Lançado no mercado exterior no começo de 2018 a novíssima geração do Jetta chega ao Brasil agora em setembro, vindo importado do México, em duas versões: Comfortline 250TSI e R-Line, com preços partindo de R$ 109.990, ambas equipadas com o mesmo conjunto mecânico, o motor 1.4 Turbo de 150 cv ( o mesmo encontrado no Golf) e câmbio automático de seis marchas.
Um Jetta totalmente novo…
Essa foi a principal evolução sofrida pelo Jetta ao longo de sua história, podemos dizer que o modelo se tornou um Passat menor. Em comparação com a geração anterior o Jetta cresceu 6 cm no comprimento, tendo agora 4.70, cerca de 2 cm na largura, e 4 cm na distância entre-eixos, tendo agora 2.69 m, estes aumentos na carroceria permitem ao novo Jetta ter mais espaço principalmente no banco traseiro, para os ombros e pernas dos ocupantes. A altura permaneceu a mesma 1.47 m, assim como o bom porta malas, que acomoda amplos 510 litros.
Graças a nova plataforma MQB, a mesma usada por modelos como Golf e Tiguan, o Jetta 2019 apesar de maior, é mais leve que o anterior, seu peso é de 1.331 kg, enquanto o modelo antigo na versão top TSI tinha 1375 kg. A nova carroceria, também promete ser mais rigida, ou seja, melhorar o comportamento do carro, em curvas e frenagens.
Design…
Assim como as gerações anteriores do Jetta, que apostava em um desenho mais sóbrio e conservador em relação aos rivais como Civic, Corolla e Cruze, design este que tem seus admiradores, com a geração atual a Volkswagen mantem esta mesma proposta de oferecer um sedan mais comportado e sem exageros em termos de design, as linhas do Jetta lembram bastante os demais modelos da Volks, como o próprio Passat e o Virtus brasileiro. A dianteira se assemelha bastante com a nova geração do Passat, este é o novo padrão mundial de estilo da marca, inaugurado pelo VW Arteon nos EUA, já visto de traseira, o caimento do teto, as lanternas e o estilo da tampa do porta malas, seguem o estilo dos modelos da Audi – marca que pertence a VW, estilo similar foi usado também no Virtus. No geral as linhas do novo Jetta apesar de não ter o mesmo apelo moderno e jovem de um Honda Civic ou Chevrolet Cruze, agrada bastante, principalmente para o público fãs da marca que prefere um sedan com estilo mais sóbrio.
Interior…
Por dentro as mudanças no novo Jetta 2019 foram ainda maiores, o salto de estilo e qualidade em relação ao carro passado foi enorme, o painel tem estilo de linhas retas e bem solucionadas, lembrando também os modelos mais caros da Audi, os materiais usados nos revestimentos do painel e das portas são de qualidade superior, conferindo a cabine do novo Jetta um aspecto refinado e sofisticado, como por exemplo, o sedan virá com detalhes como luzes de LED com cor configurável no painel e nas portas, o motorista pode escolher a cor da iluminação da cabine.
Outro salto grande no novo VW Jetta 2019 são os equipamentos, a versão top de linha, trará pela primeira vez recursos até então exclusivos de carros de categoria superior como painel de instrumentos totalmente digital e configurável com tela de 10.2 polegadas, sistema multi-mídia de última geração Discover Media com tela de 8 polegadas. Há ainda evoluções como partida sem chave por botão e freio de estacionamento eletrônico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, presentes desde a versão mais acessível Comfortline.
Mais seguro e tecnológico…
Enquanto a versões mais caras inovarão frente a concorrência no Brasil principalmente pelos itens de segurança, vindo de série com piloto automático adaptativo ACC, que além de manter a velocidade programada, também mantém de forma automática uma distância segura do veículo que vai à frente, além de alerta de colisão frontal com frenagem automática, detector de fadiga do motorista, farol alto de LED adaptativo – com ajuste automático que não ofusca os demais motoristas, e até mesmo um sistema de frenagem automática para manobras, que promete impedir aquelas pequenas colisões em garagens. O Jetta será o primeiro sedan em sua categoria a trazer estes itens de série, lembrando que nos rivais Toyota Corolla e Honda Civic tais equipamentos não existem, apenas o Chevrolet Cruze em sua versão mais cara oferece estes recursos porém como opcional, por R$ 8.600 mil extras.
Conjunto mecânico,motor de 150 cv e câmbio automático de seis marchas…
Aqui vai o único porém, desta nova geração do Jetta, o sedan perdeu a famosa e elogiada versão 2.0 TSI, que vinha equipada com o potente motor 2.0 Turbo de 211 cv, em função da economia de combustível, agora o Jetta virá apenas com motor 1.4 TSI flex que desenvolve 150 cv de potência e 25.5 kgfm de torque, vindo sempre com câmbio automático de seis marchas. Para quem gostava do veloz Jetta TSi, infelizmente por enquanto não há uma data de lançamento do motor 2.0 TSi turbo, ou de um bloco mais potente para o sedan, há rumores que em 2019 o sedan “poderia” adotar o 2.0 TSI usado atualmente pelo Golf com seus 230 cv, porém não há nada oficial.
