A Volkswagen surpreendeu ao mundo nesta segunda-feira (11 de maio), ao apresentar no Vienna Motor Symposium, sua mais nova linha de motores turbo, tanto a gasolina TSi, quanto diesel TDI, porém o que mais surpreendeu são os novos motores de alta performance da marca alemã, como o incrível 1.0, três cilindros TSI, baseado no conhecido bloco EA211, este motor é capaz de entregar 272 cv de força e 27 kgfm de torque, isso é graças a um turbocharger especial “monoscroll” e a outro turbo especial chamado “e-booster”.
De acordo com Heinz-Jakob Neußer, chefe da divisão de desenvolvimento de motores do grupo Volkswagen, “Esta é só uma amostra de todo o potencial que os motores a combustão ainda podem ter”, porém a marca ainda não revela se este bloco 1.0 de 272 cv, está pronto pra produção, ou ainda está em fase de desenvolvimento.
O segundo bloco apresentado, é o novo W12 (12 cilindros em “W”), 6.0, turbo TSI que produzi 608 cv a 6.000 rpm e 90 kgfm de torque, este motor é turbo TSI, a gasolina, e será usado nos modelos top de linha do grupo Volkswagen, de acordo com a fabricante será o motor 12 cilindros mais econômico e menos poluente do segmento de carros de luxo, contando ainda com recursos como sistema que desativa até a metade dos 12 cilindros quando não é necessária tanta potência, sistema Start/Stop, novo sistema de injeção de alta e baixa pressão entre outras novidades. Já por outro lado terá um ótimo desempenho, dependo do veículo que ele equipará, a Volkswagen afirma que este novo bloco W12 levará o carro de 0 a 100 km/h em 4 segundos, e será capaz de superar os 300 km/h de velocidade máxima.
Lembrando que estes motores podem ser usados tanto pelos carros da Volkswagen, quanto da Audi e Bentley.
Ainda neste evento a Volkswagen revelou a nova linha de motores turbo diesel TDI, euro6, para veículos utilitários da marca, entre as novidades está o 2.0, TDI 4v bi turbo, com sistema diesel modular MDB, este motor será inaugurado pelo novos Transporter já nos próximos meses, e contará com quatro versões com potência indo de 83 a 204 cv, e torque de 22 a 45 kgfm.