A VW está lançando agora no mês de abril o VW Fox 2022, ao contrário do UP que saiu de linha na última semana, o hatch conseguiu escapar da morte, o modelo que é o mesmo desde 2014, segue firme no mercado por pelo menos mais um ano. O Volkswagen Fox 2022 está disponível em apenas duas versões: Connect (R$ 59.940) e Xtreme (R$ 66.140) e pode ser sim uma boa ótima opção no mercado atualmente, surpreendendo pelo bom custo/benefício.
Índice desta matéria
O grande destaque do VW Fox 2022 é a sua boa relação custo/beneficio, apesar do modelo já ter um projeto antigo (a geração atual do Fox foi lançada em 2009 e reestilizada em 2014), frente aos novos hatchs mais modernos do mercado como o próprio VW Polo, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 ou Peugeot 208, não parece ser muito racional investir em um carro com idade avançada e que esta correndo risco de sair de linha, porém a coisa muda e muito em favor do Fox, quanto colocamos na balança seu preço R$ 59.990 e o que o Fox 2022 oferece.
O Volkswagen Fox tem como grande vantagem ser mais em conta do que os rivais, além de ser mais equipado que as versões de entrada dos concorrentes, sem esquecer de um detalhe importante, o fato de trazer motor 1.6, ou seja o custo/benefício do VW Fox 2022 é muito interessante.
Só para compararmos, pelos R$ 59.940 pedidos pelo Fox 2022, você teria como opção de compra apenas um Chevrolet Onix Joy 1.0, que sai por R$ 59.490, ou um HB20 Sense 1.0, que custa R$ 56.890, Fiat Uno Active R$ 55.400, além de carros de categoria inferior, como Fiat Mobi R$ 45.150 e Renault Kwid R$ 42.690, lembrando que todos estes trazer motor mais fraco 1.0, e são muito menos equipado que o Fox 1.6, que por exemplo já vem com sistema multi-mídia, rodas de liga leve, vidros elétricos nas quatro portas e retrovisores elétricos de série.
O Fox 2022 ostenta o posto de carro 1.6L mais barato do mercado brasileiro, lembrando que ambas de suas versões vem de série equipado com o veterano motor 1.6L 8V, 4 cilindros, que desenvolve 101 cv com gasolina ou 104 CV com etanol, pra um torque de 15 kgfm, e trabalha sempre com uma caixa de câmbio manual de cinco velocidades.
Segundo dados de fábrica, o Volkswagen Fox 2022 vai de 0 a 100 km/h em 10.6 segundos na versão de entrada, e pode atingir velocidade máxima de 183 km/h, tanto com gasolina com etanol.
Já o consumo fica em 7.8 km/l na cidade com etanol e em 11.6 km/l com gasolina, enquanto em trechos rodoviários, o hatch faz 9.7 km/l com alcool e 13.9 km/l com gasolina, médias boas para um modelo com motor 1.6.
Já a versão top de linha Xtreme, embora tenha o mesmo motor 1.6 da Connect, tem números diferentes de desempenho e consumo devido ao tamanho das rodas de liga leve que são maiores aro 16, o hatch vai até os 180 km/h e precisa de 11 segundos para atingir os 100 km/h.
Já o consumo do Fox Xtreme na cidade fica em 7.7 km/l com etanol, ou 11.3 km/l com gasolina, enquanto que na rodovia, os números ficam em 9.2 km/l com álcool ou 13.3 km/l com gasolina.
O Volkswagen Fox praticamente não traz alterações em relação ao modelo 2021, a principal mudança é o preço que subiu R$ 1.000. Além disso, a versão de entrada perdeu os frisos laterais nas portas, que deixou o modelo um pouco mais simples visualmente, lembrando que a última mudança visual no Fox aconteceu em 2014, já como modelo 2015.
