carro eletrico

VW ID.3 GTX versão esportiva do elétrico tem 326 cv e supera o Golf GTi

No mundo automotivo hoje há uma grande polêmica a respeito dos carros elétricos, tirando os modelos chineses que estão conquistando o mundo pelos seus preços baixos, as marcas tradicionais estão com dificuldade para emplacar seus carros 100% movidos a eletricidade, um exemplo disso é o ID.3 da Volkswagen, lançado em 2022 para ser meio que o próximo Fusca ou Golf da marca, hoje esta praticamente esquecido nas concessionárias na Europa.

Motores do ID.3 GTX

Sabendo disso, a Volkswagen querendo dar um upgrade na imagem e nas vendas do seu elétrico de entrada está lançando uma versão esportiva batizada de ID.3 GTX. Mirando conquistar um publico jovem e mais exigente com relação a performance o modelo tem duas opções de motores: GTX com 286 cv ou GTX Performance com 326 cv, trazendo, com todo respeito, a mesma proposta de desempenho do famoso Golf GTi.

Desempenho

Os dados de desempenho agradam, apesar de estar longe de ser o elétrico mais rápido do mercado, o Volkswagen ID.3 GTX faz de 0 a 100 km/h em 6 segundos, superando o famoso Golf GTi que precisa de 6,3 segundos para atigir a mesma velocidade. Porém, para poupar as baterias, a velocidade no elétrico é limitada aos 180 km/h, enquanto o Golf GTi com seu 2.0 turbo a gasolina vai aos 250 km/h.

Para aqueles que querem mais desempenho, a Volkswagen oferecerá a versão ID.3 GTX Performance, que com seus 326 cv vai de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e tem velocidade máxima de 200 km/h.

Tração traseira

Se você não se impressionou com a potência, aqui vai um dado bem legal a respeito do ID3 GTX, este Volkswagen elétrico tem tração traseira, o que deve tornar sua condução muito mais divertida em relação ao Golf GTI que é dianteiro.

Além disso, o torque do motor é distribuido de forma instantanea e mais pesada, ambas as versões tem incriveis 54.5 kgfm de torque (contra 35 kgfm do Golf), entregando respostas muito mais rapidas em relação aos carros a combustão. Destaque para a moderna suspensão ajustável adaptativa DCC, presente de série na versão GTX Performance.

De acordo com a Volkswagen, apesar do aumento na potência do ID3 nesta versão GTX, a autonomia das baterias não foi prejudicada, ele pode rodar, dependendo das condições, até 600 km com uma carga completa, isso porque a Volks instalou baterias maiores com 79 kWh.

Visual

Visualmente em relação ao ID.3 padrão, que alias é bem sem graça, a nova versão esportiva GTX tem novos para-choque, que deixaram o elétrico com uma perfil mais agressivo, porém ainda um tanto sem aquele apelo “UAU” que cativaria os clientes como acontece no Golf GTi. Outra novidade do GTX são as rodas maiores aro 19 e os detalhes em black Piano na carroceria.

Interior

Por dentro há aquele kit padaria das versões esportivas, com bancos em couro com Alcantara e costuras em vermelho, volante também revestido em couro e com detalhes em vermelho, além dos pedais em alumínio, o painel também tem forração em couro com costuras em vermelho, porém no mais tudo igual ao ID3 padrão.

Quando chega?

Lembra que falamos no começo deste post que as vendas do VW ID.3 na Europa não andam nada bem? Pois bem, na segunda feira (12 de março) a Volkswagen anunciou que fará uma redução na produção do modelo, é quase uma pausa na linha de montagem para conseguir vender os carros que estão parados nas lojas, portanto, a montadora não anunciou uma data para o começo da produção do novo ID.3 GTX, nem mesmo qual será o preço.

Preço deve ser um problema

Acreditamos que as vendas devam ter início no segundo semestre de 2024, com relação aos valores não serão nada baratos, já que hoje o ID.3 normal aparece no site da Volkswagen da Alemanha por 40.000 euros (R$ 217.000), sendo mais caro inclusive que o Golf GTI, que custa hoje na faixa de 38 mil euros, agora você imagina quanto será esta versão GTX que é mais potente.

Equipe Encontracarros

Recentes

Novo Citroën Basalt chega por R$ 89.990 (R$ 96.990) porém repete os mesmos erros do C3 Aircross

O Citroën Basalt está chegando ao mercado brasileiro em três versões: Feel, Feel Turbo e…

2 dias atrás

Novo Chevrolet Tracker 2026 é flagrado pela primeira vez

Em 2025 o mercado automotivo brasileiro terá uma série de novidades, uma delas é o…

2 dias atrás

Novo Ford Territory 2025 é mostrado na China com visual atualizado

Uma péssima notícia para quem comprou recentemente um Ford Territory, foi apresentado esta semana na…

2 dias atrás

Novo Nissan Kicks 2026 – Confira versões, equipamentos e expectativa de preços

O Novo Nissan Kicks 2026 começou a ser produzido no México esta semana, em sua…

5 dias atrás

Nova Mitsubishi L200 2026 já está no Brasil e estreia no começo de 2025

A nova Mitsubishi L200 2026 já está no Brasil, a nova geração da picape japonesa…

1 semana atrás

Novo Onix 2026 – Chega no começo de 2025 com visual e interior atualizados

Começaram a circular em testes aqui no Brasil o novo Onix 2026, trata-se da versão…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.