Com a chegada do Novo Polo no final de 2017, o Fox que foi durante décadas um dos carros mais vendidos a país acabou perdendo espaço no mercado. Apesar de ser agora um mero coadjuvante na linha da Volkswagen brasileira, o hatch segue ainda firme no mercado – e seguirá pelo menos por mais um ano. Atualmente na linha 2020 o Fox é oferecido em duas versões, ambas equipadas com motor 1.6L de 104 CV e câmbio manual de cinco velocidades, os preços pedidos por um exemplar ano-modelo 2020 de acordo com a tabela FIPE ficam em R$ 51.575 para o Fox Connect e em R$ 55.650 para o Fox Xtreme, o que representa um alta de cerca de R$ 1.500 em relação ao Fox 2019.
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O Fox deve seguir no mercado até o final de 2020
Desde a chegada do Polo em 2017 o Fox passou por um reposicionamento na gama da Volks, o hatch passou a ser oferecido em apenas duas configurações: Connect e Xtreme, perdeu a opção do motor 1.0L, do câmbio automatizado e também a famosa versão aventureira CrossFox que saiu de linha em 2017.
Geração atual do Fox já sente o peso da idade, foi lançada em 2009
Apesar de ainda ter um visual moderno, a geração atual do Fox é bastante antiga, está completando agora em 2019, 10 anos no mercado, foi lançada em 2009 e de lá em diante vem sofrendo apenas leves atualizações no visual. Seu último facelift foi no final de 2014 quando o Fox recebeu mudanças pontuais, como uma nova grade frontal preta, mais estreita, novos faróis com máscara negra e uma disposição de luzes mais moderna, além de mudanças nas lanternas traseiras e no para-choque. Nesta mesma ocasião o Fox ganhou apenas pequenas mudanças na cabine que passou nas versões mais caras a vir com central multimídia, aliás a cabine do Fox é a que mais entrega a idade avançada do projeto do modelo, trazendo um painel de linhas simples e um acabamento pouco requintado, frente aos novos modelos, lembrando que o painel do Fox tem o mesmo desenho desde 2009.
Motores e consumo Fox 2020
A principal alteração na linha 2020 do Fox fica por conta da aposentadoria do câmbio automatizado I-Motion de cinco velocidades, que até a linha 2019 era oferecido para a versão de entrada Connect como um opcional, agora ambas as configurações do Fox vêm equipadas com motor 1.6L de 101/104 CV e câmbio manual de cinco velocidades. Já o torque fica em 15.4 kgfm com gasolina e em 16.6 kgfm com etanol, lembrando que o motor 1.6 16v MSI de 120 cv e o câmbio de seis marchas, que eram usados nas versões mais caras também deixaram de ser oferecidos.
De acordo com o INMETRO o Fox Connect que tem rodas aro 15 faz em média 7.8 km/ na cidade e 9.7 km/l na estrada rodando com etanol, já com gasolina no tanque os números são 11.6 km/l na cidade e 13.9 km/l na estrada.
O Fox Xtreme 2020 tem números um pouco piores, fazendo 7.7 km/l na cidade e 9.2 km/l com etanol na estrada, enquanto com gasolina ele roda 11.3 km/l e 13.3 km/l. Esta diferença no consumo de combustível entre as duas versões, se deve ao fato do modelo mais caro vir com rodas maiores, e ter mais equipamentos, portanto é mais pesado.
Independente da versão a velocidade máxima do Fox é sempre de 183 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h fica em 10.6 segundos isso rodando com etanol.
Interior e equipamentos de série Fox 2020
Para tentar roubar clientes de rivais como Hyundai HB20, Chevrolet Onix, Renault Sandero e Toyota Etios, o Fox aposta no bom espaço interno, com destaque para o teto mais elevado em relação aos rivais, além de uma excelente oferta de equipamentos de série. O hatch da Volkswagen vem equipado com vários itens não presentes em carros de mais de R$ 70.000 com piloto automático, sistema multi-mídia e câmera de ré.
Diferenças entre o Fox Connect e o Fox Xtreme…
Ambas as versões se distinguem pelo visual e pelo conjunto de equipamentos de série. O Fox Connect tem estilo mais simples trazendo o visual padrão do Fox, as rodas são aro 15.
