A VW já está vendendo em suas concessionárias o Gol 2022, o hatch chega ao mercado trazendo poucas novidades e preços mais caros. As versões e equipamentos do modelo 2021 foram mantidos no Gol 2022, a novidade é que o carro passa a está disponível agora apenas com um único pacote de equipamentos opcionais, além disso, ocorreu um novo reajuste em seus valores cobrados que ficaram cerca de R$ 1.000 mais caros. O Volkswagen Gol 2022 custa na revenda a partir de R$ 56.190, preço esse que pode chegar a bagatela de R$ 74.700 na versão mais cara com todos os opcionais, valor até então inimaginável para um Gol.
Índice desta matéria
Em média o Gol 2022 ficou cerca de R$ 1.000 mais caro em relação ao modelo anterior (2020/2021). Lançado na década de 1980, o Volkswagen Gol é o carro mais vendido da história do mercado automotivo brasileiro com mais de 7 milhões de exemplares vendidos, sendo que durante 25 anos ele foi o carro mais vendido do Brasil.
Embora tenha perdido em 2013 o posto de mais vendido para o Chevrolet Onix, e apesar da idade avançada da versão, lançada em 2008 e que foi reestilizada em 2013 e 2016, o veterano VW Gol segue como um dos carros mais vendido do país, alcançando 70.000 exemplares comercializados apenas no ano de 2020. O Gol faz sucesso sobretudo com as locadoras e motoristas profissionais, no ano passado ele foi o mais vendido nesse segmento, com mais de 50.000 exemplares vendidos.
Voltando ao VW Gol 2022, o carro está disponível com três configurações de acabamento, a versão de entrada custa R$ 56.190 e vem equipado com motor 1.0 L, 12 válvulas, 3 cilindros e câmbio manual, em sequencia há a versão intermediária equipada com motor 1.6 MSI 8 válvulas, 4 cilindros, sai por R$ 63,000 e câmbio manual, já a versão top de linha traz motor 1.6L 16V e câmbio automático.
GOL 1.0L – R$ 56,190
GOL 1.6L – R$ 63.090
GOL 1.6L 16v MSI AUT – R$ 68.490
Os equipamentos de série do VW Gol 2022 são os mesmos do modelo anterior. A versão 1.0L vem de fábrica equipada com ar condicionado manual, direção hidráulica, os obrigatórios freios ABS com EBD, airbags frontais para o motorista e passageiro, além de vidros elétricos nas portas dianteiras, travas elétricas e chave do tipo canivete, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de 3 pontos para todos os ocupantes, desembaçador do vidro traseiro, limpador e lavador do vidro traseiro, além de suporte para celular no painel. Porém no geral o Gol mais barato ainda continua bastante pelado, os bancos tem revestimentos simples em tecido, as rodas são de aço aro 14 com calota e pneus 185/65 R14, há apenas preparação para o sistema de som, o modelo não vem com rádio de fábrica, isso em um carro que sai por quase R$ 60 mil, é algo muito ruim.
Esse é o mesmo pacote das versão 1.6L, inclusive na versão automática, a única exceção é que a versão 1.6 já vem com rodas maiores aro 15, com pneus 195/55 R15, porém ainda em aço e com calotas.
Como você já deve ter percebido, se você quiser levar um Gol mais equipado para casa, terá que comprar algum pacote opcional para o modelo, e os preços não são baratos.
A única novidade que a VW realizou na linha 2022 do Gol é justamente os pacote de equipamentos opcionais, os três antigos kits, foram agora unidos em um único kit, chamado de Urban Completo, ele custa salgados R$ 6.210, porém vem bem recheado, conta com central multimídia Composition Touch com tela de 6.2 polegadas, além de computador de bordo I-System, volante multifuncional (com aleta para mudanças de marchas na versão automática, regulagem de altura e profundidade no volante, vidros elétricos nas portas traseiras, sensores de estacionamento traseiro, retrovisores elétricos com função tilt down e repetidores de seta, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 15, som com seis alto falantes, sendo 4 falantes, 2 tweeters e alarme com controle remoto para destravamento das portas e abertura do porta malas, iluminação interna de leitura na dianteira e na traseira e lanterna traseira com lente escurecida.
