Volkswagen

VW Saveiro 2024 chega com visual renovado e novos equipamentos, será o suficiente para se manter viva ?

Durante os últimos três ou quatro anos muito se falou sobre uma nova geração da Saveiro, a Volkswagen até chegou a apresentar uma picape conceito chamada de Tarok no Salão de SP de 2018, feita sobre a plataforma do Polo, porém pelos altos custos de produção o projeto foi cancelado. Restou a Volkwagen brasileira então promover uma leve atualização no visual da Saveiro atual, que é a mesma desde 2009. A Saveiro 2024 infelizmente não tem novidades no interior, enquanto a lista de equipamentos ganhou apenas novos itens de segurança. A Volks espera fisgar compradores pelo bolso, já que por R$ 95.770, a Saveiro é a picape 0km mais barata que você pode comprar no Brasil, custando R$ 5.220 a menos que a rival Fiat Strada.

Resumo…

A nova Saveiro 2024 traz um conjunto dianteiro totalmente novo, porém na traseira as mudanças foram poucas. O interior não mudou, permaneceu o mesmo da Saveiro G7 lançada em 2016. São um total de 4 versões: Robust, Robust Cabine Dupla, Trendline e a nova opção top de linha Extreme Cabine Dupla. Os preços partem de R$ 95.770 e vão até R$ 114.580, enquanto a rival Strada custa hoje entre R$ 100.990 até R$135.990.

Quem esperava motor 1.0 turbo ou câmbio automático na Volkswagen Saveiro irá se decepcionar, a Volkswagen insitiu no veterano 1.6 16v MSI EA211 de 116 cv com etanol ou modestos 106 cv com gasolina, também de 2016, que hoje equipa todas as versões sempre combinado com o tradicional câmbio manual de cinco marchas. Bem distante da rival Fiat Strada, que já dispoe de motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio automático CVT.

Para não dizermos que não houve mudanças mecânicas, a Volkswagen subiu a suspensão dianteira da Saveiro em 10mm para evitar do carro raspar com facilicidade e dar maior capacidade fora do asfalto, enquanto a suspensão traseira recebeu novas molas e novos batentes visando melhorar o conforto e deixar a picape mais macia.

Importante falar que a VW Saveiro 2024 ficou mais segura, todas as versões passam a vir de série com controle de estabilidade, assistente de partidas em rampas, freio a disco nas quatro rodas e sensor de estacionamento traseiro. Agora vamos detalhar o modelo:

 

Preços da Saveiro 2024

Saveiro Robust: R$ 95.770

Saveiro Robust Cabine Dupla: R$ 109.710

Saveiro Trendline: R$ 101.490

Saveiro Extreme Cabine Dupla: R$ 114.580

Preços não subiram e o fim da versão Cross…

Os preços praticamente se mantiveram no mesmo patamar da Saveiro 2023, a única diferença é a nova versão top de linha Extreme, que custa R$ 114.580 antes R$ 123.450 da antiga versão top de linha Saveiro Cross, retirada de linha. Mas calma com a empolgação, como já sabemos, ninguém da almoço gratís quando se trata de carros.

A versão Extreme é mais barata porque é mais simples em relação a antiga Saveiro Cross, os faróis de neblina são simples ao invés de longo alcance e direcionáveis da Cross, não há mais sensor de estacionamento dianteiro, além disso equipamentos antes ofertados de série na Cross agora são opcionais na Extreme, como o ABS off-road, piloto automático, retrovisor eletrocromico, além dos sensores de chuva e de acendimento dos faróis, fora que o visual da Extreme é praticamente o mesmo das demais versões, enquanto a Cross tinha um conjunto próprio.

Novo desenho da Saveiro 2024

Visualmente a Volkswagen Saveiro 2024 mudou os faróis, grade, capô e para-choque, destaque para o novo desenho polêmico do para-choque com desenho e formato de boca de peixe com maior projeção para fora, para deixar o carro com um porte mais robusto a Volkswagen instalou um capô mais elevado.

Lembrando que o para-choque novo é o mesmo para todas as versões, porém o acabamento varia, na configuração: na Extreme é pintado na cor do veículo e tem detalhes prateados, na Trendline também é pintado na mesma cor da carroceria porém não tem detalhes prateado, enquanto na versão de entrada Robust a Saveiro tem para-choques sem pintura e a grade fontal não tem o filete cromado.

Nas laterais praticamente não há alterações, apenas a nova versão Extreme que tem apliques inéditos nos para-lamas e na parte inferior da carroceria, deixando a picape com um aspecto mais off-road. Há ainda novas rodas e calotas aro 15 para toda a linha.

