Semana passada foi marcada pelo final da produção do VW Beetle, mais conhecido no Brasil como Fusca, no último dia 10 de julho saiu da linha de montagem na fábrica da Volkswagen em Puebla, no México, a derradeira última unidade do Fusca feita no mundo, a produção do modelo já havia sido finalizada na Europa e agora também sai de linha por completo, com o final da produção do carro no México.
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A geração atual do Fusca foi lançada mundialmente no ano de 2011, foi apenas a terceira geração do besouro em 80 anos de vida. Chegando inclusive a ser vendida no Brasil no final de 2012, saindo de linha em 2017. Nesta atual geração inclusive a Volkswagen voltou a usar o icônico nome “Fusca” no Brasil, porém devido ao preço salgado (partia em 2012 de R$ 80 mil, porém em 2017 quando saiu de linha custava R$ 120 mil), e apesar de contar com um potente motor 2.0 turbo de 211 cv, o novo Fusca não chegou a fazer muito sucesso, tanto no Brasil quanto na Europa suas vendas foram bem abaixo do esperado, mesmo assim em 8 anos de vida foram mais de 500.000 unidades produzidas da terceira geração do Fusca (foto acima).
A segunda geração do Fusca veio ao mundo em 1998, batizado de New Beetle, era um carro totalmente novo e diferente em relação ao Fusca original, tendo agora sua base compartilhada com o VW Golf, ele havia ficado maior e mais caro, enquanto antes tinha status de carro barato e popular, agora o Beetle se tornou um carro de imagem, caro e para um público mais jovem e especifico.
O New Beetle foi um verdadeiro sucesso quando foi lançado em 1998, tanto na Europa quanto nos EUA haviam até fila de espera pelo modelo. Enquanto no Brasil devido ao preço elevado para o tamanho do carro (em 1999 ele custava US$ 28 mil no Brasil – algo em torno dos R$ 50 mil), devido ao preço elevado as vendas do New Beetle não foram tão expressivas, para se ter uma ideia o Golf 2.0 custava no ano 2000 R$ 30.800, quase R$ 20 mil a menos do que o Beetle.
Apesar disso o New Beetle ficou por um bom tempo no mercado, sendo importado do México para o Brasil de 1999 até 2010, equipado com motor 2.0 16v de 116 cv, tendo poucas mudanças nestes 11 anos. No geral foram vendidas mais de 1.2 milhões de unidades do New Beetle vendidas ao redor do mundo.
A Volkswagen até que tentou, porém as novas gerações do Fusca nem de longe alcançaram o status e popularidade da primeira, lançada em 1938, o modelo compacto alemão praticamente revolucionou o conceito de automóvel popular, no total foram vendidos mais de 21 milhões de Fuscas ao redor do mundo. Uma amostra do tamanho sucesso que este automóvel alcançou é a primeira geração do Fusca foi produzido continuamente por 65 anos, de 1938 até 2003, sendo o carro mais produzido de todos os tempos, e também o primeiro carro produzido em série pela Volkswagen, um dos grandes responsáveis por toda a fama e respeito que a montadora alemã conseguiu em sua história.
O Brasil foi um dos maiores mercados do Fusca no mundo, por aqui o carro tem uma bela e respeitada história, já que foi um dos primeiros carros “acessíveis” do mercado brasileiro, ele chegou em setembro de 1950 importado, porém em 1953, graças a incentivos do governo Getúlio Vargas, começou a ser produzido pela Volkswagen em São Paulo, porém na verdade o modelo vinha importado para o Brasil desmontado, e era apenas montado no Brasil. Apenas no ano de 1959 (foto acima), foi que a produção do Fusca verdadeiramente teve inicio no país com 54% de suas peças sendo produzidas em solo brasileiro. Uma curiosidade era seu motor, com 1200 cilindradas e “singelos” 36 cv de potência, vindo com câmbio de 4 marchas.
A produção inicial do VW Fusca no Brasil foi de 1959 a 1986, ano em que a Volkswagen decidiu interromper a produção para dar mais espaço para a montagem de um carro que estava fazendo bastante sucesso, o VW Gol, assim como o sedan Voyage, ambos produzidos na mesma fábrica da Volks em São Bernardo. O VW Fusca viveu seu auge no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, quando o compacto da Volks era a grande maioria dos veículos nas ruas, não tendo praticamente nenhum concorrente direto.
Durante estes anos o Fusca brasileiro sofreu apenas leves retoques visuais, recebendo novos faróis e lanternas, alterações nos retrovisores, melhorias no acabamento e aprimoramentos na sua estrutura, suspensão, câmbio e nos motores, chegaram os novos motores 1300 e 1600 cilindradas, porém a base do Fusca continuou sempre a mesma, o que já na década de 1980 deixava o modelo defasado em relação aos novos carros do mercado, como o próprio VW Gol e Fiat Uno (lançados no começo da década de 1980 e que tinham projetos bem mais modernos). Detalhes como a falta do retrovisor do lado direito – que simplesmente não existia no Fusca e a falta de segurança na direção e em casos de colisão frontal, já demonstravam o peso da idade do carro frente aos novos rivais. Mesmo assim no ano de 1986, quando o Fusca saiu de linha, ele ainda figurava entre os carros mais vendidos do Brasil.
Até que 7 anos depois, no ano de 1993 a Volkswagen a pedido do presidente atual da república Itamar Franco, retomou a produção do Fusca no Brasil, o modelo na época havia ganho sutis melhorias, como o motor 1.3 de 59 cv, porém já com o lançamento de novos carros mais modernos, o Fusca teve vida difícil no mercado, com vendas baixas, ele ficou em atividade apenas por mais 3 anos, saindo de linha em 1996 (foto acima), quando a Volkswagen brasileira encerrou por completo a produção do Fusca em solo brasileiro, foram 3.367.390 unidades do Fusca produzidos no Brasil, sendo na época a segunda maior produção do carro no mundo, perdendo apenas para a matriz da Volks na Alemanha.
Lembrando que após o final da produção no Brasil, a Volkswagen ainda prosseguiu até 2003 montando a primeira geração do Fusca no México.
Por enquanto sim, pela primeira vez em 80 anos a Volkswagen encerrará por completo a produção do Fusca, já que no México a primeira geração conviveu com a segunda de 1998 a 2003, portanto o modelo seguiu em produção continua em algum lugar do mundo desde 1938, coisa que não ocorrerá pela primeira vez agora em 2019 com o final total da produção do Beetle em todo o mundo.
E pelo menos pelos próximos anos a Volkswagen não tem planos para lançar um novo Fusca, assim como também não tem um substituto para o modelo que marcou a história do automóvel no mundo.
As últimas 65 unidades do Fusca / Beetle produzidas no México entraram em uma série limitada a 65 unidades, chamada Wolfsburg Edition, cada uma deles tem uma plaqueta metálica que indicará o carro dentro das últimas unidades produzidas, cada uma delas custará a partir de US$ 21 mil dólares, e a derradeira última unidade, montada na tarde do dia 10 de julho de 2019, claro que não será vendida, ela saiu da linha de montagem direto para o museu da Volkswagen, houve uma grande festa na linha de montagem para marcar o final da produção.
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A volta do fusca aqui no Brasil foi quase um fracasso, só não porque garantiu melhorias técnicas para peças de reposição nos modelos até 86.
Muito bom carro apesar de ser limitado.