#Atualizado em 23/11/2022
Conforme esperado, um dos carros mais icônicos do Brasil está prestes a se despedir, o Volkswagen Gol sairá de linha no final de 2022, para marcar o fim do modelo, a Volkswagen está lançando o Gol Last Edition, série especial que terá produção limitada a apenas 1.000 exemplares e traz vários elementos visuais exclusivos. A Volkswagen cobrará R$ 95.990 pela exclusividade de ter a ultima série do Gol na garagem.
A série Last Edition marcará o fim da produção do Gol, hatchback que está há 40 anos no Brasil e por vários anos foi o carro mais vendido do país, podemos dizer que o Gol foi o Fusca dos anos modernos.
A edição Last Edition se diferencia do Gol tradicional pelo visual e acabamento interno, que contam com uma série de detalhes exclusivos.
Os faróis contam com máscaras negras, há apliques em plástico nas caixas de rodas e na parte inferior das laterais, as rodas aro 15 contam com padrão exclusivo e pintura também em preto brilhante.
As maçanetas também são pintadas em preto brilhante, assim como os retrovisores e as colunas centrais externas, nas laterais há ainda uma chamativa faixa com a inscrição “Gol Last Edition” na parte inferior das portas. Outro diferencial são os conjuntos de lanternas na traseira, que também contam com lentes escurecidas. A tampa do porta-malas traz ainda com uma inédita faixa na cor preta e o aerofólio tem um desenho diferenciado.
Índice desta matéria
Interior do Gol Last Edition
No interior, o destaque fica por conta do revestimento do volante que é em couro e traz costura aparente em vermelho, assim como a manopla de câmbio. A forração dos bancos também é exclusiva traz uma mistura de couro com tecido, segundo a Volks os bancos são inspirados nos bancos Recaro do Gol GTi, o teto e as colunas internas são pintados em preto.
O quadro de instrumentos tem visual exclusivo com aspecto mais esportivo, o acabamento da faixa central no painel imita fibra de carbono. Há uma pequena placa acima do porta luvas escrita de 0001/1000, que servirá para identificar cada um dos 1000 Gol Last Edition que serão produzidos.
Entre os equipamentos de série do Gol Last Edition não traz nada de diferente, vem com vidros elétricos nas quatro portas, ar condicionado, direção hidráulica, volante multifuncional, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia de 7 polegadas, além de itens obrigatórios como airbags duplos frontais, ABS e cinto de segurança de três pontos.
Motor 1.0
Na parte mecânica o VW Gol Last Edition também não tem novidade, vem equipado com motor 1.0 MPI, 3 cilindros, aspirado, que desenvolve com gasolina 77 CV de potência e 9.6 kgfm de torque, já com etanol a potência fica em 84 CV, enquanto o torque passa para 10.3 kgfm. Essa potência chega às rodas através de um câmbio manual de cinco velocidades.
Preço da exclusividade…
A Volkswagen cobrará cerca de R$ 10.000 a mais pela exclusividade do Gol Last Edition, já que atualmente o Gol normal parte de R$ 78.100, porém com os mesmos equipamentos do Last Edition seu valor salta para R$ 86.390, só lembrando que a edição especial sairá por R$ 96.000.
Lembrando que esta será uma versão voltada para colecionadores e fãs do modelo, por isso seu preço não será de um Gol normal, assim como foi a Kombi Last Edition, lançada em 2013 e que hoje é avaliada entre R$ 160.000 a R$ 200.000.
Volkswagen Gol não terá um sucessor
Por enquanto, a Volkswagen ainda não confirmou o desenvolvimento de um sucessor de fato para o Gol, especulasse que a fabricante poderia lançar um SUV compacto no Brasil, que concorreria com carros como o Fiat Pulse, porém pelo menos por enquanto, não há nenhum modelo em desenvolvimento para o lugar do Gol.
Pelo menos por hora, a Volkswagen colocou no lugar do Gol, o Polo Track, uma versão de entrada e mais barata e simplificada do Polo, que já está à venda por R$ 79.990.
Uma resposta
Esse gol Last edition deveria se chamar gol lastimável edition. Tem maluco pra pagar 120 mil num carro desses? Teeeemmmm!