A Volkswagen revelou nessa quarta-feira na Europa a linha o Golf R 2025, a versão mais extrema do Golf. O modelo que é um dos hatchs mais rápidos do mundo produzido em série passou por um facelift, a plástica inclui mudanças visuais na dianteira e traseira, além da adoção de uma central multimídia de 12.3 polegadas no interior, semelhante a vista nos carros mais novos da Volkswagen como o Novo Tiguan e Passat. Claro que esta atualização também inclui melhorias mecânicas e mais velocidade no Golf R.
Índice desta matéria
Motor de 333 cv
Além de ter ficado mais bonito o Golf R 2025 está também mais insano, seu desempenho é surreal digno de um autentico esportivo, o motor EA888 LK3 evo4, 2.0L quatro cilindros recebeu uma atualização para passar a produzir 333 CV e 31 kgfm de torque, um ganho de potencia de 13 CV em relação ao modelo 2024. Lembrando que a tração é 4×4 4Motion, e o câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete velocidades.
Desempenho do Golf R
O desempenho do Novo VW Golf R 2025 é de tirar o folego, o hatch vai de 0 a 100 km/h em 4.6 segundos e tem velocidade máxima de 270 km/h, para termos uma ideia melhor do que isso significa, este Golf é apenas 1 segundo e meio mais lento do que um Lamborghini Huracan na prova de 0 a 100 km/h.
Visual ainda mais agressivo
Junto com o desempenho que está ainda melhor, o grande destaque do novo VW Golf R 2025 fica por conta do seu visual, o pessoal da Volkswagen buscou adicionar mais personalidade ao hothatch, a ideia foi distinguir ainda mais o Golf R das demais versões, para isso o modelo recebeu um novo para-choque frontal com aberturas de ar ainda maiores e uma aparência intimidadora, os faróis também são novos, além do novo desenho mais afinado, tem um novo sistema de iluminação Full LED, ou opcionalmente Matrix IQ Light, capazes de se ajustarem de acordo com a luminosidade do ambiente.
Ainda na dianteira, além da grade, agora também o emblema da Volkswagen na dianteira pode vir com iluminação em LED. Enquanto na traseira há novas lanternas, com lentes transparentes e uma nova e mais futurista disposição de luzes LED em cubos.
Há ainda uma série de acessórios que infelizmente serão oferecidos como opcionais, como as belas rodas raiadas de 19 polegadas da marca Warmenau, um sistema de escape todo em titânio da maca Akrapovic e o pacote Black Edition, nessa configuração a maior parte dos acessórios (grade, rodas, retrovisores) vêm pintados de preto.
Interior mais equipado no Golf R 2025
No interior do VW Golf 2025 a principal novidade fica para a adoção de uma nova central multimídia de 12.3 polegadas, a peça que lembra um tablet é semelhante a vista nos carros mais modernos da VW, como o Novo Tiguan 2025, possui comando por voz e traz de modo nativo ChatGPT e GPS. Outra novidade é o painel de instrumentos Digital Cockpit Pro que ganhou novas funções, infelizmente opcionais no pacote Performance, que agrega medidos de força “G”, além de um marcador de tempo de volta, baseado no GPS.
Para evitar acionamento involuntário ou confundir o motorista com o botão do piloto automático, o botão “R” que coloca o carro no modo mais radical Race Mode, ficou maior e tem um novo gatilho, agora também será possível aumentar ou diminuir a velocidade programada do piloto automático ACC no volante em 10 e 10 km/h.
O Golf R pode contar com até 7 modos de condução, são eles: Comfort, Sport, Race e Individual, além do novo modo ECO e mais dois modos adicionais: Drift e Special, ambos vêm no pacote opcional Performance.
O acabamento do Golf R é exclusivo contando com detalhes em fibra de carbono e em Black Piano, os pedais e outros detalhes são de alumínio os bancos são esportivos são do tipo concha, com encosto de cabeça fixo, revestidos em couro perfurado, couro e tecido.
Suspensão adaptativa no Golf R
Para completar a Volkswagen também fez pequenas melhorias no chassi e na suspensão do Golf R 2025, os amortecedores adaptativos DCC, que antes eram opcionais, agora virão de série no carro sem nenhum custo extra.
Golf R Variant
Apesar de que no Brasil praticamente não existem mais peruas a venda, na Europa elas ainda tem o seu espaço no mercado, tanto é que a Volkswagen também vende uma versão perua do Golf R (chamada de Variant e que também foi reestilizada), as configurações mecânicas são as mesmas do hatch, porém como a versão Variant é um pouco mais pesada, o desempenho é ligeiramente inferior, 0 a 100 km/h em 4.8 segundos, contra 4,6 s do hatch.
Quando chega?
Na Europa as vendas do Novo Golf R 2025 começam ainda nesse mês, já no Brasil não há planos de lançamento, entre os seus principais rivais estão carros como Toyota GR Corolla e Honda Civic Type R (ambos vendidos no Brasil), além do Mercedes A45 AMG e a versão top de linha do BMW Serie 1, que no último mês assim como o Golf passou por um facelift robusto.
Fonte: Carscoops.com