Ambas as versões do Volkswagen Fox 2022 vêm de série bem equipadas, a versão de entrada “Connect”, traz direção elétrica, ar condicionado, rodas de liga leve aro 15, sensor de ré, sistema de som multimídia (“Composition Touch” com App-Connect) e display touch screen de 6.5 polegadas, volante multifuncional, ajuste de altura e profundidade para o volante, computador de bordo, trio elétrico (vidros, travas e retrovisores elétricos) lembrado que o Fox tem vidros elétricos nas quatro portas e os retrovisores tem a tecnologia Tilt-Down, que inclina o retrovisor do lado direito na hora de dar marcha ré, há ainda piloto automático, faróis de neblina, chave do tipo canivete com controle remoto, e maçanetas e retrovisores pintados na mesma cor do veículo. Além de equipamentos de segurança obrigatórios no Brasil, como airbag duplo frontal e freios com ABS e EBD.
Já a versão top de linha Fox Xtreme 2022 traz este mesmo itens da Connect, agregado de rodas maiores aro 16 com acabamento diamantado, ao invés das rodas aro 15 da versão de entrada, câmera de ré, adesivos na carroceria, faróis com máscara negra e fundo em preto, bancos com forração exclusiva com dois tons e em alto relevo, rack no teto, grade frontal com estilo colmeia e com friso cromado, aerofólio traseiro, spoilers nas laterais, para-choques com aparência mais esportiva e faróis de neblina maiores e mais modernos, com tripla função: neblina, longo alcance e “Cornering Light” – recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h. Sempre que os faróis estiverem ligados e a seta for acionada ou o motorista girar o volante, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo estiver virando é acionado automaticamente, um tipo de tecnologia só visto apenas em modelos mais caros no mercado.
Ou seja, o Fox tem uma boa lista de equipamentos, principalmente na versão Xtreme.
A paleta de cores do Fox 2022 tem cinco opções, sendo três sólidas (Branco Puro, Vermelho Tornado e Preto Ninja) e duas metálicas opcionais (Prata Sargas e Cinza Platinum), ofertadas com preço adicional de R$ 1.610.
A garantia dos modelos é de três anos, sem limite de quilometragem.
Em média o IPVA do VW FOX 2022 fica em R$ 2.400, já o seguro custa R$ 2.200 anuais, isso na configuração de entrada Fox Connect, o Xtreme sai por R$ 2.700 o IPVA e R$ 2,400 o seguro. Em ambas as versões os preços totais das revisões feitas na concessionárias até os 60 000 km é de é de R$ 3.500.
A desvalorização do VW Fox 2022 fica em média em 16% após 12 meses de uso do carro, isso na versão top de linha XTreme, já a Connect desvaloriza 15%, apesar da idade avançada do Fox, sua desvalorização é baixa, semelhante ao do Polo, e bem menor do que a do Gol que fica na faixa dos 20%.
A resposta é sim, hoje, frente aos preços do carros 0km no Brasil, o Volkswagen Fox nesta nova estratégia de hatchs que a Volkswagen adotou é uma das melhores opções de modelos novos com preço abaixo dos R$ 60 mil, o Fox é muito bem equipado, vindo praticamente completo, tem um confiável motor 1.6 e cá entre nós, seu estilo apesar de ser o mesmo a praticamente 6 anos ainda agrada, ele envelheceu muito bem.
Ao anunciar a linha 2022 do Fox, a Volkswagen confirmou o encerramento da produção do Up, mas porque a Volkswagen matou o Up e deu uma sobrevida ao Fox? A resposta é simples, o bom número de vendas do Fox. Somente de janeiro até março de 2021, o Volkswagen Fox emplacou 5.283 unidades, enquanto no mesmo período o Up vendeu apenas 1.184.
Os bons números de vendas do Fox chegam até a surpreender, o veterano da Volkswagen, supera em vendas modelos com Peugeot 208 (2.184 unidades vendidas), Renault Sandero (3.174 unidades) e até mesmo o famoso Honda Civic (4.426 unidades). Lembrando que estes dados de vendas são da Fenabrave.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.