Com esse kit o Gol na versão top de linha beira os R$ 75 mil, um valor surreal para um carro quem sempre teve status de ser um dos mais baratos do país.
Para quem quiser o modelo básico porém faz questão do levar um sistema de som, há o pacote “Media Plus”, que custa R$ 1.220, e agrega ao carro sistema de som com Bluetooth, MP3, USB, SD Card e entrada Aux, além de 4 alto falantes e 2 tweeters.
O Gol 2022 conta com três opções de pintura gratuitas, Branco Cristal, Preto Ninja e Vermelho Flash, há ainda duas opções de pinturas opcionais metálicas, Cinza Platinum e Prata Sirius, cada uma custa R$ 1.610 adicionais.
O VW Gol 2022 vem equipado na versão de entrada com motor 1.0L Flex, 3 cilindros, 12 v, capaz de desenvolver 75 CV com gasolina ou 82 CV com etanol, o torque fica em 9.7 kgfm ou 10.4 kgfm. O câmbio é manual de cinco velocidades.
Enquanto a versão intermediária traz o conhecido motor 1.6 8v, que rende 101 cv com gasolina ou 104 cv com etanol, o torque é de 15,4 kgfm com gasolina ou 15,6 kgfm com etanol, isso a 2500 rpm, o câmbio é sempre manual.
Por fim a versão mais cara, vem o o moderno motor 1.6 16v MSI este motor tem tecnologias como duplo comando válvulas no cabeçote, além de ter 16v, maior potência e torque, o 1.6 16v MSI rende 110 cv com gasolina ou 120 cv com etanol, o torque é de 15,8 kgfm com gasolina ou 16,8 kgfm com etanol. O câmbio é automático de seis marchas.
Segundo dados do INMETRO o GOL 1.0 2022 tem consumo de 13.3 km/l com etanol e 14.4 km/l com gasolina na estrada, já na cidade ele faz em média 9.1 km/l com etanol ou 10.1 km/l com gasolina. Isso na versão 1.0L com rodas aro 14.
Passando para a versão 1.6L 8v com câmbio manual, o Gol 2022 tem consumo na estrada de 11.1 km/l com etanol ou 13.6 km/l com gasolina. Já na cidade os números são de 7.8 km/l com etanol ou 9,5 km/l com gasolina. Isso com câmbio manual.
Por fim o Gol 2022 1.6L 16v com câmbio automático faz na estrada em média 11.1 km/l com etanol e 13.6 km/l com gasolina. Enquanto que cidade os números ficam em 7,7 km/l com etanol ou 9.6 km/l, com gasolina.
Com motor 1.0L sob o capô o Gol 2022 vai de 0 a 100 km/h em 13.1 segundos, já a velocidade máxima do Gol 2022 fica em 167 km/h com etanol e 166 km/h com gasolina. Caso a opção seja pela versão 1.6L com câmbio manual o carro vai de demorar 10.4 segundos para atingir os 100 km/h e chega aos 182 km/h com etanol ou 180 km/h com gasolina.
Já a versão automática 1.6 16v precisa de 10.1 segundos para atingir os 100 km/h e chega até os 185 km/h com etanol ou 179 km/h com gasolina.
Por enquanto o futuro do Gol ainda parece bem nebuloso, segundo várias fontes a Volkswagen está preparando uma nova geração para o carro, porém pouco se sabe sobre esse novo modelo. Alguns dizem que o hatch poderia sair de linha e ser substituído por um SUV compacto a exemplo do que a Nissan fez com o Mach, que dará lugar ao Magnite, outros rumores afirmam que o VW Gol vai ser substituído por um novo hatch inspirado no Polo, sendo como for o Gol atual, deve ficar ai mais uns 2 anos no mercado, este novo modelo deve surgir apenas em 2023.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.