Pelo menos no mercado brasileiro os SUV estão tão em alta enquanto as peruas em baixa, a gama de modelos da Volkswagen é um exemplo disso a marca vai lançar nos próximo meses no Brasil o T-Cross, enquanto decidiu deixar de lado a perua Golf Variant. O modelo que teve apenas 500 exemplares vendidos no último ano, deixou de ser importado nesse mês – fevereiro.
A Golf Variant era oferecido no Brasil em duas versões Comfortiline e Highline, ambas equipadas com motor 1.4L TSi turbo de 150 CV de potência e 25.5 kgfm de torque, os preços partiam de R$ 102.990. De acordo com a Volkswagen o fim das importações da Golf Variant está diretamente ligado ao baixo números de vendas do modelo no país, eram comercializados em torno de 40 a 50 exemplares ao mês, só para compararmos o VW Tiguan que atualmente parte de R$ 130 mil emplaca em torno de 700 unidades por mês.
As raras peruas sobreviventes no mercado brasileiro…
Apesar da derrocada das peruas, muitas marcas de luxo ainda continuam investindo nesse tipo de modelo, entre os exemplo estão a Porsche e a Volvo, a primeira trouxe para o Brasil no ano passado a interessante Panamera Sport Touring, enquanto a segundo a nova e bonita V60. Porém infelizmente com a aposentadoria do Golf Variant e da SpaceFox no ano passado, restam agora apenas peruas de luxo no mercado nacional, a única exceção é a veterana Palio Weekend que segue ainda viva em 2019, porém já com os dias contados também deve ser despedir em breve e não terá uma nova geração.
Um dos trunfos da Golf Variant era seu amplo porta-malas, com capacidade para 605 litros, maior do que encontrado na maioria dos SUVs do mercado.