Aos poucos estão sendo divulgadas imagens e informações sobre o VW Nivus, o SUV coupé que é uma das novidades mais importantes e aguardadas de 2020, teve nesta semana seu lançamento confirmado para o mês de junho, a Volks também aproveitou para informar detalhes sobre as dimensões, motorizações e equipamentos do Nivus, e ele promete agradar.
Índice desta matéria
O Volkswagen Nivus será o primeiro carro da marca a ser desenhado e desenvolvido no Brasil e que será vendido na Europa, além do Brasil aonde será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o Nivus, que usa a mesma base do Polo, também será feito na Espanha, de lá ele será exportado para toda a Europa.
Inicialmente a ideia da Volkswagen era que o Nivus fosse destinado apenas para o mercado local (Brasil), além de alguns países da América Latina, porém o carro, principalmente o seu design que é totalmente brasileiro, agradou, e a Volkswagen alemã decidiu vende-lo também na Europa, algo que nunca havia acontecido antes.
Ainda falando no design, o estilo do VW Nivus chama a atenção e deve ser o grande apelo do carro em relação aos outros SUVs, seu estilo é muito melhor resolvido em relação ao T-Cross (que tem um apelo mais sóbrio e tradicional), o desenho do teto ao estilo coupé, se mostrou uma aposta certa da Volks brasileira, já que conferiu um perfil esportivo e jovem ao modelo, o que deve agradar em cheio ao público brasileiro que considera a aparência do carro um dos principais fatores de escolha na hora da compra.
Como este é um segmento que ainda não existe no Brasil, é certo que em breve outras montadoras devam copiar esta aposta da Volkswagen, de fazer um SUV coupé.
O raciocínio para entender a posição de mercado do Nivus é complexo, já que em medidas externas, o Nivus será cerca de 7 cm mais comprido que o T-Cross, ele medirá 4,27 m, contra 4,20 metros do T-Cross, porém apesar de ser maior por fora, por dentro o Nivus será menor, já que distância entre-eixos do Nivus será de 2,57 m, são quase 10 cm menor que o T-Cross, que tem entre-eixos de 2,65 m.
A explicação para isso é que o Nivus é feito sobre uma variante da plataforma MQB usada no Polo, enquanto o T-Cross usa a mesma base MQB, porém vinda do sedan Virtus, que tem entre-eixos 10 cm maior. Além disso, o Nivus é 8 cm mais baixo que o T-Cross, medindo 1.49 m contra 1,57 m, o estilo coupé do Nivus também roubará espaço para as cabeças dos ocupantes no banco traseiro.
Além disso, graças ao desenho esportivo da carroceria do Nivus, as porções dianteiras e traseira serão mais longas, ou seja, a distâncias das rodas até os para-choques no Nivus será maior em relação ao T-Cross, tanto é que o porta-malas do Nivus será de 415 litros, enquanto o T-Cross leva a partir de 373 litros.
A Volkswagen aposta que as diferenças nas dimensões e a proposta de carroceria coupé, serão suficientes para evitar que o Nivus ocupe o mesmo lugar do T-Cross no mercado. A marca acredita que o Nivus será uma aposta mais emocional e jovem, voltada para aquele tipo de público que busca um meio termo entre um hatch compacto como o Polo, e um SUV de verdade igual ao T-Cross.
Na pratica, devemos esperar para ver os preços que o Volkswagen Nivus terá no mercado, para só assim saber se esta estratégia irá mesmo funcionar, caso ambos tenham valores muito próximos, vai ser difícil a Volks evitar uma canibalização de vendas entre seus SUVs.
Justamente para evitar a disputa interna entre o T-Cross e Nivus, a Volkswagen anunciou que equipará o Nivus apenas com motor 1.0 Turbo, é o mesmo motor flex TSI, com injeção direta de combustível, usado em outros modelos da marca, como no próprio Polo e nas versões de entrada do T-Cross, o bloco desenvolve 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol, sendo que o torque máximo é de 20,4 kgfm, independente do combustível.
Outro fato importante é que o Nivus terá sempre câmbio automático de seis marchas, por enquanto não há intenção da Volks em equipar o modelo com câmbio mecânico, nem com outros motores, como o 1.4 TSI de 150 cv usado no T-Cross Highline.
Apesar de compartilhar exatamente a mesma base e o conjunto mecânico do Polo, o Nivus terá um ajuste próprio de suspensão e direção, além disso o conjunto do eixo traseiro foi desenvolvido exclusivamente para o Nivus, visando para lidar melhor com a nova carroceira, melhorar a rigidez e também deixar o carro mais alto, porém é bom salientar que a proposta do Nivus não é ser um SUV aventureiro para fazer incursões além do asfalto, tanto é que sua altura será apenas 1 cm mais elevada em relação ao Polo, claramente este é um carro urbano.
Nesta pré-apresentação a Volkswagen fez questão de ressaltar que o Nivus será muito bem equipado, a montadora prometeu alguns itens, até então inexistentes em outros SUVs compactos, como piloto automático adaptativo ACC que além de manter uma velocidade programada, também conserva uma distância segura do veículo à frente, e pode ainda frear completamente o carro, caso seja detectado um risco de colisão, itens inexistente até mesmo no T-Cross.
Além disso, o VW Nivus poderá vir com faróis Full-LED, sistema multi-mídia VW Play de ultima geração com comandos por voz e internet a bordo, painel 100% digital e configurável, sistema Start-Stop, partida do motor por botão e abertura das portas por aproximação, além de rodas de liga leve aro 17.
Verdade que muitos destes itens serão opcionais, inclusive na versão mais cara, porém todo o Volkswagen Nivus virá muito bem equipado em relação a segurança, todas as versões terão de série seis airbags, controles de tração e de estabilidade, sistema XDS+ que ajuda o comportamento do carro em curvas mais velozes, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico do diferencial, além de freio a disco nas quatro rodas, ou seja, o novo modelo da Volks promete ser o mais seguro da categoria.
Por enquanto a Volkswagen ainda não revelou detalhes sobre o interior do Nivus, porém é quase certo que ele terá a mesma arquitetura do Polo, ou seja, o mesmo painel e mostradores, porém a cabine terá um acabamento mais refinado em relação ao Polo, trazendo novos detalhes no acabamento do painel, portas e bancos.
Você deve esta se perguntando, “afinal qual será o preço do Nivus ?” Esta é a grande dúvida de todos, talvez o fator principal para saber se o Nivus fará ou não sucesso no mercado. O que podemos esperar pela configuração do carro, motorização e dimensões, é que ele deve mesmo se posicionar entre o Polo e o T-Cross.
Podemos esperar que o preço inicial do Nivus fique abaixo dos R$ 86.890 cobrados atualmente pelo T-Cross 1.0. O mais provável é que o VW Nivus parta dos R$ 75.000 a R$ 80 mil na versão de entrada, e chegue até a casa dos R$ 100 mil na versão top completa, lembrando que o T-Cross completo com teto solar alcança os R$ 114.890.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.