A Volswagen apresentou agora no mês de abril na Europa, o VW Arteon R 2022, versão de alta performance do sedan top de linha da marca. Equipado com um potente motor 2.0L Turbo de 320 CV, o Arteon R chega para ser uma nova referencia entre os sedans esportivos da Europa, combinado um design arrojado, com um desempenho de tirar o fôlego.
Índice desta matéria
Motor VW Arteon R 2022
À primeira vista, o Arteon R 2022 impressiona pelo estilo ousado de suas linhas, esse é sem duvidas um dos sedans mais bonitos do mercado atualmente, porém o grande destaque da versão R, fica mesmo por conta da sua motorização apimentada, o bólido da Volkswagen vem equipado com um motor 2.0L Turbo quatro cilindros, preparado para desenvolver 320 CV de potência para um torque de 42 kgfm, o bloco trabalha em conjunto com uma caixa de câmbio DSG (dupla embreagem) de sete velocidades. Lembrando que a tração é 4×4 integral 4Motion, que distribui a tração de acordo com a necessidade entre o eixo dianteiro e traseiro.
Desempenho Arteon R 2022
Em termos de performance, o VW Arteon R 2022 não fica devendo em nada para os sedans de alta performance de marcas premium, como BMW M3 e Mercedes C63 AMG, segundo dados de fábrica ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 4.9 segundos e pode atingir os 270 km/h de velocidade final, marca que faz deste um dos carros de produção em série mais rápidos já produzidos pela Volkswagen.
O modelo conta com 4 modos diferentes de condução: Comfort, Sport, Individual (que pode ser configurado) e Race, sendo que nestes modos é alterado, a resposta do motor, trocas de marchas, tração, além da sensibilidade do volante e o nível de intervenção dos auxílios eletrônicos do carro, como controles de tração e de estabilidade, sendo que no modo Race, indicado por exemplo para um track day, em um circuito fechado, a maioria dos sistemas de auxílio é desligado.
Além do motor mais potente, o Arteon R conta ainda com uma série de mudanças em relação as demais versões do VW Arteon 2022, a versão esportiva traz ainda um sistema de suspensão exclusivo, com um acerto mais esportivo, com novas molas e amortecedoras, também há um novo sistema de freios com discos maiores e pinças mais eficientes, um detalhe interessante é que as pinças são pintados em azul, sendo mais especifico, o Arteon R conta com um dos maiores freios já usados por um Volkswagen, com 18 polegadas (357 x 34 mm) na dianteira, e 17 polegadas (310 x 22 mm) na traseira, vários componentes do sistema de freio são em alumínio.
Design
Desde a sua versão de entrada, o VW Arteon 2022 já é um carro bem chamativo, no final do ano passado o sedan que foi lançado em 2017 e ficou no lugar do Passat CC, recebeu seu pelo primeiro facelift, ganhando nova grade, novos faróis e rodas de liga leve. Na versão R, o sedan tem linhas ainda mais arrojadas, trazendo para-choque exclusivos, com tomadas de ar maiores e mais agressivas, além de acabamento em black piano, e rodas de liga leve aro 18 calçadas por pneus de alta performance, opcionalmente o modelo pode vir com rodas aro 19 ou 20, com pneus de perfil extremamente baixo 245/35.
Já na traseira o destaque fica por conta do para-choque que é exclusivo da versão R, outro diferencial é o sistema de escape com quatro saídas, este sistema de escape foi feito exclusivamente para o Arteon R, ele é ativo, tem seu ronco variando de acordo com o modo de condução escolhido.
VW Arteon R Shooting Brake 2022
Interior VW Arteon R 2022
O interior também ostenta alguns elementos exclusivos, como bancos esportivos forrados com couro nobre e um novo volante, com costura dupla e o logo R ao centro, a cabine do Arteon R, ainda traz apliques em Black Piano e alumínio nas portas e no painel, além de pedais em alumínio.
Quando chega as lojas e o preço
O VW Arteon R 2022 não é um carro qualquer, tem muita gente que ainda critica a VW pelo conservadorismo na linha dos seus veículos, o Arteon R é a resposta da VW aos seus críticos em termos de estilo, um dos carros que melhor combina atualmente design arrojado com desempenho esportivo. Porém o sedan e também a perua, não irão custar barato, a VW ainda não anunciou o preço oficial, porém esperamos um valor partindo acima dos 60.000 euros, às vendas começam no segundo semestre desse ano, 2021.
O Arteon seguirá longe do Brasil
Infelizmente com o dólar alto e o mercado nacional em crise, a Volkswagen não tem nenhum plano de trazer o Arteon para o Brasil, mesmo em sua versões mais simples, com o euro próximo aos 7 reais, o sedan teria um preço quase que proibitivo para o mercado nacional, na Europa suas versões mais simples do Arteon custam na faixa dos 40.000 euros, com os custos de importação mais impostos, o VW Arteon 2022 não chegaria ao país por menos de R$ 350.000.
Uma resposta