No mundo automotivo hoje há uma grande polêmica a respeito dos carros elétricos, tirando os modelos chineses que estão conquistando o mundo pelos seus preços baixos, as marcas tradicionais estão com dificuldade para emplacar seus carros 100% movidos a eletricidade, um exemplo disso é o ID.3 da Volkswagen, lançado em 2022 para ser meio que o próximo Fusca ou Golf da marca, hoje esta praticamente esquecido nas concessionárias na Europa.
Índice desta matéria
Sabendo disso, a Volkswagen querendo dar um upgrade na imagem e nas vendas do seu elétrico de entrada está lançando uma versão esportiva batizada de ID.3 GTX. Mirando conquistar um publico jovem e mais exigente com relação a performance o modelo tem duas opções de motores: GTX com 286 cv ou GTX Performance com 326 cv, trazendo, com todo respeito, a mesma proposta de desempenho do famoso Golf GTi.
Os dados de desempenho agradam, apesar de estar longe de ser o elétrico mais rápido do mercado, o Volkswagen ID.3 GTX faz de 0 a 100 km/h em 6 segundos, superando o famoso Golf GTi que precisa de 6,3 segundos para atigir a mesma velocidade. Porém, para poupar as baterias, a velocidade no elétrico é limitada aos 180 km/h, enquanto o Golf GTi com seu 2.0 turbo a gasolina vai aos 250 km/h.
Para aqueles que querem mais desempenho, a Volkswagen oferecerá a versão ID.3 GTX Performance, que com seus 326 cv vai de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e tem velocidade máxima de 200 km/h.
Se você não se impressionou com a potência, aqui vai um dado bem legal a respeito do ID3 GTX, este Volkswagen elétrico tem tração traseira, o que deve tornar sua condução muito mais divertida em relação ao Golf GTI que é dianteiro.
Além disso, o torque do motor é distribuido de forma instantanea e mais pesada, ambas as versões tem incriveis 54.5 kgfm de torque (contra 35 kgfm do Golf), entregando respostas muito mais rapidas em relação aos carros a combustão. Destaque para a moderna suspensão ajustável adaptativa DCC, presente de série na versão GTX Performance.
De acordo com a Volkswagen, apesar do aumento na potência do ID3 nesta versão GTX, a autonomia das baterias não foi prejudicada, ele pode rodar, dependendo das condições, até 600 km com uma carga completa, isso porque a Volks instalou baterias maiores com 79 kWh.
Visualmente em relação ao ID.3 padrão, que alias é bem sem graça, a nova versão esportiva GTX tem novos para-choque, que deixaram o elétrico com uma perfil mais agressivo, porém ainda um tanto sem aquele apelo “UAU” que cativaria os clientes como acontece no Golf GTi. Outra novidade do GTX são as rodas maiores aro 19 e os detalhes em black Piano na carroceria.
Por dentro há aquele kit padaria das versões esportivas, com bancos em couro com Alcantara e costuras em vermelho, volante também revestido em couro e com detalhes em vermelho, além dos pedais em alumínio, o painel também tem forração em couro com costuras em vermelho, porém no mais tudo igual ao ID3 padrão.
Lembra que falamos no começo deste post que as vendas do VW ID.3 na Europa não andam nada bem? Pois bem, na segunda feira (12 de março) a Volkswagen anunciou que fará uma redução na produção do modelo, é quase uma pausa na linha de montagem para conseguir vender os carros que estão parados nas lojas, portanto, a montadora não anunciou uma data para o começo da produção do novo ID.3 GTX, nem mesmo qual será o preço.
Acreditamos que as vendas devam ter início no segundo semestre de 2024, com relação aos valores não serão nada baratos, já que hoje o ID.3 normal aparece no site da Volkswagen da Alemanha por 40.000 euros (R$ 217.000), sendo mais caro inclusive que o Golf GTI, que custa hoje na faixa de 38 mil euros, agora você imagina quanto será esta versão GTX que é mais potente.
A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e…
A Toyota está lançando a linha 2025 da Hilux no Brasil com preços que vão…
Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…
A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.