Após revelar o Passat 2020 nos EUA no começo de janeiro, agora é a vez da versão europeia do Passat (a qual é vendida no Brasil) ser apresentada. O sedan em sua linha 2020 recebeu leves retoques no visual, melhorias no interior e principalmente ficou mais tecnológico e seguro, agora o Passat poderá em alguns casos literalmente andar e fazer curvas sozinho.
Clique na imagem para ampliar
Índice desta matéria
Primeiramente é bom salientar que não se trata de uma nova geração do Passat, e sim um facelift da geração atual lançada em 2016. O sedan na linha 2020 ganhou retoques na dianteira, como um novo para-choque mais moderno e agressivo, a grade frontal ficou mais limpa, tendo agora apenas duas lâminas cromadas ao invés de três, os faróis mantiveram o mesmo desenho, porém, receberam uma nova disposição interna de luzes mais sofisticadas com tecnologia “IQ.LIGHT” – LED matrix auto ajustáveis que não ofuscam os outros motoristas, este é apenas o segundo Volkswagen a ter esta tecnologia de LED Matrix, o primeiro foi o novo SUV Touareg.
Clique na imagem para ampliar
Os novos faróis do Passat são um show a parte compostos cada um por 32 LED controlados de forma automática e individual, ele tem luminosidade ajustável de acordo com a necessidade, as setas por exemplo, quando acionadas, fazer alguns LEDs na parte superior do farol mudarem para a cor amarela desenhando a seta e depois voltando a cor branca normal.
Clique na imagem para ampliar
Nas laterais o Passat 2020 não traz novidades, a não ser as rodas com novos desenhos, elas podem ser aro 17, 18 ou 19. Já na traseira as lanternas receberam novas lentes, com efeito 3D e iluminação total por LED, a tampa do porta malas agora tem a inscrição “PASSAT” na parte central logo abaixo do logo da Volks e o para-choque recebeu leves retoques, no local onde fica a placa de identificação do carro e nas saídas de escapamento.
Clique na imagem para ampliar
Passando para o lado de dentro, as mudanças no novo VW Passat 2020 só serão percebidas por especialistas no carro, houve apenas leves retoques e um aprimoramento no acabamento da cabine, estranhamente a Volkswagen retirou do centro do painel o tradicional relógio analógico, para no lugar colocar um modesto botão de pisca alerta com a inscrição PASSAT acima. Independente disso a cabine do modelo ficou mais luxuosa e agradável, com novos revestimentos e iluminação ambiente com pontos de LED com cores configuráveis nas portas e no painel.
Clique na imagem para ampliar
O painel de instrumentos digital do Passat foi atualizado, ganhando uma nova tela e um novo software, agora ele é similar ao usado pelos carros da Audi, chamado de Digital Cockpit, apresenta tela de alta resolução e níveis melhores de contraste, tendo ainda novas funções que podem ser controladas pelos botões do volante, que alias também é novo. São três modos de uso do painel digital o primeiro (Mostradores): tem visual tradicional com conta-giros e velocímetro e um display ao centro para o computador de bordo. O segundo modo de visão (Campo de informações) permite ao motorista configurar o que ele quer que seja exibido no painel como um todo sem os velocímetro e conta-giros e a terceira opção (Display com função) exibe no painel por completo o sistema de navegação com mapa em 3D, enquanto a velocidade é mostrada com menos destaque na parte debaixo do painel.
Ainda no interior do novo Passat 2020, a central multi-mídia é uma evolução da anterior usada pelo carro, chamada de Modular Infotainment Matrix (MIB3), além da tela de 9.2 polegadas, esta nova central se diferencia pela conectividade, ela literalmente permanece sempre conectada a internet, mesmo quando não há um celular conectado a ela, isso é graças ao fato da central ter seu próprio cartão SIM, ou seja, um chip de celular 4G, com uma interface para o veículo e seus passageiros, ela permite acesso a vários serviços on-line e aplicativos, além de servir como ponto de wifi para conectar os smartphones e tablets dos passageiros.
Outra novidade da nova central multi-mídia do Passat 2020 é que ela literalmente conversa com o motorista, ao falar “Hello Volkswagen” o sistema é ativado e pode responder a diversas perguntas e comandos por voz, como por exemplo: ao invés de precisar programar uma rota no GPS, basta apenas o motorista dizer ao carro “gostaria de ir para…” que o carro aciona o GPS e calcula a rota, o sistema funciona de uma maneira simplificada mesmo sem conexão com a internet.
Clique na imagem para ampliar
Você certamente já ouviu falar que em breve os carros literalmente irão andar sozinhos, pois bem, o Passat 2020 já da uma amostra do que estar por vir, o modelo traz para a categoria recursos de direção semi-autônoma de última geração, que até então eram presentes apenas em modelos de luxo.
