VW lança Golf GTI Clubsport S é a versão mais potente e rápida já feita do GTi, modelo bateu o recorde do circuito de Nurburgring

O VW Golf GTI é sem dúvidas um dos modelos mais icônicos da indústria automobilística, o hatch esportivo alemão está completando agora em 2016, 40 anos de existência. Para marcar esta data importante, a Volks resolveu lançar simplesmente a versão mais potente e veloz já desenvolvida de um GTi, batizado de Clubsport S ele traz impressionantes 310 cv de potência.

O Golf GTI Clubsport S é baseado no tradicional Golf GTi com motor 2.0 turbo e de tração dianteira – o mesmo vendido no Brasil, porém a edição especial Clubsport que será limitada a apenas 400 unidades conta com diversas melhorias mecânicas, que fizeram a potência do 2.0 TSi saltar em quase 100 cv, totalizando 310 cv de potência, e um torque também assustador de 38.7 kgfm, disponível na ampla faixa de rotação de 1700 a 5300 rpm.

Além das melhorias no motor, a Volkswagen ainda fez uma dieta no Golf GTi Clubsport S. Em nome do desempenho, foram retirado o banco traseiro, assim como o console central, foi instalando uma nova e mais leve bateria, foram feitas alterações no assoalho do porta malas, até mesmo os carpetes e revestimentos foram retirados, enquanto na parte mecânica o Clubsport S traz novos braços de suspensão em alumínio, assim como pinças de freio também em alumínio, o total dessa redução foi de 30 quilos em comparação ao já conhecido Golf Clubsport, o carro pesa no total 1285 kg (vazio sem contar o motorista e combustível), o que da uma relação de peso e potência de cerca de 4.14 kg para cada hp do motor empurrar, é uma ótima relação.

Ta ok, traduzindo isso na pratica a Volks criou com o Clubsport S, o GTI mais rápido já produzido e um dos carros de tração dianteira produzido em série mais rápido do planeta.

Com seus novos 310 cv de potência o Golf GTi Clubsport S dispara de 0 a 100 km/h em apenas 5.8 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 260 km/h, o câmbio para a alegria dos puristas é manual (com pedal da embreagem) e seis marchas e a tração dianteira.

Destaque ainda para a eletrônica embarcada no Golf GTi Clubsport S, o carro conta com o Dynamic Chassis Control (DCC), uma espécie de seletor de condução, que altera vários parâmetros do motor, volante e ronco do carro, além da intervenção dos controles eletrônicos como controles de tração e de estabilidade, são no total quatro modos: “Individual” na qual curiosamente os engenheiros definiram como padrão o acerto ideal para se andar no circuito de 22km de Nürburgring Nordschleife – porém claro pode ser customizado, além dos modos “Comfort”, “Normal” e “Race”.

E por falar em Nurburgring Nordschleife, o Golf GTi Clubsport, deu uma amostra de todo o seu alto desempenho na pista de teste mais famosa e difícil do mundo, o novo hatch esportivo da Volks conseguiu nada menos do que bater o recorde do circuito para um carro de produção com tração dianteira. O GTi Clubsport S cravou a recorde de 7 min 49s21m, algo impressionante se levarmos em conta que a pista tem quase 22 km de extensão com curvas desafiadoras e mortais.

Você pode assistir no vídeo abaixo o recorde do Golf GTI Clubsport Sem Nurburgring, a façanha foi conseguida pelo piloto alemão Benny Leuchter de 28 anos de idade.

Pena que o Golf Clubsport S será limitada a apenas 400 unidades e todas elas devem passar longe do Brasil, pelo menos de forma oficial. O carro será uma das principais atrações para o evento anual da Volks em Wörthersee na Áustria.

Equipe Encontracarros

Recentes

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

8 horas atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 dia atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

2 dias atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

2 dias atrás

Novo Chevrolet Equinox 2025 – Em detalhes o SUV que chega em dezembro ao Brasil

O novo Chevrolet Equinox 2025 está preste a desembarcar no Brasil, o modelo que recentemente…

2 dias atrás

BYD Sea Lion 07 2025 – Em detalhes o SUV que deve chegar ao Brasil no próximo ano por cerca de R$ 300,000

O Salão de Paris que ocorreu no ultimo mês foi palco para o lançamento de…

6 dias atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.