O VW Golf GTI é sem dúvidas um dos modelos mais icônicos da indústria automobilística, o hatch esportivo alemão está completando agora em 2016, 40 anos de existência. Para marcar esta data importante, a Volks resolveu lançar simplesmente a versão mais potente e veloz já desenvolvida de um GTi, batizado de Clubsport S ele traz impressionantes 310 cv de potência.
O Golf GTI Clubsport S é baseado no tradicional Golf GTi com motor 2.0 turbo e de tração dianteira – o mesmo vendido no Brasil, porém a edição especial Clubsport que será limitada a apenas 400 unidades conta com diversas melhorias mecânicas, que fizeram a potência do 2.0 TSi saltar em quase 100 cv, totalizando 310 cv de potência, e um torque também assustador de 38.7 kgfm, disponível na ampla faixa de rotação de 1700 a 5300 rpm.
Além das melhorias no motor, a Volkswagen ainda fez uma dieta no Golf GTi Clubsport S. Em nome do desempenho, foram retirado o banco traseiro, assim como o console central, foi instalando uma nova e mais leve bateria, foram feitas alterações no assoalho do porta malas, até mesmo os carpetes e revestimentos foram retirados, enquanto na parte mecânica o Clubsport S traz novos braços de suspensão em alumínio, assim como pinças de freio também em alumínio, o total dessa redução foi de 30 quilos em comparação ao já conhecido Golf Clubsport, o carro pesa no total 1285 kg (vazio sem contar o motorista e combustível), o que da uma relação de peso e potência de cerca de 4.14 kg para cada hp do motor empurrar, é uma ótima relação.
Ta ok, traduzindo isso na pratica a Volks criou com o Clubsport S, o GTI mais rápido já produzido e um dos carros de tração dianteira produzido em série mais rápido do planeta.
Com seus novos 310 cv de potência o Golf GTi Clubsport S dispara de 0 a 100 km/h em apenas 5.8 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 260 km/h, o câmbio para a alegria dos puristas é manual (com pedal da embreagem) e seis marchas e a tração dianteira.
Destaque ainda para a eletrônica embarcada no Golf GTi Clubsport S, o carro conta com o Dynamic Chassis Control (DCC), uma espécie de seletor de condução, que altera vários parâmetros do motor, volante e ronco do carro, além da intervenção dos controles eletrônicos como controles de tração e de estabilidade, são no total quatro modos: “Individual” na qual curiosamente os engenheiros definiram como padrão o acerto ideal para se andar no circuito de 22km de Nürburgring Nordschleife – porém claro pode ser customizado, além dos modos “Comfort”, “Normal” e “Race”.
E por falar em Nurburgring Nordschleife, o Golf GTi Clubsport, deu uma amostra de todo o seu alto desempenho na pista de teste mais famosa e difícil do mundo, o novo hatch esportivo da Volks conseguiu nada menos do que bater o recorde do circuito para um carro de produção com tração dianteira. O GTi Clubsport S cravou a recorde de 7 min 49s21m, algo impressionante se levarmos em conta que a pista tem quase 22 km de extensão com curvas desafiadoras e mortais.
Você pode assistir no vídeo abaixo o recorde do Golf GTI Clubsport Sem Nurburgring, a façanha foi conseguida pelo piloto alemão Benny Leuchter de 28 anos de idade.
Pena que o Golf Clubsport S será limitada a apenas 400 unidades e todas elas devem passar longe do Brasil, pelo menos de forma oficial. O carro será uma das principais atrações para o evento anual da Volks em Wörthersee na Áustria.