Categorias: Volkswagen

VW Golf GTI TCR – É uma versão mais extrema do Golf GTI com 290 cv

A Volkswagen acaba de apresentar na Alemanha uma versão mais extrema e veloz do Golf GTI, batizada de TCR, ela tem como destaque o motor mais potente com nada menos do que 290 cv de fábrica, e é uma homenagem ao Golf GTI que compete na categoria de automobilismo TCR Touring Car, esta edição especial é uma das mais veloz e potentes já produzidas do Golf GTI, ela também marcará a despedida da atual geração do hatch.

Clique na imagem para ampliar

Motor de 290 cv…

O coração do Golf GTI, o bloco 2.0 TSI turbo foi fortificado no GTI TCR, agora ele entrega 290 cv de potência entre 5400 a 6400 rpm, um aumento de 70 cv em relação a versão normal do GTI vendida no Brasil. O torque também subiu, sendo agora de 38 kgfm, obtidos entre 1800 a 5300 rpm. Como a potência do motor aumentou consideravelmente o Golf GTI TCR é equipado com dois radiadores extras de água na dianteira, assim como no Golf R que tem 310 cv.

Clique na imagem para ampliar

A tração do Golf GTI TCR permanece apenas na dianteira, e a caixa de câmbio também já é conhecida, automática DSG de sete velocidades e dupla embreagem.

Clique na imagem para ampliar

0 a 100 km/h em 5.6 segundos…

Com mais potência, a aceleração do Golf GTI TCR impressiona, o hatch nervoso vai de 0 a 100 km/h em apenas 5.6 segundos, e a velocidade máxima é limitada aos 250 km/h, ou opcionalmente 260 km/h removendo o limitador. Para se ter uma ideia do desempenho, a versão TCR das pistas de corrida, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5.2 segundos.

A esquerda do Golf GTi TCR de rua e a versão GTI TCR das pistas de corrida

Clique na imagem para ampliar

Visual…

Enquanto a versão das pistas de corrida do Golf GTI tem para-lamas alargados e para-choque mais parrudo, o Golf GTI TCR de rua tem apenas mudanças funcionais, o para-choque dianteiro manteve o já conhecido desenho presente nas demais versões GTI, porém há novos detalhes como a retirada dos faróis de LED diurnos no para-choque, para permitir novas aberturas de ar para refrigerar os radiadores extras, no Golf GTI normal estas entradas de ar são fechadas, as capas dos retrovisores são em fibra de carbono, o spoiler sob o para-choque também está maior, nas laterais o Golf TCR ganhou novas saias, além de adesivos, já na traseira o para-choque recebeu um difusor maior, há ainda um escapamento todo em aço inox, e um aerofólio maior no teto.

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

As rodas de fábrica serão aro 18, com desenho exclusivo para a versão TCR, ou caso o comprador adquira um pacote opcional, elas são maiores aro 19, calçadas por pneus especiais Michelin Sport Cup 2. O pacote ainda agrega controle dinâmico de chassi DCC, que inclui suspensão dianteira 20mm mais baixa e ajuste especial para a suspensão e amortecedores.

Clique na imagem para ampliar

Interior…

Do lado de dentro o Golf GTi TCR traz uma roupagem exclusiva, apesar dos bancos ficarem devendo um pouco mais de esportividade, eles tem forrações especiais em couro aveludado Alcantara, com o tradicional acabamento com padronagem xadrez ao centro dos bancos, o volante conta com detalhe em vermelho na parte superior a 12 horas.

Clique na imagem para ampliar

Nas lojas enquanto durar o estoque…

O Golf GTI TCR não é uma série limitada, e sim uma edição especial que será produzido em série por um tempo indeterminado, na pratica o modelo marcará em grande estilo a despedida da atual sétima geração do Golf GTI. A Volkswagen deve lançar até a metade do ano, uma geração totalmente nova do Golf, já como modelo 2020.

Clique na imagem para ampliar

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.