Em todo o mundo as peruas vem perdendo espaço para os SUVs e crossovers, no Brasil este tipo de modelo praticamente não existe mais no mercado, porém na Europa elas vem resistindo bravamente, as peruas contam ainda com uma clientela fiel e continuam a ter um bom volume de vendas, uma das peruas mais vendidas da Europa é VW Golf Variant, lançado originalmente em 1992 a perua do Golf acaba de ganhar sua 8ª geração, totalmente nova, ela impressionar pelo design moderno e conta com uma série de tecnologia inovadoras.
Índice desta matéria
Logo de cara, a VW Golf Variant 2021 (Golf Estate em alguns mercados como na Inglaterra), chama atenção pelo design atraente, fiel a tradição de design da Volkswagen a perua tem linhas equilibradas, modernas porém sem ser exagerada, um design que não cansa fácil e que certamente vai continuar atual por vários anos.
A dianteira conta com o mesmo visual do novo Golf hatch 2020, porém o para-choque tem visual exclusivo na perua Variant, com uma grade parte em preto brilhante e um estilo mais agressivo do que o visto no Golf hatchback, lembrando que as versões mais baratas terão um visual mais simples no para-choque dianteira. Outro detalhe legal é a grade frontal que conta com luz em LED e também acende junto com os faróis a noite, conferindo uma assinatura visual bem legal ao modelo.
Lembrando que as versões mais baratas do Golf Variant tem visual mais simples na dianteira, trazendo o mesmo para-choque do Golf hatch (foto acima).
Nas laterais do Golf Variant 2021, há uma linha de cintura mais elevada na altura das maçanetas, claro que a grande diferença em relação ao hatch está na traseira, que traz recortes retos e um desenho limpo, com lanternas grandes que invadem a tampa do porta malas, porém tendo um apelo bem menos chamativo em relação a dianteira.
O mesmo vale para o interior que também tem um arquitetura bonita e minimalista, o acabamento é de excelente qualidade e a maior parte dos comandos ficam ao alcance da mão do condutor (a parte central do painel é meio que inclinada em direção ao motorista), o VW Golf Variant (Estate) 2021 conta com um cluster digital de 10 polegadas de série em todas as versões, na nova geração boa parte dos botões físicos do painel migraram para a tela de 8 polegadas do sistema multimídia, que permitiu criar um habitáculo mais limpo e simples.
O acabamento da cabine também subiu de nível, os bancos e as portas contam com revestimento em tecido premium, algumas versões mais caras trazem até mesmo forrações em couro aveludado Alcantara e detalhes em alumínio, isso claro presente apenas nas versões mais caras. E há ainda iluminação em LED na cabine no painel e nas portas, enquanto a versões automáticas não trazem mais alavanca de câmbio, apenas um pequeno botão.
Como um autentica perua, a nova Volkswagen Golf Variant 2021 foi desenhada para famílias que precisam de um carro com excelente espaço interno, em relação a geração passada o modelo está mais amplo e espaçoso, o comprimento aumentou em 5 cm passando passando para 4.63 metros, já a distância entre-eixos foi ampliada em 6.6 cm, chegando a 2.686 metros. Enquanto as larguras e altura se mantiveram praticamente as mesmas da geração passada, são 1.45 m de altura e 1.78 m de largura.
O aumento no entre eixos se traduziu em maior espaço para as pernas do passageiros do banco de trás, além disso, o porta-malas foi ligeiramente ampliado na nova geração, levando agora 611 litros (um aumento de 6 litros), a capacidade que pode chegar a 1.642 litros com os bancos rebatidos.
As vendas na Europa deve começar em breve, por lá a VW Golf Variant 2021 será oferecida em quatro níveis de acabamento: Golf, Life, Style e a top de linha R-Line. Com preços que em Portugal começando em 25.000 euros, chegando a bagatela de 42.000 euros, na versão R Line.
Em breve chegará ao mercado ainda uma versão aventureira chamada de Alltrack, ela conta com um perfil mais aventureiro, com para-choques exclusivos, apliques em plástico nos para-lamas, pneus mais altos e de uso misto, suspensão elevada, além de tração 4×4 permanente 4Motion.
Desde a versão mais simples a perua Golf 2022 de série muito bem equipada, trazendo itens de série painel digital de 10 polegadas configurável e central multimídia com tela de 8.25 polegadas, faróis e lanternas em LED, alerta de saída de faixa de rolagem, sistema de frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, bloqueio do diferencial eletrônico XDS, faróis com acendimento automático, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, freio de estacionamento por botão entre outros itens (abaixo o interior da versão mais barata do novo Golf Variant).
Em termos de motores a Nova Golf Variant 2021 estará disponível com três opções de motores a gasolina, além de duas a diesel e três equipado com sistema mild-hybrid de 48 V que ajuda na redução do consumo de combustível.
A gama a gasolina da VW Golf Variant 2021 é formada pelo motor 1.0L TSi 3 cilindros, que desenvolve 110 CV de potência, para quem busca algo mais potente a marca oferece a perua com motor 1.5L TSi que está disponível com dois níveis de potencia 130 CV ou 150 CV. O câmbio é manual de seis velocidades nestas versões.
Caso o comprador prefira motores a diesel, a Volkswagen oferece o motor 2.0L TDi que está disponível com 115 CV ou 150 CV de potência. A configuração de 115 CV vem com câmbio manual de seis velocidades, enquanto a versão de 150 CV, já traz caixa de câmbio automático DSG dupla embreagem e sete velocidades.
Há ainda os motores equipados com tecnologia mild-hybrid de 48 CV, que são os motores gasolina já mencionados com 1.0L TSi de 110 CV, 1.5L TSI de 130 CV e 1.5 TSi de 150, lembrando que quando equipadas com os sistema mild-hybrid elas vêm sempre equipadas com a câmbio automático DSG de sete velocidades.
Infelizmente há pouca chances que a Nova Golf Variant 2021 seja vendida no Brasil novamente, até mesmo o Golf hatch tem ainda a vinda incerta no Brasil nesta nova geração que não será mais produzida no Brasil, imagine então a perua, lembrando que a Golf Variant saiu de linha no Brasil no início de 2020.
Com exceção de um ou outro modelos de luxo como a Audi RS4 Avant, praticamente não temos peruas à venda no mercado brasileiro atualmente, uma pena por que alguns desse modelos como a Volkswagen Parati foram durante décadas símbolos de carros familiar no mercado automotivo nacional. Caso viesse para o Brasil a Golf Variant teria um preço muito proibitivo superando os R$ 150.000.
A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e…
A Toyota está lançando a linha 2025 da Hilux no Brasil com preços que vão…
Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…
A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.