VW inova com desligamento de cilindro no motor 1.4 TSI

Confira no vídeo acima uma ilustração que mostra como funciona o sistema de desligamento de cilindros do motor 1.4 TSi da Volkswagen.

Redução nos níveis de poluição e principalmente consumo é o grande desafio para as montadoras de automóveis, e elas estão investindo pesado nesta tarefa, a Volkwagen apresentou hoje () um inédito sistema de desativação de cilindro para o motor 1.4 TSI. Este sistema já é usado há algum tempo em carros de luxo e motores mais potentes V6 ou V8, esta é a primeira vez que este tipo de tecnologia é empregado em um motor de baixa cilindrada e usado em carros comuns.

O sistema de desligamento de cilindro da Volkswagen no motor 1.4 TSI, funciona graças a sensores no motor e no pedal do acelerador, unido com uma alta dose de eletrônica, que torna possível o motor desligar automaticamente até 2 dos seus 4 cilindros, o sistema entra em ação quando a rotação está entre 1.400 a 4000 rpm, ou seja quando não é exigida muita potência do motor, por exemplo quando o carro está parado ou em velocidades constantes. Porém assim que o motorista acelera com um pouco mais de força, o motor volta a trabalhar normalmente com seus 4 cilindros.

Com isto há uma grande economia de combustível, neste caso a Volkswagen afirma que 0.6 litros são poupados a cada 100 km rodados. Ou andando em terceira ou quarta marcha em velocidade constante de 50 km/h a economia pode chegar a 1 litro a cada 100 km rodado. Pode não parecer muito mas tem carro na Europa a gasolina que já está fazendo algo próximo dos 20 km/l, ou seja na pratica este sistema pode representar até 20 km a mais a cada 100 km rodados.

Para garantir ainda mais economia o motor 1.4 TSI com este sistema será oferecido com o sistema Start/Stop.

Este motor 1.4 TSI já é considerado um dos propulsores mais modernos e eficientes do mundo, ganhando inclusive vários prêmios, como Motor do Ano em 2010. Apesar de possuir apenas 1.4 litros este motor conta com injeção direta de combustível e a ajuda de um pequeno turbo, dependendo do modelo este propulsor desenvolve entre 105cv a 180 cv.

O propulsor 1.4 TSi está presente em vários modelos da Volks, como o Polo, Passat, Tiguan, Scirocco e Golf.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas