Categorias: Volkswagen

VW Polo se despede do mercado brasileiro, e ai vai deixar saudade ?

Abril de 2015 marcou a despedida oficial do VW Polo do mercado brasileiro. O modelo que chegou por aqui em 2002 trazendo toda a modernidade e qualidade da Volkswagen europeia, permaneceu por longos 13 anos no mercado nacional, deixando apenas agora em abril de 2015 de figurar na tabela de carros vendidos pela Volkswagen no país, e por enquanto o Polo não terá um substituto no Brasil.

A vida do Polo no Brasil pode ser divida em duas partes, a primeira foi na época de seu lançamento em 2002 e durou mais ou menos até o ano de 2008, quando o carro agradava bastante, e vendia muito bem, atraindo principalmente pela confiabilidade, equipamentos e conforto que oferecia.

Porém nos anos seguintes o Polo começou a ver seus concorrentes ficarem mais modernos e bonitos, e o modelo tanto na versão hatch quanto sedan começava a amargar o anonimato nas concessionárias da Volkswagen.

Em 2009 na Europa a Volkswagen já lançava uma geração totalmente nova do Polo, com uma plataforma maior e mais moderna, além de trazer novos equipamentos.

Enquanto no Brasil em 2011 o modelo passava por sua segunda reestilização (a primeira havia sido em 2006 quando o carro ganhou novos faróis, grade e para-choque), em uma tentativa dar um suspiro extra ao Polo hatch e ao sedan.

Os modelos 2011/2012 do Polo apresentam um estilo novo de gosto duvidoso, com um remodelado conjunto dianteiro (foto abaixo), com nova grade e para-choque, além de novas lanternas na traseira e interior com acabamento mais caprichado com novos revestimentos no painel.

Hoje em dia, o VW Polo era raridade nas revendas, o modelo 2014/2015 tinha preço partindo de R$ 50.030 para a versão hatch 1.6 chegando ate R$ 55.660 para a versão Sportline, e R$ 52.180 para o Polo Sedan 1.6 a R$ 58.450 para a versão Comforline 2.0.

O motor era o 1.6 8v que desenvolve 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol, enquanto o Polo Sedan na sua versão top, vinha com motor 2.0  que entrega 116 cv com gasolina e 120 cv com etanol, a transmissão era manual de cinco marchas, ou automatizada I-Motion também de cinco velocidades.

Por enquanto a Volkswagen não tem planos de trazer para o Brasil a nova geração do modelo vendido na Europa desde 2010, um dos motivos seria o custo alto que o carro teria por aqui se fosse importado, além da inviabilidade de se produzir o Novo Polo em solo brasileiro, o espaço deixado pelo Polo será de certa forma preenchido pelas versões mais completas do Fox, como a Highline 1.6 de 120cv.

Confira abaixo algumas fotos do Polo:

Acima e abaixo o atual Polo 2015 vendido na Europa

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.