O novo Passat conta com um novo pacote de direção semi-autônoma chamado IQ.DRIVE, com a nova geração do ACC – piloto automático adaptativo, novos sensores, radares e informações do GPS do carro, o piloto automático do novo Passat 2020 além de manter uma distância segura do veículo a frente, e o carro dentro da faixa de rolagem, pode ainda de forma automática reduzir a velocidade do carro ao se aproximar de um cruzamento ou rotatória, além disso, o Passat é capaz de ler sinais de transito e diminuir sua velocidade para a indicada na via, por exemplo se você está em um via onde a velocidade máxima é de 120 km/h, porém se aproxima de um trecho aonde a velocidade máxima será reduzida para 90 km/h, o carro então é capaz de reduzir a velocidade sozinho com o piloto automático ligado. Outro recurso é utilizado no transito das cidades, quando o Passat pode seguir o carro da frente acelerando e parando de forma automática.
Há ainda o novo Lane Keep Assist, que graças a uma nova câmera mais sofisticada, reconhece as faixas de via e também o seu entorno, como grama ou a calçada, permitindo assim que o carro fique dentro da estrada ou da rua de forma automática fazendo pequenas correções no volante. Tudo isso funciona em uma faixa de velocidade de 5 até 210 km/h.
Clique na imagem para ampliar
Para terminar de falar na segurança, Passat estreia o freio evasivo de emergência: Emergency Steering Assist, usado pela primeira vez em um Volkswagen, ele monitora o que se passa na frente do Passat, caso seja detectada um risco de colisão o motorista é alertado com sinais sonoros e visuais, por exemplo, um carro parado na estrada, ai os freios são aplicados e o Passat ajuda ao motorista a fazer a manobra evasiva para evitar a colisão, evitando as chances do motorista perder o controle do carro ao desviar de uma batida.
Porém calma, você não vai encontrar por ai um dono de um novo Passat dormindo ao volante com o carro em movimento, todos estes auxílios não irão substituir o motorista, pelo menos por enquanto. O Passat assim como outros veículos semi-autônomos, conta com um sensor que não permite ao motorista tirar as duas mãos do volante por mais de 10 segundos, caso ele faça isso o carro tenta alerta-lo com vários sinais sonoros e visuais, e se mesmo assim o motorista sequer tocar no volante, o carro então começa a frear automaticamente e encosta no acostamento.
Clique na imagem para ampliar
Na Europa o novo VW Passat 2020 seguirá praticamente com os mesmo motores, com exceção da estreia de um novo e menos poluente bloco movido a diesel, um 2.0 TDI Evo, que segundo a Volks dará inicio a uma nova era de motores diesel para a marca, tendo 150 cv de potência, ele polui muito menos que o motor diesel anterior e já atende ao padrão Euro6d que entrará em vigor na Europa apenas em 2021.
O Passat 2020 na Europa terá três versões a gasolina turbo TSI com 150 cv, 190 cv ou 272 cv, além de três opções de motores a diesel TDI com nível de potência de: 120 cv, 190 cv ou 240 cv. Um detalhe importante é que tanto os motores a diesel quanto os a gasolina passam a vir equipados com filtro de partículas para diminuir os níveis de poluição.
A maioria das versões vem equipada com câmbio automático de sete velocidades e dupla embreagem, com exceções das versões menos potentes a gasolina e a diesel, que sairão da fábrica com câmbio manual de seis marchas.
Clique na imagem para ampliar
Há ainda o Passat híbrido GTE, dotado de um conjunto de motor elétrico e a combustão, com 218 cv de potência total, o Passat eletrificado agora pode rodar apenas no modo elétrico sem beber uma gota de gasolina e emitir zero de poluição, por uma distância entre 55 a 70 km, as baterias do motor elétrico podem ser recarregadas na tomada ou também pela energia gerada nas frenagens. O Passat GTE tem câmbio automático especial de seis marchas.
Clique na imagem para ampliar
O novo VW Passat 2020 deve desembarcar no Brasil apenas em 2020, até mesmo na Europa o sedan ainda vai demorar um tempinho para chegar, a Volkswagen começará uma pré-venda a partir do mês de maio na Europa, sendo que a previsão é de que as primeiras unidades do Passat atualizado sejam entregues apenas no final de agosto.
Clique na imagem para ampliar
Lembrando que ao contrário do Brasil, onde atualmente o Passat é vendido apenas na versão sedan, na Europa a linha Passat conta com outros modelos, como a versão perua Passat Variant, a versão aventureira 4×4 Passat Alltrack, a versão híbrida Passat GTE sedan ou perua e a configuração esportiva Passat R Line também como sedan ou Variant.
Clique na imagem para ampliar
Pouca gente sabe, mas o Passat já é o segundo carro mais vendido na historia da Volkswagen no mundo, até a metade de 2019 o modelo deve alcançar a impressionante marca de 30 milhões de unidades produzidas. O Passat já superou o lendário Fusca que têm 21.5 milhões de unidades fabricadas, perdendo apenas para o Golf que tem atualmente 35 milhões de exemplares feitos.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.