Na traseira da Saveiro 2024 as mudanças foram menores, novas lentes para as lanternas com acabamento fumê e uma nova disposição de luzes, porém nada de LED. O para-choque traseiro ganhou desenho mais envolvente e moderno, além de ter acabamento com detalhes prateados na versão Extreme. Na tampa da caçamba agora há um estranho adesivo em preto fosco que conecta as lanteras nas versões Trendline e Extreme, ainda como novidade a tampa da caçamba tem a inscrição SAVEIRO em destaque ao centro em todas as configurações.

A Saveiro 2024 ganhou novas opções de cores, Cinza Oliver (exclusivo da Trendline e Extreme), além da Cinza Moonstone (exclusiva da versão Extreme).

Interior da Saveiro 2024 não mudou

Na cabine tudo praticamente igual, a não ser na nova versão top de linha Extreme, que tem acabamento mais refinado e alguns detalhes exclusivos como o quadro de instrumentos esportivo, bancos em couro com detalhes na cor cinza e a inscrição Extreme nos encostos, há ainda friso em aço escovado no painel, lembrando que isso exclusivo para a versão top de linha.

Novos equipamentos

A Volkswagen não divulgou imagens das demais versões, apenas divulgou que todas passam a vir de série com novos itens de segurança com sensor de estacionamento traseiro, controle de estabilidade, assistente de partida em ladeiras Hill Holder, repetitores de seta nos retrovisores e freio a disco nas quatro rodas, porém não há melhorias em termos de conforto.

Lembrando que em pleno 2023 a Volkswagen insiste em oferecer multimídia de série apenas na versão mais cara Extreme, que custa R$ 114.990, por falar na multimídia, a Saveiro 2024 mantém a já ultrapassada Composition Touch com tela pequena de apenas 6,5 polegadas usada também desde 2016 no modelo, há Android Auto e Apple CarPlay, porém, ainda através do uso de cabo.

Versões e preços da Volkswagen Saveiro 2024:

Saveiro Robust 2024 – R$ 95.750

De série a versão Robust, opção mais barata da Saveiro 2024, vem com ar-condicionado, direção hidráulica, assistente de partidas em rampas, rodas em aço aro 15 com calotas, controle de estabilidade, vidros elétricos, travas elétricas das portas, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores com repetidores de seta, freio a disco nas quatro rodas, ajuste de altura do banco do motorista e protetor de caçamba, lembrando que na Robust, para-choques, maçanetas e retrovisores não vêm pintados e não há sistema de som.

Saveiro Robust Cabine Dupla 2024 – R$ 109.710

Além de todos os itens da versão Robust cabine simples, agrega rack no teto e desembaçador do vidro traseiro, além de alças de segurança para no teto para os passageiros.

Saveiro Trendline R$ 101.490

A versão Trendline tem uma proposta mais jovem e sofisticada em relação a Robust, porém tem apenas versão com cabine simples, a lista de equipamentos agrega além dos itens da Robust, retrovisores elétricos com função Tilt Down – na qual o retrovisor direito vira em direção ao meio fio ao engatar a marcha ré para facilitar a manobra de estacionamento, terceira luz de freio Break light, computador de bordo, iluminação na caçamba, alarme com controle remoto, além de para-choques, retrovisores e maçanetas pintados na cor do veículo.

Opcionais da Saveiro Trendline 2024:

A Trendline ainda conta com dois pacotes de opcionais o “Interatividade” que por salgados R$ 5.225 entrega sistema multi-midia, câmera de ré, volante multi-funcional, alto falantes nas portas, além de rodas em liga leve aro 15, ajuste de altura e profundidade para o volante, capota martima, faróis de neblina e ganchos deslizantes na caçamba.

Se você achou caro, pode levar por R$ 2.180 o kit “Comforto”, que traz rodas de liga leve, faróis de neblina, ganhos na caçamba, capota martimita e o volante com ajuste de altura e profundidade.

Saveiro Extreme 2024 – R$114.580

Por fim a versão top de linha além de todos os itens de série já citados nas outras versões agrega bancos em couro, painel de instrumentos com visual exclusivo, central multimídia Composition Touch com 6,5 polegadas, câmera de ré, rodas em liga leve aro 15 com acabamento diamantado e em preto brilhante, faróis de neblina, rack no teto integrado com santo antonio na caçamba, volante multi-funcional com ajuste de altura e profundidade, monitoramento da pressão dos pneus e faróis de neblina, lembrando que a Saveiro Extreme vem sempre com cabine dupla.

