A Volkswagen apresentou oficialmente nesta quinta-feira 28 de maio, o Nivus, o novo modelo é uma das maiores apostas da marca, não só para o mercado brasileiro quanto mundial. O Volkswagen Nivus está tendo sua apresentação mundial acontecendo primeiro no Brasil, aonde ele foi desenvolvido. O novo Volkswagen Nivus terá apenas duas versões: Comfortline R$ 85.890 e Highline, R$ 98.290, ambas equipadas com o motor 1.0 turbo, de 128 cv e câmbio automático.
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Sem dúvidas, o principal atrativo e diferencial do novo Volkswagen Nivus é seu design, o modelo tem visual bastante atraente e moderno, ele trará ao segmento uma proposta inédita de SUV Coupé, ou como a Volks chama CUV (coupe, utilitary vehicle), estilo este marcado principalmente pelo caimento do teto acentuado na traseira do carro, que lembra um esportivo coupê.
Este tipo de carroceria não é uma novidade, modelos como o BMW X6 e Land Rover Evoque já contam com este tipo de solução de design, porém é a primeira vez que um modelo mais acessível adota este estilo, que alias caiu muito bem ao Volkswagen Nivus.
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Desde que o lançamento do Volkswagen Nivus foi confirmado, surgiu uma dúvida, qual seria a faixa de mercado que o modelo atuaria. Ele ficará entre o Polo e o T-Cross. Apesar dos preços ainda não terem sido divulgados, é esperado que o Nivus, custa entre R$ 75 mil a R$ 90 mil.
Feito sobre a mesma base do Polo, o Nivus mede 4.26 m de comprimento, ele é 21 cm mais longo que o Polo, e estranhamente 7 cm mais comprido que o T-Cross, apesar de pertencer a uma categoria inferior.
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A principio estas medidas podem causar estranheza, mas é fácil de ser explicado, apesar de por fora o Nivus ser 7 cm maior que o T-Cross, por dentro ele é menor, devido ao fato de ter entre-eixos menor. A distância entre-eixos do Nivus é de 2.56 m (é a mesma do Polo), enquanto que o T-Cross tem 2,65 m de entre-eixos (usa a mesma base do sedan Virtus), na pratica, isso representa um maior espaço interno para os passageiros no T-Cross. Além disso, o Nivus é 8 cm mais baixo em relação ao T-Cross, tem apenas 1,49 m de altura.
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Mas então como o Nivus é maior no comprimento? Os balanços na carroceria do Nivus são maiores em relação ao T-Cross, como assim? As distâncias das rodas até as extremidades, tanto na dianteira quanto na traseira do Nivus, são maiores em relação ao T-Cross, por isso ele é maior no comprimento, em outras palavras, o capô na dianteira e o porta-malas na traseira são maiores no Nivus. Não é a toa que o porta malas do Nivus tem 415 litros, enquanto no T-Cross tem 373 litros.
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Na pratica o Nivus será um SUV com vocação mais urbana e um estilo jovem e diferente, além de ser mais barato, enquanto o T-Cross tem um estilo mais tradicional “quadrado”, além de ter a opção de um motor mais potente, 1.4 de 150 cv, que não estará disponível no Nivus, o T-Cross tem ainda um acabamento melhor e maior espaço interno em relação ao Nivus. A Volks espera que estas diferenças sejam suficientes para fazer ambos conviverem juntos no mercado.
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Justamente por ter de ocupar uma faixa estreita de mercado dentro da gama Volkswagen, o Nivus terá apenas duas versões de acabamento: Comfortline e Highline, ambas serão equipadas com o mesmo conjunto mecânico, o bloco 1.0 TSi, turbo, 3 cilindros, flex, que rende até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, este é o mesmo motor usado pelas versões mais caras do Polo, e pela versão de entrada do T-Cross.
O câmbio do Nivus será sempre automático de seis marchas e a tração 4×2 dianteira, por enquanto não há planos da Volks lançar o motor 1.4 para o Nivus, nem uma opção com câmbio manual ou tração 4×4.
De acordo com dados da Volkswagen o Nivus 2021 vai de 0 a 100 km/he em 10 segundos, o consumo de combustível com etanol será de 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada, enquanto que com gasolina no tanque o Nivus rodará 10,7 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.
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Como estamos falando da parte mecânica, apesar de usar a base do Polo, o conjunto de direção e o acerto da suspensão é exclusivo do Nivus, o eixo traseiro é todo novo, foi desenvolvido especialmente para o modelo, apresenta maior rigidez em relação ao eixo traseiro usado no Polo.
