Enquanto no Brasil ela existiu apenas em sua primeira e segunda geração, a saudosa VW Kombi na Europa acaba de ganhar sua sexta geração, a Volkswagen acaba de revelar a T6 (que também atende por Transporter T6), sendo um dos carros mais antigos carros em produção, com 65 anos de idade e a espantosa marca de 12 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo. A nova geração T6 da Kombi traz várias evoluções como visual, recursos de segurança, equipamentos de conforto, mais economia de combustível, além de novas versões.
Design…
Para quem conhece sua antecessora a Transporter T5 lançado em 2003, este novo modelo pode não parecer que traz grandes evoluções em termos de estilo, porém as aparências enganam, já que praticamente tudo é novo, a dianteira foi toda remodelada ficou mais curta e aerodinâmica, ganhou novos faróis que agora contam com LEDs diurnos nas versões mais caras, o para-choque também foi reescupido, ficou mais fluido e atraente, a grade ganhou novas lâminas e o capô novos vincos e ficou mais aerodinâmico e inclinado.
Passando para as laterais as caixas de rodas ficaram mais salientes passando mais robustez ao modelo, enquanto na traseira o carro ganhou uma nova tampa do porta malas, lanternas com lentes mais modernas e um para-choque mais detalhado.
Interior…
Por dentro também as mudanças podem não parecer grandes a primeira vista, mas foram drásticas, o painel é completamente novo, traz um estilo com linhas mais retas e sóbrias, uma nova ergonomia com comandos e botões reposicionados, além de novos porta objetos e porta copos, porém o que mais chama a atenção é a qualidade do acabamento, a Transporter nas versões mais caras parece uma van de luxo, com direito a detalhes em Black Piano (foto abaixo), volante multi-funcional, bancos em couro com veludo ao centro, detalhes em alumínio, e sistema multi-mídia com tela touch de 6.3 polegadas integrado com GPS, uma incrivel evolução se compararmos a VW Kombi que era vendido no Brasil até 2013.
A versão top de linha da Transporter T6 impressiona pelo luxo em seu interior (foto acima e abaixo)
Motores…
Para completar a Volkswagen também renovou a gama de motores para a Transporter T6, para a Europa haverá opções a gasolina ou diesel, destaque para os novos blocos da gama TDi 2.0 com potência de 84cv, 102 cv, 150 cv e 204 cv, enquanto as versões a gasolina serão apenas duas o 2.0 TSi de 150 cv ou 204 cv. Estes novos motores trazem novas tecnologias são compilantes com os padrões de emissões Euro 5 e Euro 6, contam todas com sistema Start/Stop que desliga o motor automaticamente quando o carro para, e na pratica são 15% mais econômicos que os anteriores.
Novas tecnologias…
A Transporter T6 inaugura uma série de recursos de segurança e conforto, até pouco tempo atrás inimagináveis para um carro voltado ao uso comercial, como o DCC (Dinamic Cruise Control), que através da eletrônica permite ao motorista ajustar a suspensão e os amortecedores do carro em três modos diferentes: Comfort, Normal e Sport. Outra novidade é a tampa do porta malas que vem com sistema elétrico de abertura e fechamento, podendo ser aberto e fechado de várias formas, por um botão na porta do motorista, por um botão no controle remoto da chave ou pela própria maçaneta, uma tecnologia bastante bem vinda já que a tampa do porta malas se eleva a mais de 2 metros de altura quando aberta.
Opcionalmente a Transporter T6 2016 pode vir ainda com “Front Assist” um radar eletrônico que monitora o que se passa na dianteira do carro, “ACC” piloto automático inteligente que mantém uma distância segura do veículo que vai à frente da Transporter, freio de cidade “City Brake” que automaticamente freia o veículo em velocidade até 30km/h quando detectado algum obstáculo à frente, auxilio de partida em ladeiras Hill Descent, além da opção de tração 4×4 4Motion.
Nas lojas…
Na Europa a Transporter T6 começa a ser vendida já nos próximos meses, na Alemanha ela partirá de €23,035 (R$ 75,699), podendo chegar a €34,301 (R$ 112.700). Serão três versões distintas: Transporter, Multivan e Caravelle.
No Brasil no ano passado, houve até rumores de que a Volkswagen iria lançar a Transporter por aqui, justamente para substituir a segunda geração da Kombi, que deixou de ser comercializada em dezembro de 2013, algumas unidades do modelo foram inclusive vistas em testes no Brasil, porém parece que a Volks resolveu adiar esses planos e por enquanto ainda não há previsão de estreia da Transporter no mercado nacional.