Ultimamente vender uma perua no Brasil faz quase tanto sentido quanto oferecer picolé para esquimó – com a febre dos SUVs e crossovers no país, as peruas são cada vez mais raras nas concessionárias e ruas brasileiras, mesmo não tendo muito mercado, a Volkswagen está lançando no Brasil a Golf Variant. Lançada de forma oficial na última semana, o Golf perua chega em duas versões – com preços que partem de R$ 87,490 (Comfortline) a Highline (R$ 94,990), porém equipado com todos opcionais o valor pedido pelo Golf Variant pode chegar a inacreditáveis R$ 130,000.
Discreto e moderno a Golf Variant chega ao Brasil de olho naquelas pessoas que estão em busca de um carro espaçoso e acima de tudo pratico – que acomoda com muito conforto toda a família e não necessariamente quer abrir mão de ter um modelo mais descolado e de apelo moderno . A perua traz o mesmo motor do Golf hatch o moderno 1.4 TSi de 140 CV de potência, já o câmbio em ambas as versões é automático de dupla embreagem com sete marchas.
Como uma autêntica perua o destaque principal da Golf Variant fica por conta do seu interior – com um entre-eixos de 2.63 m ele acomoda com muito conforto quatro passageiros adultos, o porta-malas é de amplos 603 litros, mais do que suficiente para acomodar a comprar do mercado ou a bagagens de uma viagem de final de semana. O espaço no porta-malas é praticamente o dobro do Golf hatch.
O bloco de 140 CV garante uma performance razoável ao peraua – a prova de 0 a 100 km/h é feita em 9.5 segundos, enquanto a velocidade máxima é cravada aos 205 quilômetros por hora. Nada mau para uma perua, porém ela não é nenhum esportivo. Na Europa a Golf Variant conta com ainda com a versão GTi que traz um conjunto mais interessante com bloco 2.0 TSI de 211 cv, mas infelizmente por enquanto ainda não há previsão de vinda desta versão esportiva para cá.
Como era de se esperar de um carro na faixa dos R$ 90,000 o Golf Variant vem muito bem equipado. A gama de equipamentos inclui desde itens de segurança como sete airbags a mimos como bancos em couro e ar condicionado com difusor para o banco de trás.
A Comfortline traz direção elétrica, trio elétrico com vidro um toque, coluna de direção ajustável, sensores de estacionamento – sistema multimídia com tela LCD touch, comandos de voz e Bluetooth. Por R$ 7,000 a mais, a Highline vem com bancos em couro, cruise control, ar-condicionado com regulagem individuais, além de sensores de chuva e de luminosidade entre outro itens.
Quem quiser pode levar pra casa um Golf Variant ainda mais equipado e luxuoso, desde que pague alguns milhares de reais a mais. A gama de itens opcionais é extensa (e salgada) entre os itens estão teto solar panorâmico que cobre até o banco traseiro, e sai por R$ 5,300, sistema Park Assist (que praticamente estaciona o carro sozinho) por R$ 4,391 e uma central multimídia de última geração com tela LCD maior sensível ao toque de 8 polegadas, de fábrica ela vem com um sistema multimídia com tela de 5.8 polegadas.
A Golf Variant ficará no lugar da antiga Jetta Variant, que já não é mais comercializada, na verdade a Jetta Variant era a geração passada da Golf Variant.