A Volkswagen começou a vender agora em abril, a linha 2023 da Saveiro, a veterana picape chega ao mercado praticamente sem mudanças e com preços começando em R$ 86.720. A Saveiro 2023, traz como novidade uma atualização no motor 1.6L MSi 16v, que tem agora 116 cv e estará presente em todas versões, passando a ser o destaque do modelo nas versões mais baratas.
Índice desta matéria
Saveiro Robust (Cabine Simples) – R$ 86.720
Saveiro Trendline (Cabine Simples) – R$ 92.460
Saveiro Robust (Cabine Dupla) – R$ 104.270
Saveiro Cross (Cabine Dupla) – R$ 118.209
Versão Cross (foto acima) chega ao próximo nos R$ 120,000 na linha 2023 da Saveiro
Esta atualização no motor 1.6 16v da Volkswagen, não feita por que a fabricante queria melhorar o seu produto, mas sim porque eles foram obrigados pela legislação, para conseguir atender ao novo padrão de emissão de poluentes Proconve L7, que entrou em vigor recentemente, fazendo com que a Volkswagen fosse obrigada a tirar do mercado o antigo 1.6 8v de 104 cv, que equipava a maioria das versões da Saveiro desde 2009.
O bloco EA211 mais conhecido como 1.6 16v MSi, ganhou uma nova calibragem para ficar menos poluente, com isso a potência foi reduzida de 120 cv para 116 cv com etanol, o torque também foi diminuído, passando de 16.8 kgfm para no máximo 16.1 kgfm.
Com o “novo motor” disponível para toda a linha, a Saveiro principalmente nas versões mais baratas se destaca pelo motor mais potente frente a rival a Fiat Strada, que nas versões mais baratas conta com o bloco 1.4 8v Fire que rende apenas 85 cv (G) / 88 cv (E), enquanto as versões mais caras da Strada vêm com motor 1.3 Fire de 101 cv (G)/ 109 cv (E) para um torque de no máximo 14.2 kgfm.
O motor EA211, agora presente em todas as versões da Saveiro, desenvolve 116 CV com etanol ou 106 CV com gasolina, para um torque entre 15.4 kgfm até 16.1 kgfm dependendo do combustível escolhido, o que representa uma grande diferença no desempenho.
Graças ao novo motor já citado, algumas das versões da Saveiro apresentam melhorias no desempenho, esse é o caso das configurações com cabine simples, que tiveram sua aceleração de 0 a 100 km/h com etanol reduzida em cerca 0.5 segundos, caindo de 10.5 s para 9.9 segundos. Enquanto a rival Fiat Strada 1.4 cabine simples precisa de 12.3 segundos para ir de 0 a 100 km/h.
Em relação ao antigo motor 1.6L 8V usado pela Saveiro na maioria de suas versões, o ganho de potência chega até 12 CV, ele tinha 101 cv e 104 CV, gasolina / álcool respectivamente.
Só lembrando que ainda não existe câmbio automático para a Volkswagen Saveiro, todas as versões seguem apenas com câmbio manual de 5 marchas.
Ao todo o Volkswagen Saveiro 2023 está disponível em quatro versões de acabamento: Robust CS (cabine simples), Robust CD (cabine dupla), Trendline CS (cabine simples) e Cross CD (cabine dupla), com preços que vão de R$ 86.720 pedidos pela configuração de entrada Robust com cabine simples, até a bagatela de R$ 118.280 para a versão Cross.
Acima a Saveiro Robust 2023 versão de entrada da picape, parte de R$ 86.720 foto: FordCaer
Cada versão se distingue visualmente, a Robust fotos acima e abaixo, tem estilo mais simples, voltado ao trabalho, tendo para-choque, para-lamas, retrovisores e maçanetas em plástico sem pintura, enquanto a versão Trendline, tem estas mesmas peças pintadas na cor da carroceria, além de ser mais equipada, trazendo por exemplo, computador de bordo, sistema de som Media Plus, com Bluetooth, MP3 e entrada USB, além de um acabamento interno mais sofisticado.
Por fim, a top de linha Saveiro Cross, traz um estilo mais chamativo e sofisticado, com para-choque e grade frontal com desenho exclusivo, faróis de neblina e faróis principais mais modernos, rodas em liga leve aro 15, rack no teto, apliques na carroceria, santo Antônio na caçamba e um interior mais requintado, trazendo por exemplo bancos em couro e sistema multimídia.
Independente da versão escolhida o câmbio da VW Saveiro 2023 é sempre manual de cinco velocidades.
Desde a versão de entrada a VW Saveiro 2023 vem com ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, direção hidráulica, faróis com máscara escurecida, freios a disco nas quatro rodas, alerta de frenagem de emergência, preparação para som, rodas de aço aro 15″ com calotas, santantônio e grade protetora do vidro traseiro, iluminação na caçamba, vidros e travas elétricas, além de chave do tipo canivete porém sem controle remoto ou alarme.
A versão cabine dupla da Saveiro Robust vem com os mesmos itens da Robust CS, acrescidos de desembaçador do vidro traseiro, tomada de 12v traseira, barras longitudinais no teto e cintos de segurança de três pontos com apoio de cabeça para todos os ocupantes do banco traseiro.
