Em fevereiro do ano que vem a Volkswagen vai lançar no Brasil o compacto UP, com design simpático, consumo eficiente e o preço agressivo ele tem munição suficiente para se tornar o carro mais vendido do país. O hatch compacto também vai entrar para o clube dos aventureiros urbanos com a versão Cross UP. O modelo começou a ser vendido essa semana na Europa por 13.950 euros, o equivalente a R$ 44,000 e também deve ser lançado no Brasil no início do próximo ano, logo após as demais versões.
Cross UP no Brasil no início de 2014
Harmônico no design o Cross-UP traz design mais interessante do que a versão convencional. O visual lameiro, inclui laterais e para lamas com apliques em plásticos sem pintura, para-choque dianteiro e traseiro com visual diferenciado mais agressivo e com a parte inferior com apliques na cor prata, além de rodas de liga leve aro 16 com desenho exclusivo (calçados por pneus de uso misto), faróis de neblina e rack no teto e suspensão elevada em 15 milímetros estão entre outros detalhes exclusivos do Cross Up. Na traseira nada de estepe; para não estragar um dos charmes do Up, a tampa de vidro, porém isso apenas no modelo europeu já que por aqui a peça será comum de aço em ambas as versões, para não encarecer os custos de produção.
VW Cross UP preço de R$ 36,000 no Brasil
No interior o destaque fica para o acabamento dos bancos que é mais sofisticado, perto do original. A forração tem padrão exclusivo e pode vir na cor vermelho ou cinza escuro, como é possível perceber nas fotos os encostos de cabeça são integrados aos assentos. É impossível ignorar o acabamento plástico brilhante (também presente no UP convencional) no painel e nas portas, que confere um ar bem jovial e traz sofisticação a cabine. O volante é revestido em couro e conta com costura diferenciada e o conjunto de equipamentos de série é um pouco mais recheado do que as versões de entrada do compacto, como opcional será oferecido central multimídia com tela touch-screen e GPS, um detalhe diferente é que o aparelho pode ser removido do painel é utilizado com uma espécie de tablet.
Essa será a variante top de linha do Up no Brasil, embora seu motor seja o mesmo da versão convencional, o eficiente e moderno bloco 3 três cilindros, 1.0 de 75 CV e 9.7 kgfm de torque, propulsor esse que por aqui já estreou recentemente no Fox Bluemotion. A força é transmitida para as rodas dianteiras por meio de câmbio manual tradicional de 5 velocidades. O destaque principal fica para o consumo que deve passar de 20 km com 1 litro.
Assim como outros aventureiros urbanos, o Cross-UP é off-road apenas no visual, apesar dos pneus de uso misto e da suspensão elevada em alguns centímetros não espere encarar trilhas com ele
No Brasil o Cross Up promete ser uma alternativa mais barata frente à outros aventureiros urbanos como o Etios Cross que custa R$ 45,000 e o primo maior CrossFox. Segundo a revista CarAndDriver, o seu preço deve ficar na faixa dos R$ 36,000 seu principal rival será o Uno Way, a expectativa é que o Cross-UP chega às lojas brasileiras em fevereiro ou março, junto com a versão convencional do UP e que vai custar a partir de R$ 27,000 e chega para suceder o Gol G4.