Interior da nova Saveiro Extreme

Opcional Saveiro Extreme

Opionalmente a versão Extreme pode vir com o pacote “TECH” por R$ 2.160 agrega ABS especial para off-road acionado por um botão e assistente para descidas na terra, sem a necessidade de acelerar ou frear, há ainda neste kit opcional, piloto automático, sensor de chuva e de acendimento dos faróis além de retrovisor interno fotocrômico – anti ofuscamento.

Desempenho Saveiro 2024:

Como não houve mudanças mecânicas o desempenho e consumo da Saveiro 2024 não mudou, a picape da Volkswagen acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e alcança os 181 km/h de velocidade máxima, é um bom desempenho.

Consumo Saveiro 2024

Com relação ao consumo, a picape nas versões cabine simples faz com gasolina 11.5 km/l na cidade ou 12.9 km/l na estrada, porém com etanol a picapinha bebe com vontade, faz 7.9 km/l na cidade e não passa dos 9.1 km/l na estrada. A versão cabine dupla apesar de ser mais pesada tem praticamente o mesmo consumo, faz com gasolina 11.3 km/l na cidade e 12.6 km/l na estrada, enquanto que com etanol roda 7.8 km/l na cidade e 8.9 km/l na estrada.

Vale comentar aqui a falta que faz um motor turbo na Saveiro, a Fiat Strada 1.0 Turbo, apesar de ser mais pesada e usar câmbio automático, tem melhor desempenho com 14 cv de a mais de potência e 5 kgfm a mais de torque em relação a Saveiro, além disso, a rival Fiat também consegue ser mais econômica tanto na estrada quanto na cidade.

Porque não tem Saveiro automática

A Volkswagen informou a Revista Auto Esporte que o custo de adaptar na Saveiro o câmbio automático de seis marchas já usado em modelos como Voyage, Polo e Virtus (que usam o mesmo motor 1.6 16v da Saveiro) seria alto demais. Podemos então supor então que, por este mesmo motivo, a Volks também desistiu de colocar o motor 1.0 turbo na Saveiro.

Capacidades e dimensões da Saveiro 2024:

Com os novos para-choque o comprimento da Saveiro foi ampliado em 2 cm, totalizando 4.49 m, contra 4,47 m do modelo anterior, porém as demais distâncias não mudaram, a Saveiro segue com 2,75 m de entre eixos, altura de 1,56 m e largura de 1,72 m, medidas no mesmo patamar da rival Strada.

Porém, apesar do tamanho parecido na teoria, na pratica a picape Fiat leva uma enorme vantagem sobre a Volkswagen no tamanho da caçamba (são 844 litros na Strada Cabine Dupla contra apenas 580 litros na Saveiro CD), principalmente na versão cabine simples são apenas 734 litros na Saveiro contra 1.354 litros na Strada.

Com relação a capacidade de carga, a Saveiro leva na versão cabine simples 664 kg na caçamba, enquanto na versão com cabine dupla a capacidade é de 638 kg. Mais uma vez a rival Fiat leva vantagem, porém por uma margem menor, aguentando 54 kg a mais na configuração cabine simples e 14 kg a mais na cabine dupla. Lembrando que a Strada usa feixes de molas, enquanto a Saveiro aposta nas molas tradicionais.

Outro importante é que a Fiat Strada Cabine Dupla tem quatro portas contra apenas duas da VW Saveiro Cabine Dupla, não há planos da Volkswagen lançar uma Saveiro com quatro portas.

Saveiro vive dias dificies no mercado brasileiro…

Como você deve ter percebido, é inegavel que a Fiat Strada tem hoje um melhor conjunto em relação a Saveiro. Enquanto a rival tem um projeto completamente novo, lançado em 2020, a Volkswagen ainda insisite no projeto de 2009, e isso cobra um preço pesado nas vendas.

De acordo com a Fenabrave, de janeiro até julho de 2023 a Fiat Strada vendeu 60.933 unidades, sendo hoje o carro mais comercializado do país, enquanto a VW Saveiro emplacou apenas 24.442 unidades, ou seja, três vezes menos.

Lembrando que a ex-rival Chevrolet Montana, também ganhou uma geração totalmente nova, ficou maior e subiu de categoria, mesmo custando hoje entre R$ 121.790 até R$ 151.890, vem também roubando compradores da Saveiro, emplacando 17.006 unidades de janeiro até julho deste ano.

E ai será que com estas mudanças a Volkswagen Saveiro conseguirá melhorar suas vendas mercado? Deixe sua opinião abaixo.

Equipe Encontracarros

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