Aqueles que acham os carros da Volkswagen muito parecidos entre si, ou sem personalidade, provavelmente vão mudar de ideia ao conhecer o mais novo modelo da marca, o Arteon. Exibido na última semana durante o Salão de Genebra 2017, o sedan chama atenção pelo estilo elegante e imponente e chega com a missão de aposentar o atual VW CC.
O design do Arteon promete arrancar elogios nas ruas, o visual é arrojado e sóbrio, ao mesmo tempo e se distingue de todos os demais modelos da VW. A dianteira é quase toda ocupada pela grade cromada, integrada aos faróis Full-LEDS, enquanto a lateral e traseira tem um perfil mais limpo e fluído. O teto baixo e curvo, assim como a traseira curta são características herdadas do Passat CC. O Arteon tem dimensões generosas são 4,80 metros de comprimento.
Se por fora o Arteon impressiona o mesmo não se pode dizer do interior. A cabine é praticamente a mesma do novo Passat, falta um pouco mais de originalidade ao painel do Arteon. Apesar disso o sedan tem acabamento de alto nível, com direito a bancos forrados com Alcantara (na variante top de linha) e uma eletrônica que é de longe a mais avançada entre os carros da marca alemã na atualidade.
Há uma série de itens inéditos, como faróis adaptativos conectados ao GPS, que antecipa a iluminação das curvas, sistema multi-mídia exclusivo, painel de instrumento digital de alta resolução e customizável, teto solar panorâmico. Outro destaque é um sistema de frenagem autônoma, capaz de levar e parar o carro automaticamente, caso note que o motorista não está mais comandando a direção, ele funcioná em conjunto ACC (piloto automático adaptativo), e auxilio para manter o carro na faixa de rolagem.
O interior é o mesmo do Passat, porém em compesação o Arteon traz itens de série inéditos
A lista de motores é extensa e inclui seis opções de motores, entre blocos a diesel e a gasolina. Do lado do diesel a gama conta com o propulsor 2.0L TDi com 148 CV, 190 CV ou 239 CV. Já a gasolina há o novo 1.5 TSi de 149 CV, o 2.0l TSi de 190 CV e o invocado top de linha 2.0L de 280 CV de potência.
Essa potência chega às rodas dianteiras por meio de um câmbio manual de seis velocidades ou DSG de 7 marchas, podendo contar com a tração 4×4 – 4Motion nas configurações mais caras.
Apesar da sua enorme lista de atributos, que vão do design moderno ao arsenal de equipamentos de série, o Arteon não terá vida fácil, entre os seus futuros rivais estarão modelos de marcas premium como BMW (Serie 4 Gran Coupe) e Audi (A5 Sportback).