline, a Volkswagen oferecerá uma central com conexão com smartphones, App-Connect, capaz de espelhar a tela do celular na tela touch de 5 polegadas no painel do carro, com esta central o dono dos novos Gol e Voyage poderão por exemplo fazer e receber ligações, enviar mensagens de texto, usar aplicativos de rede sociais, além de ouvir musica, tudo controlado pela tela do carro.
Já por R$ 2.360 disponível em todas as versões, haverá um sistema mais completo, Discovery Media, com tela maior de 6.33 polegadas, capaz de espelhar smartphones com Android Auto, Apple Car e através do MirrorLink, e conta também com GPS e duas saídas externas, uma para SD Card e outra USB, além de ser integrada com sensor de estacionamento e poder ser controlada pelos comandos do volante.
Para marcar o lançamento do carro a Volkswagen lançará uma série especial do Gol chamada de Connect, esta será a top de linha e virá com o sistema Discovery Media, além de sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 15 e com carroceria pintada exclusivamente na cor azul.
Direção hidráulica para todos e alguns novos equipamentos extras de série…
Enfim o Gol contará em todas suas versões com direção hidráulica de série, itens que já era oferecido há tempos nos rivais. E querendo dar uma subida no nível do Gol, o modelo virá em todas as versões de série com vidros elétricos dianteiros, travamento elétrico central das portas, abertura interna do porta malas, além de limpador lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador.
Mecânica…
Além do visual renovado, e do interior mais completo e bem construído, o novo Gol e Voyage 2017 ganham um novo motor 1.0 MSI, trata-se do mesmo bloco 1.0 de apenas 3 cilindros, já usado pelo Up! e Fox, com isso o consumo deve diminuir e a potência fica maior. Este motor entrega 75 cv com gasolina e 82 cv com etanol, frente a 72 cv/76 cv gasolina e etanol respectivamente, do antigo 1.0, 4 cilindros. O torque permaneceu praticamente o mesmo de 10.4 kgfm com etanol do novo bloco 3 cilindros, contra 10.6 kgfm do antigo 1.0.
No mais as versões com motor 1.6 continuam com o mesmo conhecido 1.6, 4 cilindros 8v de até 104 cv. Com exceção da versão Rally (ainda não apresentada) que conta com motor 1.6 MSI de 120 cv.
O câmbio ganhou novas relações mais curtas para este novo motor 1.0 3 cilindros, enquanto tanto o Gol quanto o Voyage passam a vir com discos de freios maiores na dianteira, com 256 mm, ao invés de 239 mm dos modelos anteriores.
Conteúdo das versões:
Trendline…
Gol: R$ 34.890 (1.0) e R$ 40.190;
Voyage: R$ 40.990 (1.0) e R$ 44.590 (1.6).
Traz de serie direção hidráulica, vidros elétricos nas portas dianteiras, travas elétricas, banco do motorista com regulagem de altura, rodas aro 14 com pneus 175/70 na versão 1.0 e 185/65 quando equipada com motor 1.6.
Comfortline…
Gol: 1.0 R$ 42.690, R$ 47.490 1.6 manual R$ 50.790 (1.6 câmbio automatizado i-Motion);
Voyage: R$ 46.490 (1.0), R$ 49.790 (1.6 manual) e R$ 53.090 (1.6 I-Motion).
Além dos itens da Trendline, vem com ar-condicionado, computador de bordo, faróis de neblina, espelhos retrovisores externos e maçanetas pintadas na cor do veículo, além de rodas maiores (ainda em aço) aro 15 com pneus 195/55.
Highline:
Gol: (R$ 51.990 1.6 manual e R$ 55.290 1.6 I-Motion);
Voyage: R$ 55.290 (1.6 manual) e R$ 58.590 (1.6 I-Motion).
Highline, central multimídia Composition Touch com tela de 5 pol, alarme, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores com ajustes elétricos, volante multifuncional revestido em couro, alarme com controle remoto, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, além de rodas de liga leve aro 15 com pneus 195/55
SÉRIE Especial CONNECT para o Gol – R$ 45.190 (1.0), R$ 49.990 (1.6 manual) e R$ 53.290 com motor 1.6 e câmbio i-Motion…
Abaixo você confere os preços dos novos Gol e Voyage 2017:
GOL
Trendline 1.0 – R$ 34.890
Comfortline 1.0 – R$ 42.690
Trendline 1.6 – R$ 40.190
Comfortline 1.6 – R$ 47.490
Comfortline 1.6 I-Motion – R$ 50.790
Highline 1.6 – R$ 51.990
Highline 1.6 I-Motion – R$ 55.290
VOYAGE
Trendline 1.0 – R$ 40.990
Comfortline 1.0 – R$ 46.490
Trendline 1.6 – R$ 44.590
Comfortline 1.6 – R$ 49.790
Comfortline 1.6 I-Motion – R$ 53.090
Highline 1.6 – R$ 55.290
Highline 1.6 I-Motion – R$ 58.590
Um dos lançamentos mais esperados do próximo ano já tem nome definido, a Volkswagen anunciou…
A Volkswagen está trazendo de volta ao mercado a versão Virtus Sense, a mais barata…
Atualizado em outubro de 2024 Está chegando no Brasil a JAC Hunter, a primeira picape…
Lançado no Brasil em 2022 a nova geração do Honda City ainda não conseguiu repetir…
A Honda vai lançar no inicio do próximo ano (2025) no Brasil a versão renovada…
Esta é a Kia Tasman, a primeira picape na história da montadora coreana. Como você…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.