Apesar disso, claramente o VW Nivus será um carro urbano, sua suspensão é baixa, apenas 1 cm mais alta em relação ao Polo, isso mesmo usando na versão mais cara rodas aro 17.
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Nivus Comfortline R$ 85.890
Assistente de partida em rampas, 6 airbags, freios a disco nas quatro rodas, câmera de ré, controles de tração e estabilidade, direção elétrica, ar-condicionado, faróis e lanternas em LED, controle de velocidade, vidros, travas e retrovisores elétricos, rodas de alumínio aro 16, central multimídia com tela de 6,5 polegadas, sensores de estacionamento traseiro e volante multifuncional.
Pacote opcional R$ 3.250
O pacote VW Play & Tech, que custará R$ 3.520, agregará ao Nivus Comfortline piloto automático adaptativo, sistema autônomo de frenagem de emergência e volante multifuncional em couro com borboletas para fazer as troca de marchas também de forma manual.
Nivus Highline R$ 98.290
Mesmos itens da versão acima, mais ar-condicionado digital, faróis de neblina em LED, abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, central multimídia mais evoluída com tela de 10 polegadas, bancos em couro, painel de instrumentos digital configurável, rodas maiores de 17 polegadas, sensores de acendimento dos faróis, de chuva e sensor de estacionamento também na dianteira, sistema de alerta de fadiga e alavancas de trocas de marcha no volante.
A versão Highline virá muito bem equipada, trazendo itens até então inéditos para a categoria, inclusive indisponíveis no seu irmão T-Cross, porém a diferença de quase R$ 15 mil entre a versão Comfortline e Highline é grande, já que ambas contam com a mesma motorização.
Baseada na versão Highline, a edição de lançamento limitada adiciona teto pintado de preto, retrovisores, rodas e logos escurecidos, apliques externos em cinza e é vendido sempre nas cores vermelho Sunset ou cinza Moonstone. O pacote custa R$ 1.700 a mais, elevando o valor para R$ 99.990.
Para não criar uma nova configuração menos equipada e exclusiva para o público PCD (Pessoas com Deficiência), a Volkswagen oferecerá uma condição especial baseada na versão Comfortline. Aplicando-se o desconto de 7% de IPI e outros 10% da própria marca, o Nivus PCD sai por R$ 72.346.
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Além disso, o Nivus estreia uma nova central multi-mídia chamada VW Play, ainda não se sabe se ela será de série na versão ou será opcional. Desenvolvida no Brasil esta nova central tem tela grande de 10 polegadas personalizável, permite conexão com smartphones Android ou Apple, sendo que usuários do sistema Apple podem fazer a conexão do celular com o carro sem fio, além disso, a multi-mídia tem memória interna de 10 GB.
Há acertos e erros nesta nova central, ela não possui GPS nativo, é necessário usar um navegador a parte como Waze ou Google Maps, o primeiro já vem de fábrica e o segundo precisa ser instalado. Outro ponto ruim, é que apesar de moderna, esta central não vem com Wi-Fi interno, assim como a nova multi-mídia da Chevrolet presente no Tracker.
Ela vem de fábrica com alguns app já instalados como Deezer, Waze e iFood, porém para baixar mais app ou ouvir música por exemplo, é necessário usar a internet roteada a partir do celular.
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O interior do Nivus é praticamente o mesmo do Polo, o painel é idêntico, assim como as portas e o para-brisa, as únicas mudanças internas são o volante e a central-multimídia. Lembrando que opcionalmente o Nivus poderá vir com painel digital de 10 polegadas, com visual configurável.
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É bom à gente dar crédito ao pessoal da Volkswagen brasileira, o Nivus foi desenhado e projetado pela Volkswagen do Brasil, inicialmente era pra ser apenas um projeto local, porém o resultado agradou tanto que a Volkswagen matriz, lá da Alemanha, resolveu vender o Nivus em diversos outros mercados, inclusive na Europa, é a primeira vez que isso ocorre, lembrando que seu design é 100% brasileiro.
O Volkswagen Nivus será montado na fábrica da Volks em São Bernardo do Campo, SP, de lá além de alimentar o nosso mercado local, será exportado para diversos países da América Latina e para o México, isso deve ocorrer até o final de 2020.
Para o início de 2021 a Volkswagen deve passar a produzir o Nivus também na Europa, para alimentar aquele mercado.
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O Nivus chega com 6 opções de cores para a carroceria: Branco Cristal, Preto Ninja, Prata Sirius, Cinza Platinum, Vermelho Sunset e Cinza Moonstone. As duas últimas foram desenvolvidas especialmente para o modelo.
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