A Volkswagen acaba de apresentar na Alemanha uma versão mais extrema e veloz do Golf GTI, batizada de TCR, ela tem como destaque o motor mais potente com nada menos do que 290 cv de fábrica, e é uma homenagem ao Golf GTI que compete na categoria de automobilismo TCR Touring Car, esta edição especial é uma das mais veloz e potentes já produzidas do Golf GTI, ela também marcará a despedida da atual geração do hatch.
Clique na imagem para ampliar
Motor de 290 cv…
O coração do Golf GTI, o bloco 2.0 TSI turbo foi fortificado no GTI TCR, agora ele entrega 290 cv de potência entre 5400 a 6400 rpm, um aumento de 70 cv em relação a versão normal do GTI vendida no Brasil. O torque também subiu, sendo agora de 38 kgfm, obtidos entre 1800 a 5300 rpm. Como a potência do motor aumentou consideravelmente o Golf GTI TCR é equipado com dois radiadores extras de água na dianteira, assim como no Golf R que tem 310 cv.
Clique na imagem para ampliar
A tração do Golf GTI TCR permanece apenas na dianteira, e a caixa de câmbio também já é conhecida, automática DSG de sete velocidades e dupla embreagem.
Clique na imagem para ampliar
0 a 100 km/h em 5.6 segundos…
Com mais potência, a aceleração do Golf GTI TCR impressiona, o hatch nervoso vai de 0 a 100 km/h em apenas 5.6 segundos, e a velocidade máxima é limitada aos 250 km/h, ou opcionalmente 260 km/h removendo o limitador. Para se ter uma ideia do desempenho, a versão TCR das pistas de corrida, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5.2 segundos.
Clique na imagem para ampliar
Visual…
Enquanto a versão das pistas de corrida do Golf GTI tem para-lamas alargados e para-choque mais parrudo, o Golf GTI TCR de rua tem apenas mudanças funcionais, o para-choque dianteiro manteve o já conhecido desenho presente nas demais versões GTI, porém há novos detalhes como a retirada dos faróis de LED diurnos no para-choque, para permitir novas aberturas de ar para refrigerar os radiadores extras, no Golf GTI normal estas entradas de ar são fechadas, as capas dos retrovisores são em fibra de carbono, o spoiler sob o para-choque também está maior, nas laterais o Golf TCR ganhou novas saias, além de adesivos, já na traseira o para-choque recebeu um difusor maior, há ainda um escapamento todo em aço inox, e um aerofólio maior no teto.
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
As rodas de fábrica serão aro 18, com desenho exclusivo para a versão TCR, ou caso o comprador adquira um pacote opcional, elas são maiores aro 19, calçadas por pneus especiais Michelin Sport Cup 2. O pacote ainda agrega controle dinâmico de chassi DCC, que inclui suspensão dianteira 20mm mais baixa e ajuste especial para a suspensão e amortecedores.
Clique na imagem para ampliar
Interior…
Do lado de dentro o Golf GTi TCR traz uma roupagem exclusiva, apesar dos bancos ficarem devendo um pouco mais de esportividade, eles tem forrações especiais em couro aveludado Alcantara, com o tradicional acabamento com padronagem xadrez ao centro dos bancos, o volante conta com detalhe em vermelho na parte superior a 12 horas.
Clique na imagem para ampliar
Nas lojas enquanto durar o estoque…
O Golf GTI TCR não é uma série limitada, e sim uma edição especial que será produzido em série por um tempo indeterminado, na pratica o modelo marcará em grande estilo a despedida da atual sétima geração do Golf GTI. A Volkswagen deve lançar até a metade do ano, uma geração totalmente nova do Golf, já como modelo 2020.
Clique na imagem para ampliar