Com este novo motor 1.4 flex de 150 cv o desempenho do Jetta fica dentro do esperado, 0 a 100 km/h em 8.9 segundos e velocidade máxima de 210 km/h. Já os dados de consumo agradam bastante, fazendo em trechos de cidade 7.4 km/l com etanol e 10.9 km/l com gasolina, enquanto que na estrada o Jetta 2019 roda 9.6 km/l com etanol e bons 14 km/l com gasolina.
Versões equipamentos e preços…
De início a nova geração do Volkswagen Jetta desembarca no Brasil em apenas duas versões de acabamento a Comfortline por R$ 109.990 e a R-Line que custará R$ 10 mil a mais, saindo por R$ 119.990, e esse dinheiro extra, vale a pena, já que na versão R-Line o Jetta vem bem mais equipado, além do visual com acabamento exclusivo. Confira abaixo o conteúdo de cada versão do novo VW Jetta 2019.
Jetta Comfortline R$ 109.990
De série o sedan vem com ar-condicionado digital dual zone, com duas zonas individuais de temperatura, seis airbags sendo dois frontal, dois laterais e dois do tipo cortina, bancos em couro, faróis e lanternas com luzes LED, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16, cabine com iluminação por LED com cor configuráveis, volante multi-funcional, sistema multi-mídia Discover Media com tela de 8.5 polegadas, bloqueio eletrônico do diferencial, controles eletrônicos de tração e de estabilidade, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de frenagem automático em manobra – útil para evitar pequenas batidas em manobras, partida por botão, freio de estacionamento eletrônico também por botão, volante com ajuste de altura e profundidade e assistente de partida em rampas.
Jetta R-Line R$ 119.990
A versão mais cara, apesar de custar R$ 10 mil a mais que a Comfortline, entrega um conjunto de equipamentos de ótimo nível, com piloto automático inteligente adaptativo ACC, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergencial, sistema de frenagem pós-colisão, detector de fadiga do motorista, faról alto de LED com ajuste automático para não ofuscar os demais motorista, painel de instrumentos digital configurável de 10.2 polegadas.
Além disso, o novo Jetta R Line 2019 conta com acabamento externo exclusivo, com grade frontal com acabamento em preto brilhante e o logo R, retrovisores também em preto brilhante, rodas maiores aro 17 no lugar das 16, para-choque traseiro com perfil mais esportivo com falsas saídas de escapamento cromadas.
Opcionais…
Para ambas as versões do novo Jetta haverá como um único opcional o Teto solar elétrico, oferecido por salgados R$ 4.990, além das opções de pintura metálica e perolizadas ainda sem preço divulgado, o sedan ainda terá alguns acessórios vendidos a parte nas revendas Volkswagen como o carregador de celular sem fio por indução por R$ 399.
Pós vendas…
Assim como já faz para outros modelos lançados recentemente a Volkswagen oferecerá algumas facilidades no pós venda, como as três primeiras revisões gratuitas, a possibilidade do cliente comprar um pacote fechado com as revisões até 60 mil km, por R$ 2.204.
Nas lojas em…
As vendas do novo Jetta começam agora no mês de outubro de 2018.
E ai vai vender bem ?…
Fato é que o Volkswagen Jetta nunca conseguiu fazer frente aos líderes do segmento entre os sedans, ou seja, Toyota Corolla e Honda Civic, em contrapartida o modelo da Volkswagen também não decepciona em vendas tendo conseguindo nos últimos anos conquistar um bom número de clientes fieis e elogios por parte deles. Nesta nova geração o VW Jetta deve manter nessa mesma pegada, dificilmente o carro assumirá o posto de sedan mais vendido no Brasil, que atualmente pertence ao Toyota Corolla, porém o modelo da Volks tem diversas qualidade e atrativos que farão muitos compradores novos optar por leva-lo para sua garagem, ou seja, ele continuará sendo uma boa e interessante opção.
Preços e analise…
De início a falta de uma versão mais barata do Jetta pode ser um empecilho para que as vendas do sedan da Volkswagen decole, já que os R$ 109.990 cobrados pela versão de entrada Comfortline, é bem maior do que pedido pelas versões mais em conta dos rivais, o Corolla tem versões começando R$ 90.990, e o Honda Civic parte de R$ 97,700 com câmbio automático (R$ 90.900 com câmbio manual), já o Chevrolet Cruze parte de R$ 96.790.
Os R$ 119.990 cobrados pela versão top do Jetta R-Line, está na mesma faixa de preço dos rivais, se considerarmos os equipamentos ofertados no Jetta, o preço até que é justificável, já que os rivais apesar de oferecerem menos equipamentos que o novo Jetta, têm preços similares ou até mais caros, como é o caso do Civic top de linha Touring que custa R$ 126.600, o Corolla top de linha Altis sai por R$118.990 e vem menos equipado e tem motor mais antigo, 2.0 aspirado de 153 cv e sem injeção direta de combustível, outro exemplo é o Cruze LTZ que apesar de sai por R$ 109.790, tem uma larga cartela de opcionais que faz o preço saltar para R$ 118.390. Resumindo a versão top de linha Jetta R-Line, apesar de custar R$ 120 mil, terá um dos melhores custo benefício do segmento.
Jetta Comfortline 2019 1.4 TSI 150 cv R$ 109.990
Jetta R-Line 2019 1.4 TSI 150 cv R$ 119.990
*Atualizado em dezembro de 2018, novo Jetta ganhou uma nova versão de entrada 250 TSi por R$ 99,990, leia mais aqui.