Além dos itens presentes na versão Robust, a versão Trendline agrega computador de bordo I-System, para-choques, retrovisores e maçanetas pintados na cor do veículo, alerta sonoro de não uso dos cintos de segurança, retrovisores elétricos com função tilt-down no lado do passageiro, repetidores de seta nos retrovisores, faróis com função “Coming & Leaving home”, alarme, chave canivete com controle remoto, vidros elétricos e sistema de som “Media Plus” com Bluetooth entradas USB, SD-card e AUX-IN, porém com tela simples – não é touch nem colorida, além de sistema de som com dois alto-falantes.
Ainda na versão Trendline, quem quiser um veículo mais equipado, pode optar pelo pacote opcional Conforto, porém que custa salgados R$ 8.130, ele agrega a Saveiro Trendline: Volante com ajuste de altura e profundidade, câmera de ré com sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, ganchos para amarração de carga na caçamba, capota marítima, lanterna de neblina, rodas em liga leve aro 15″, e sistema multimídia “Composition Touch” com tela touch screen de 7 polegadas.
Por fim, a versão Cross tem uma lista de equipamentos mais interessante, que tenta justificar os R$ 120 mil pedidos, ela vem com bancos em couro sintético, freio com ABS com função off-road, controle de estabilidade ESC, distribuição eletrônica de frenagem, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, indicador de pressão dos pneus, câmera de ré, volante multifuncional revestido em couro, ajuste de altura e profundidade para o volante, retrovisor interno antiofuscante (eletrocrômico).
Há ainda faróis auxiliares com três funções: Neblina, longo alcance e conversão estática, ganchos para amarração de carga, capota marítima, lanterna de neblina, lanternas traseiras escurecidas, pedaleiras esportivas, piloto automático, rodas de liga leve aro 15″, sensores de chuva e crepuscular, sistema multimídia “Composition Touch”, sistema de som com 4 alto falantes + 2 tweeters, retrovisor interno eletrocrômico (anti ofuscamento), além de visual exclusivo.
O futuro da VW Saveiro ainda é nebuloso, desde o final do ano passado, especula-se que a picape vai passar por um facelift, porém oficialmente isso nunca foi confirmado pela Volkswagen, também não há qualquer indicio disso, como protótipos flagrados.
O mais provável é que ao invés de promover uma plástica em sua picape compacta já envelhecida, a Volkswagen vai se concentrar e desenvolver uma picape totalmente nova, rival para de modelos como Fiat Toro. Esse novo modelo da VW chegaria até 2024, e seria baseado no conceito VW Tarok (foto acima), e substituiria a atual Saveiro, uma solução seria batizar essa nova picape de Saveiro, a exemplo do que a GM fez com a Nova Montana, a picape compacta da Chevrolet após mais de 10 anos ganhará uma geração totalmente nova, ele se transformará de uma picape compacta de média porte, assim como a Fiat Toro.
O projeto da Saveiro é um dos mais antigos da Volkswagen no país, a atual geração da picape chegou ao mercado brasileiro em agosto de 2009, já são ai quase 13 anos, desde então, o modelo assim como o Gol e Voyage, só vem recebendo apenas atualizações em seu visual, interior, mecânica e equipamentos.
Esta idade avançada já fica clara nas vendas baixas da Saveiro, principalmente em relação a rival Fiat Strada, que foi completamente reformulada em 2020 e tem um projeto muito mais interessante.
De janeiro até abril de 2022, a VW Saveiro vendeu apenas 1.570 unidades, contra 29.675 da Fiat Strada. A falta de procura pela Saveiro fica ainda maior se analisarmos que, durante todo o mês de abril apenas 42 unidades da VW Saveiro foram emplacadas, enquanto que a Fiat Strada vendeu 7.983 unidades, de acordo com dados da Fenabrave.
Ainda vale a pena comprar uma Saveiro? Na nossa opinião, a única versão ainda competitiva no mercado é a Robust, pelo custo benefício, já que a Strada Endurance, a versão mais barata da picape Fiat, atualmente sai por R$ 95.400, uma diferença de quase R$ 9 mil em relação ao pedido pela Saveiro Robust, além disso, enquanto a Fiat usa o antigo e fraco motor 1.4 Fire de 88 cv nesta versão, a Saveiro mais barata já utiliza o 1.6 de 116 cv.
Com relação as demais versões, a comparação com a Strada é cruel, já que a picape da Fiat é maior, mais moderna e mais equipada, além de ter 4 portas nas versões cabine dupla, câmbio automático CVT na versão mais cara, custando praticamente o mesmo que a Volkswagen pede pela Saveiro que é manual.
A versão de entrada Robust, tem IPVA em cerca de R$ 1.600. Já o seguro sai na faixa dos R$ 3.500. Vale lembrar que picapes com cabine simples por serem considerados veículo de trabalho, pagam apenas 2% de alíquota, contra 4% dos demais modelos. Já a Saveiro 2023 Trendline, tem IPVA de R$ 1.800 e seguro na faixa dos R$ 3.800. A Saveiro 2023 Robust com cabine dupla gasta R$ 3.800 de IPVA e R$ 4.000 de seguro na média. Por fim a top de linha Cross tem IPVA de R$ 4.730 e seguro médio de R$ 5.000.
Fonte e maiores informações em: Volkswagen
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