Já o Fox Xtreme tem visual com proposta aventureira, os para-choques tem visual mais sofisticado, a grade frontal tem visual exclusivo, faróis de neblina maiores, as rodas são 16 com acabamento diamantado e as caixas de rodas contam com um molduras em plástico, assim como as partes inferiores das portas, outros diferenciais do Fox Xtreme são o rack no teto e um pequeno spoiler na traseira. O visual do Fox Xtreme lembra o antigo CrossFox que teve sua produção encerrada em 2017. A diferença de preços entre as duas versões é pequena R$ 5.200, sendo que a versão Xtreme tem ainda uma lista de equipamentos mais recheada e a cabine com acabamento melhor, ou seja, vale apena investir um dinheiro a mais e leva-la para casa.
Lista de equipamentos do Fox agrada…
Fox Connect R$ 51.490:
Independente da versão, o Fox 2020 vem muito bem equipado, a opção de entrada Connect que custa R$ 51.490 traz itens como central multimídia Composition Touch com App-Connect, Bluetooth, AUX e USB e tela LCD de 6.5 polegadas, sistema de som com 4 alto falantes e 2 tweeters, sistema Keyless – controle remoto para travamento e destravar as portas e o porta malas, piloto automático, ar condicionado, espelhos retrovisores com ajuste elétricos e função tilt down para o espelho do lado direito, faróis de neblina com função cornering light, sensores de estacionamento traseiro, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, rodas de liga leve aro 15 e volante multifuncional com comandos do sistema de som e direção assistência elétrica “Easy Drive”, volante com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo I-System com ECO-Comfort, além de desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro.
Fox Xtrene R$ 55.690:
Já a versão Xtreme que sai por R$ 55.690, além de todos os itens da versão Connect adiciona ainda itens como câmera de ré, volante multifuncional revestido em couro e com acabamento em Black Piano, faróis auxiliares com função tripla: neblina, longo alcance e Cornering Light, além do visual diferenciado.
Não há equipamentos opcionais para o Fox 2020.
Pontos negativos do Fox, é a alta desvalorização e seguro caro
Apesar de ser bem equipado, e ter atualmente preço bastante competitivo frente aos rivais, há alguns pontos negativos do Fox, como a desvalorização que é um pouco mais alta em relação a rivais, como Renault Sandero, Hyundai HB20, Chevrolet Onix, Peugeot 208, Toyota Etios e Nissan March, enquanto os rivais desvalorizam entre 7 e 8 % o Fox perde 9% no primeiro ano de uso, além disso, o seguro do VW Fox é caro, fica entre R$ 2.800 a R$ 3.000 dependendo do perfil do dono e a localização, enquanto segurar os rivais (com exceção do Hyundai HB20) fica na casa dos R$ 2.5 mil.
O preço elevado no valor do seguro do Fox se deve ao fato do alto índice de roubo, atualmente ele figura na lista dos 10 carros mais roubados no Brasil, isso se deve ao fato do modelo ser consolidado no mercado brasileiro, estando praticamente há 10 anos no mercado sem mudanças e ser um carro popular, com um alto volume de unidades vendidas, isso favorece principalmente ao mercado de peças roubadas, outros modelos da Volks como o Gol e o Voyage também pagam o preço por vender muito e fazerem fama no mercado, acabam sendo carros visados.
Qual será o futuro do Fox ?
Ao contrário da SpaceFox que foi aposentada no início de 2019, o Fox seguirá firme no mercado ainda por um tempo pelo menos até os últimos meses de 2020 ou começo de 2021, após este período o hatch da Volkswagen será descontinuado ou substituído por um novo compacto, que também aposentaria o Gol, porém por enquanto esse novo compacto ainda é apenas um rumor, pouca coisa se sabe a respeito dele.
Apesar da idade o Fox ainda vende bem…
Apesar da idade avançada e de enfrentar uma forte concorrência interna com a chegada do Polo, o Fox ainda tem muitos fãs e bons números em vendas, no ano de 2018 foram mais de 39 mil unidades vendidas, mais de 3 mil carros por mês, o que o coloca entre os 20 carros zero km mais vendidos, e agora em 2019, de janeiro até o final do mês de junho, o Fox já emplacou 20.800 exemplares, ou seja, o carro tem vendas estáveis e tem folego para seguir vivo.
Uma resposta
Sou um dos fans do fox, tive um em ha oitos anos e gostei muito, entretanto a visão do para-brisa entre uma coluna e outra assim como os vidros das posta apresar de automática deixaram a desejar com problemas na evolução da mobilidade de abrir e fechar, a embreagem quando submetida á pressão na subida de uma ladeira muito ingrime queima provocando um cheiro de rato morto talvez pelos componentes químico compunha o disco de da embreagem…mudei para Nissan, mais continuo pensando no fox. Qual a relação nos quesitos ora sitados como problema foram ajustados nessa questão, entre o Fox de oito anos atras e o atual…