A Volkswagen revelou na Europa as primeiras fotos e informações da oitava geração do Golf, o modelo que é um dos mais tradicionais e populares carros do mundo, está completando 45 anos passando por uma de suas maiores mudanças em sua história, trazendo um grande pacote de novidades, o Golf 2020 estreia uma nova plataforma, novo visual, interior mais equipado, internet a bordo, motores híbridos e sistemas de condução semi-autônoma. O Golf 2020 chega as lojas da Europa a partir de dezembro de 2019 e infelizmente não tem previsão de voltar ao Brasil.
Clique na imagem para ampliar
Índice desta matéria
O visual do novo Volkswagen Golf pode dividir opiniões no começo por ser diferente, porém ao se acostumar com ele, logo passa a agradar, ele segue uma inédita proposta de estilo que deve ser estendidas a outros modelos da Volks, porém sem abrir mão das proporções e estilo das gerações passadas. As maiores evoluções estão na dianteira do Golf, que incorpora um novo padrão da marca, com faróis mais afinados (que podem vir com um sofisticado sistema de iluminação full LED Matrix), a grade frontal está menor e o para-choque adotou um estilo limpo e esportivo – não há mais faróis de neblina, e o capô ganhou novos vincos, a dianteira do novo Golf está mais baixa e avançada, fato que aumentou o comprimento do carro em 2 cm, as demais medidas não foram alteradas, o Golf 2020 mede 4.28 m de comprimento, 1.78 m de largura, 1,46 m de altura e seu entre-eixos tem 2.63 m, com exceção do comprimento são as mesmas dimensões da geração passada.
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Nas laterais as mudanças foram mais sutis, há um novo vinco mais saliente na altura das maçanetas das portas, a coluna “C” está mais inclinada, enquanto na traseira as lanternas ficaram mais estreitas e contam com um sistema de luzes mais sofisticado com LED, a tampa do porta malas agora tem um desenho mais volumoso e limpo, ela passa a trazer o nome “GOLF” em letras maiúsculas, logo abaixo do logo da Volkswagen, por fim o para-choque ficou mais esportivo, adotando falsas saídas de escapamento com acabamento cromado.
Clique na imagem para ampliar
Talvez a mudança mais radical na 8ª geração do Golf seja o interior, a cabine do hatch da Volks subiu de nível, o carro deu adeus aquele painel de linhas retas e sóbrias, para dar lugar a um painel estiloso, minimalista e elegante, que lembra bastante a cabine dos carros da Audi, Mercedes e BMW, o painel agora é dividido em dois andares, as saídas de ar estão mais largas e baixas, a qualidade dos materiais usados nos revestimentos chama a atenção, a Volkswagen optou por colocar no interior do novo Golf diferentes tipos de materiais e texturas, destaque ainda para o sistema de iluminação ambiente em LED, com pontos de iluminação no painel e nas portas, com cores configuráveis ao gosto do motorista.
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
A quantidade de botões na cabine foi reduzida, a maioria dos comandos são controlados agora pela tela do sistema multi-mídia ou pelo volante que tem nada menos do que 18 botões, o freio de estacionamento agora é elétrico e tem acionamento por botão assim como a partida do motor, nas versões com câmbio automático até mesmo a alavanca de câmbio tradicional foi retirada, no lugar há um pequeno e sutil seletor de marcha que deixa a cabine com um aspecto mais limpo. Outro detalhe minimalista, são os comandos de ligar as luzes, que agora ficam em um mini painel, ao lado esquerdo do quadro de instrumentos e contam com botões individuais do tipo touch.
Clique na imagem para ampliar
Além disso, o novo VW Golf 2021 ficou mais equipado, há um novo sistema multi-mídia com tela de 10 polegadas, o painel de instrumentos digital configurável de 12 polegadas, já presente nas versões mais caras da geração anterior, deve passar a vir de fábrica na maioria das versões, há ainda carregador wireless para smartphones, novas tomadas USB, e o Golf agora será conectado a internet, através de um chip eSIM similar aos usados por celulares, que permitirá ao carro ter internet Wi-Fi a bordo para os todos os ocupantes e diferentes aparelhos, além do mais o Golf poderá se conectar a equipamentos diversos caseiros como por exemplo de dentro da sua casa através do seu notebook você conseguirá ter acesso a informações do seu carro. Há ainda opcionalmente o Head Up display – um sistema que projeta informações essenciais no para-brisa, dentro do campo de visão do motorista logo acima do painel de instrumentos, sistema de som premium de alta potência e teto panorâmico em vidro.
Clique na imagem para ampliar
O novo Golf será o primeiro carro da Volkswagen a contar com o sistema de conexão Car2X, este sistema permite ao motorista pilotar conectado a internet e receber em tempo real informações sobre a condição do transito, estradas, e até mesmo informações sobre outros veículos que tem o mesmo sistema em um raio de 800 metros, aumentando a segurança nas vias, já que os carros vão se comunicando, como por exemplo, informando o motorista sobre um acidente a frente antes dele chegar no local.
