Abril de 2015 marcou a despedida oficial do VW Polo do mercado brasileiro. O modelo que chegou por aqui em 2002 trazendo toda a modernidade e qualidade da Volkswagen europeia, permaneceu por longos 13 anos no mercado nacional, deixando apenas agora em abril de 2015 de figurar na tabela de carros vendidos pela Volkswagen no país, e por enquanto o Polo não terá um substituto no Brasil.
A vida do Polo no Brasil pode ser divida em duas partes, a primeira foi na época de seu lançamento em 2002 e durou mais ou menos até o ano de 2008, quando o carro agradava bastante, e vendia muito bem, atraindo principalmente pela confiabilidade, equipamentos e conforto que oferecia.
Porém nos anos seguintes o Polo começou a ver seus concorrentes ficarem mais modernos e bonitos, e o modelo tanto na versão hatch quanto sedan começava a amargar o anonimato nas concessionárias da Volkswagen.
Em 2009 na Europa a Volkswagen já lançava uma geração totalmente nova do Polo, com uma plataforma maior e mais moderna, além de trazer novos equipamentos.
Enquanto no Brasil em 2011 o modelo passava por sua segunda reestilização (a primeira havia sido em 2006 quando o carro ganhou novos faróis, grade e para-choque), em uma tentativa dar um suspiro extra ao Polo hatch e ao sedan.
Os modelos 2011/2012 do Polo apresentam um estilo novo de gosto duvidoso, com um remodelado conjunto dianteiro (foto abaixo), com nova grade e para-choque, além de novas lanternas na traseira e interior com acabamento mais caprichado com novos revestimentos no painel.
Hoje em dia, o VW Polo era raridade nas revendas, o modelo 2014/2015 tinha preço partindo de R$ 50.030 para a versão hatch 1.6 chegando ate R$ 55.660 para a versão Sportline, e R$ 52.180 para o Polo Sedan 1.6 a R$ 58.450 para a versão Comforline 2.0.
O motor era o 1.6 8v que desenvolve 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol, enquanto o Polo Sedan na sua versão top, vinha com motor 2.0 que entrega 116 cv com gasolina e 120 cv com etanol, a transmissão era manual de cinco marchas, ou automatizada I-Motion também de cinco velocidades.
Por enquanto a Volkswagen não tem planos de trazer para o Brasil a nova geração do modelo vendido na Europa desde 2010, um dos motivos seria o custo alto que o carro teria por aqui se fosse importado, além da inviabilidade de se produzir o Novo Polo em solo brasileiro, o espaço deixado pelo Polo será de certa forma preenchido pelas versões mais completas do Fox, como a Highline 1.6 de 120cv.
Confira abaixo algumas fotos do Polo:
Acima e abaixo o atual Polo 2015 vendido na Europa