Segredos

VW Nivus – Confira todas as informações, lançamento ocorre em junho

Aos poucos estão sendo divulgadas imagens e informações sobre o VW Nivus, o SUV coupé que é uma das novidades mais importantes e aguardadas de 2020, teve nesta semana seu lançamento confirmado para o mês de junho, a Volks também aproveitou para informar detalhes sobre as dimensões, motorizações e equipamentos do Nivus, e ele promete agradar.

Projeto brasileiro que agradou…

O Volkswagen Nivus será o primeiro carro da marca a ser desenhado e desenvolvido no Brasil e que será vendido na Europa, além do Brasil aonde será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o Nivus, que usa a mesma base do Polo, também será feito na Espanha, de lá ele será exportado para toda a Europa.

Inicialmente a ideia da Volkswagen era que o Nivus fosse destinado apenas para o mercado local (Brasil), além de alguns países da América Latina, porém o carro, principalmente o seu design que é totalmente brasileiro, agradou, e a Volkswagen alemã decidiu vende-lo também na Europa, algo que nunca havia acontecido antes.

Ainda falando no design, o estilo do VW Nivus chama a atenção e deve ser o grande apelo do carro em relação aos outros SUVs, seu estilo é muito melhor resolvido em relação ao T-Cross (que tem um apelo mais sóbrio e tradicional), o desenho do teto ao estilo coupé, se mostrou uma aposta certa da Volks brasileira, já que conferiu um perfil esportivo e jovem ao modelo, o que deve agradar em cheio ao público brasileiro que considera a aparência do carro um dos principais fatores de escolha na hora da compra.

Como este é um segmento que ainda não existe no Brasil, é certo que em breve outras montadoras devam copiar esta aposta da Volkswagen, de fazer um SUV coupé.

Dimensões do VW Nivus (maior que o T-Cross, porém será mais barato ?)

O raciocínio para entender a posição de mercado do Nivus é complexo, já que em medidas externas, o Nivus será cerca de 7 cm mais comprido que o T-Cross, ele medirá 4,27 m, contra 4,20 metros do T-Cross, porém apesar de ser maior por fora, por dentro o Nivus será menor, já que distância entre-eixos do Nivus será de 2,57 m, são quase 10 cm menor que o T-Cross, que tem entre-eixos de 2,65 m.

A explicação para isso é que o Nivus é feito sobre uma variante da plataforma MQB usada no Polo, enquanto o T-Cross usa a mesma base MQB, porém vinda do sedan Virtus, que tem entre-eixos 10 cm maior. Além disso, o Nivus é 8 cm mais baixo que o T-Cross, medindo 1.49 m contra 1,57 m, o estilo coupé do Nivus também roubará espaço para as cabeças dos ocupantes no banco traseiro.

Além disso, graças ao desenho esportivo da carroceria do Nivus, as porções dianteiras e traseira serão mais longas, ou seja, a distâncias das rodas até os para-choques no Nivus será maior em relação ao T-Cross, tanto é que o porta-malas do Nivus será de 415 litros, enquanto o T-Cross leva a partir de 373 litros.

A Volkswagen aposta que as diferenças nas dimensões e a proposta de carroceria coupé, serão suficientes para evitar que o Nivus ocupe o mesmo lugar do T-Cross no mercado. A marca acredita que o Nivus será uma aposta mais emocional e jovem, voltada para aquele tipo de público que busca um meio termo entre um hatch compacto como o Polo, e um SUV de verdade igual ao T-Cross.

Na pratica, devemos esperar para ver os preços que o Volkswagen Nivus terá no mercado, para só assim saber se esta estratégia irá mesmo funcionar, caso ambos tenham valores muito próximos, vai ser difícil a Volks evitar uma canibalização de vendas entre seus SUVs.

O VW Nivus terá apenas motor 1.0 turbo e câmbio automático

Justamente para evitar a disputa interna entre o T-Cross e Nivus, a Volkswagen anunciou que equipará o Nivus apenas com motor 1.0 Turbo, é o mesmo motor flex TSI, com injeção direta de combustível, usado em outros modelos da marca, como no próprio Polo e nas versões de entrada do T-Cross, o bloco desenvolve 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol, sendo que o torque máximo é de 20,4 kgfm, independente do combustível.

Outro fato importante é que o Nivus terá sempre câmbio automático de seis marchas, por enquanto não há intenção da Volks em equipar o modelo com câmbio mecânico, nem com outros motores, como o 1.4 TSI de 150 cv usado no T-Cross Highline.

Suspensão traseira tem ajuste próprio para o Nivus…

Apesar de compartilhar exatamente a mesma base e o conjunto mecânico do Polo, o Nivus terá um ajuste próprio de suspensão e direção, além disso o conjunto do eixo traseiro foi desenvolvido exclusivamente para o Nivus, visando para lidar melhor com a nova carroceira, melhorar a rigidez e também deixar o carro mais alto, porém é bom salientar que a proposta do Nivus não é ser um SUV aventureiro para fazer incursões além do asfalto, tanto é que sua altura será apenas 1 cm mais elevada em relação ao Polo, claramente este é um carro urbano.

O Nivus será muito bem equipado…

Nesta pré-apresentação a Volkswagen fez questão de ressaltar que o Nivus será muito bem equipado, a montadora prometeu alguns itens, até então inexistentes em outros SUVs compactos, como piloto automático adaptativo ACC que além de manter uma velocidade programada, também conserva uma distância segura do veículo à frente, e pode ainda frear completamente o carro, caso seja detectado um risco de colisão, itens inexistente até mesmo no T-Cross.

Além disso, o VW Nivus poderá vir com faróis Full-LED, sistema multi-mídia VW Play de ultima geração com comandos por voz e internet a bordo, painel 100% digital e configurável, sistema Start-Stop, partida do motor por botão e abertura das portas por aproximação, além de rodas de liga leve aro 17.

Verdade que muitos destes itens serão opcionais, inclusive na versão mais cara, porém todo o Volkswagen Nivus virá muito bem equipado em relação a segurança, todas as versões terão de série seis airbags, controles de tração e de estabilidade, sistema XDS+ que ajuda o comportamento do carro em curvas mais velozes, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico do diferencial, além de freio a disco nas quatro rodas, ou seja, o novo modelo da Volks promete ser o mais seguro da categoria.

O que esperar do interior do Nivus?

Por enquanto a Volkswagen ainda não revelou detalhes sobre o interior do Nivus, porém é quase certo que ele terá a mesma arquitetura do Polo, ou seja, o mesmo painel e mostradores, porém a cabine terá um acabamento mais refinado em relação ao Polo, trazendo novos detalhes no acabamento do painel, portas e bancos.

Quanto custará o novo VW Nivus?

Você deve esta se perguntando, “afinal qual será o preço do Nivus ?” Esta é a grande dúvida de todos, talvez o fator principal para saber se o Nivus fará ou não sucesso no mercado. O que podemos esperar pela configuração do carro, motorização e dimensões, é que ele deve mesmo se posicionar entre o Polo e o T-Cross.

Podemos esperar que o preço inicial do Nivus fique abaixo dos R$ 86.890 cobrados atualmente pelo T-Cross 1.0. O mais provável é que o VW Nivus parta dos R$ 75.000 a R$ 80 mil na versão de entrada, e chegue até a casa dos R$ 100 mil na versão top completa, lembrando que o T-Cross completo com teto solar alcança os R$ 114.890.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

7 dias atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.