Categorias: mecanicaVolkswagen

VW inova com desligamento de cilindro no motor 1.4 TSI

Confira no vídeo acima uma ilustração que mostra como funciona o sistema de desligamento de cilindros do motor 1.4 TSi da Volkswagen.

Redução nos níveis de poluição e principalmente consumo é o grande desafio para as montadoras de automóveis, e elas estão investindo pesado nesta tarefa, a Volkwagen apresentou hoje () um inédito sistema de desativação de cilindro para o motor 1.4 TSI. Este sistema já é usado há algum tempo em carros de luxo e motores mais potentes V6 ou V8, esta é a primeira vez que este tipo de tecnologia é empregado em um motor de baixa cilindrada e usado em carros comuns.

O sistema de desligamento de cilindro da Volkswagen no motor 1.4 TSI, funciona graças a sensores no motor e no pedal do acelerador, unido com uma alta dose de eletrônica, que torna possível o motor desligar automaticamente até 2 dos seus 4 cilindros, o sistema entra em ação quando a rotação está entre 1.400 a 4000 rpm, ou seja quando não é exigida muita potência do motor, por exemplo quando o carro está parado ou em velocidades constantes. Porém assim que o motorista acelera com um pouco mais de força, o motor volta a trabalhar normalmente com seus 4 cilindros.

Com isto há uma grande economia de combustível, neste caso a Volkswagen afirma que 0.6 litros são poupados a cada 100 km rodados. Ou andando em terceira ou quarta marcha em velocidade constante de 50 km/h a economia pode chegar a 1 litro a cada 100 km rodado. Pode não parecer muito mas tem carro na Europa a gasolina que já está fazendo algo próximo dos 20 km/l, ou seja na pratica este sistema pode representar até 20 km a mais a cada 100 km rodados.

Para garantir ainda mais economia o motor 1.4 TSI com este sistema será oferecido com o sistema Start/Stop.

Este motor 1.4 TSI já é considerado um dos propulsores mais modernos e eficientes do mundo, ganhando inclusive vários prêmios, como Motor do Ano em 2010. Apesar de possuir apenas 1.4 litros este motor conta com injeção direta de combustível e a ajuda de um pequeno turbo, dependendo do modelo este propulsor desenvolve entre 105cv a 180 cv.

O propulsor 1.4 TSi está presente em vários modelos da Volks, como o Polo, Passat, Tiguan, Scirocco e Golf.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.