Clique na imagem para ampliar
O carro também incorpora o já conhecido pacote de segurança e condução semi-autônoma, composto por piloto automático inteligente, auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, frenagem automática com radar frontal com detector de pedestres, ciclistas e outros veículos, agora estes sistemas funcionam em velocidades de até 210 km/h, antes era 160 km/h.
Clique na imagem para ampliar
Sob o capô assim como manda a tendência mundial, a Volkswagen focou seus esforços para reduzir o consumo de combustível, agora a maioria das versões do Golf terão motorizações híbridas (motor a gasolina em conjunto com motor elétrico), serão nada menos do que 5 opções de motorização híbrida.
Clique na imagem para ampliar
Serão três versões TSI (turbo a gasolina), são elas: 1.0 três cilindros de 110 cv, e o 1.5 turbo 4 cilindros com 130 cv ou 150 cv, todas contarão com o sistema mild hybrid, ou meio híbrido, composto por um gerador elétrico que funciona a parte, com um sistema elétrico de 48v, que capta a energia gerada pelos freios e pelo motor, armazenando esta energia em um pack de baterias de íons de lítio, esta energia é utilizada para alimentar os recursos elétricos do Golf, como ar-condicionado e a direção elétrica, além de dar uma força extra ao motor em certas condições. O Golf quando equipado com este sistema híbrido leve, deve ficar até 10% a mais econômico a cada litro de gasolina.
Clique na imagem para ampliar
Haverá uma nova versão híbrida mais forte, eHybrid, esta conta com um pack de baterias mais potente com 13 kwh e maior potência do motor elétrico, totalizando 204 cv de potência combinada com o motor 1.4 turbo, o novo Golf eHybrid pode rodar por mais de 60 km apenas usando a força do motor elétrico, sem beber uma gota de combustível e emitir zero de poluição, além disso, as baterias desta versão poderão ser recarregadas na tomada (foto acima).
Para terminar a quinta opção de versão híbrida do novo Golf é a já conhecida esportiva GTE, esta conta com o mesmo sistema híbrido da versão eHybrid, ou seja, o motor 1.4 turbo combinado com um motor elétrico com baterias de 13 kwh, porém aqui a potência combinada é maior, são 245 cv.
Tanto na versão GTE quanto na eHybrid, o câmbio do novo Golf será automático de seis marchas DSG. As demais versões terão câmbio manual de seis marchas ou automático de sete velocidades.
Clique na imagem para ampliar
Claro que além dos motores híbridos, haverão ainda versões com motores tradicionais, movidas a gasolina TSI e diesel TDi, além de uma versão movida a gás natural TGi, a versão a gasolina será a TSI 4 cilindros, com 90 cv ou 110 cv, enquanto a movida a óleo diesel TDi, terá quatro cilindros com 115 cv ou 150 cv, por fim, a versão a gás TGI, terá 130 cv de potência. Todas as versões destes motores receberam melhorias para diminuir o consumo e a emissão de poluentes.
Clique na imagem para ampliar
Na Europa as vendas da oitava geração do Volkswagen Golf terão início a partir de dezembro de 2019, os preços serão anunciados em uma data próxima a chegada do carro as lojas. No Brasil ainda não há planos para a Volkswagen trazer o novo Golf 2020, principalmente depois da geração anterior ter sua produção nacional encerrada em fevereiro de 2019, por vendas muito abaixo do esperado.
Clique na imagem para ampliar
O gosto e perfil do consumidor do mercado brasileiro está mudando no últimos anos, não há mais um público fiel para hatchbacks como o Golf, o mesmo aconteceu com o Ford Focus que foi retirado de linha em 2018 e não tem previsão de voltar ao Brasil e também para o Hyundai i30 que foi embora e não tem previsão de volta. O único nesta categoria de hatch que ainda permanece é o Chevrolet Cruze Sport6. Principalmente pelos preços mais elevados, o público de carros como o Golf no Brasil tem migrado para os SUVs.
Ou seja, dificilmente teremos uma volta do Golf ao Brasil tão cedo, salvo algumas exceções como versões mais caras e de baixo volume de vendas, como como a híbrida GTE ou a esportiva GTi (com preços acima dos R$ 150 mil), que podem ter algumas unidades importadas para cá, agora a produção local do hatch não deve ser retomada no país.
Lembrando que por aqui nós tivemos sendo comercializado de forma oficial a terceira, quarta e sétima geração do Golf, e até então o Golf era produzido na fábrica da Volks no Paraná.
Clique na imagem para ampliar
Enquanto que no Brasil o Golf foi retirado de linha por vendas baixas, na Europa a vida do hatch é bem diferente, por lá ele ainda figura como o carro mais vendido do continente. Já com 45 anos de produção interrupta, o Golf MK1 começou a ser produzido em 1974 e desta data em diante a fábrica sede da Volks, na cidade de Wolfsburg, não parou mais de produzir o modelo. O Volkswagen Golf é também um dos carros mais vendidos da história no mundo, com mais de 35 milhões de unidades comercializadas, superando inclusive modelos clássicos como o Fusca e Kombi.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.