Com a chegada do Nivus, a vida do T-Cross no mercado ficou mais complicada, já que o SUV da Volkswagen passou a enfrentar uma concorrência interna, sabendo disso a montadora tratou de melhorar o T-Cross para a linha 2021, ele ficou mais equipado em todas as versões, porém, como ninguém da almoço grátis, os preços do VW T-Cross aumentaram, agora o SUV parte de R$ 91.660 na versão 1.0 TSi manual, e vai até os R$ 120.600 na versão top Highline 1.4 TSi, um aumento em média de R$ 2.5 mil em relação a linha 2020.
Índice desta matéria
T-Cross 200 TSI manual – R$ 91.660
T-Cross 200 TSI automático – R$ 99.090
T-Cross Comfortline 200 TSI automático – R$ 112.120
T-Cross Highline 250 TSI Automático – R$ 120.600
Sem mudanças visuais ou na mecânica, o Volkswagen T-Cross 2021 traz como destaque a lista de equipamentos mais recheada, o SUV em todas as versões passa a vir com uma nova e mais tecnológica central multi-mídia, com tela touch de 10,1 polegadas, dotada do novo sistema VW Play, além de conexão sem fio com Apple Carplay, e conexão com fio com Android Auto.
Esta é a mesma central que estreou no Nivus, ela foi desenvolvida pela Volkswagen do Brasil, traz novos aplicativos, conexão com a internet via Wi-Fi, loja exclusiva de aplicativos, além da possibilidade de baixar aplicativos diretamente na central, já que o sistema conta com memória interna com 10 GB de espaço. Além disso, a central VW Play abriga novas funções do carro como o acionamento do sistema de estacionamento automático Park Assist e um seletor do modo de condução, lembrando que estes dois novos recursos estão disponíveis apenas para a versão top Highline.
Além da nova central VW Play, todas as versões do T-Cross 2021 trarão de série, frenagem automática pós-colisão – um sistema que aplica os freios de forma automática após uma colisão, além de monitoramento da pressão dos pneus e regulagem elétrica de altura dos faróis.
Não menos importante, as versões mais baratas com motor 1.0 200 TSi (R$ 91.660 manual ou R$ 99.090 automática), passam a também ter como opcional as rodas aro 17 com acabamento diamantado, antes estas rodas eram exclusivas da versão top de linha Highline, as versões mais baratas podem vir opcionalmente com sensor de estacionamento também dianteiro, além de câmera de ré e espelhos elétricos com rebatimento automático (este último restrito apenas para a versão 200 Tsi automática).
Enquanto que a versão intermediária do T-Cross, a Comfortline (R$ 112.120) passa a vir de série com novas rodas aro 17 com detalhes em preto, esta versão traz agora de série detector de fadiga do motorista, lembrando que desde a linha 2020 o T-Cross intermediário Comfortline, já trazia de série painel de instrumentos 100% digital, e agora como opcional esta versão pode agora vir com teto solar panorâmico e bancos em couro.
Para completar a versão top de linha Highline, como dissemos passa a vir com seletor de modos de condução, além de sistema de estacionamento automático Park Assist de série. Externamente o T-Cross Highline ganhou molduras cromadas nos faróis, além de rack na cor prata e frisos cromados na parte inferior das janelas. O preço subiu quase R$ 2 mil, o T-Cross Highline agora sai por R$ 120.600, antes era R$ 118.690.
Infelizmente ainda faltou alguns itens no T-Cross, principalmente com relação aos recursos de segurança que estrearam no Nivus, como piloto automático adaptativo ACC, frenagem frontal automática, que inexplicavelmente não estão disponíveis nem como opcionais para o T-Cross, mesmo o modelo sendo de uma categoria superior ao Nivus.
Na parte mecânica não há novidades, o Volkswagen T-Cross 2021 segue tendo duas opções de motores, o 1.0, 3 cilindros, 200 Tsi turbo flex que rende 116 cv com gasolina ou 128 cv com etanol, este motor é ofertado na versão de entrada 200Tsi e na Comfortline. O câmbio é manual seis marchas na versão mais barata e automático de seis marchas nas demais.
A segunda opção de motor é restrita a versão mais cara Highline, ela conta com o bloco 1.4 Tsi flex, quatro cilindros, de 150 cv (a potência é a mesma tanto com etanol quanto com gasolina), vindo com câmbio automático de seis marchas.
A versão de entrada 200 TSi com câmbio manual faz com etanol 8,5 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada, enquanto que com gasolina as médias são de 12,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.
Esta mesma versão 200 TSi só que automática, faz com etanol 7,6 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada, já com gasolina no tanque ele faz 11 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.
A versão 1.0 Comfortline faz com etanol 7,6 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada, , enquanto que com gasolina ele roda 10,8 km/l na cidade e 13.4 km/l na estrada.
Por fim a versão top de linha Highline 1.4 com etanol faz 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada, enquanto que com gasolina as médias são de 11 km/l na cidade e 13.2 km/l na estrada.
1.0 200 TSi, manual:
Aceleração de: 0 a 100 km/h 9,6 segundos etanol / 10 segundos gasolina
Velocidade máxima: 189 km/h etanol / 183 km/h gasolina
1.0 200 TSi, automático:
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,4 segundos (Etanol) / 10,9 segundos (Gasolina)
Velocidade máxima: 184 km/h (Etanol) /179 km/h (Gasolina)
1.4 250 TSi, automático
Aceleração de: 0 a 100 km/h 8,7 segundos
Velocidade máxima: 198 km/h
6 Airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina)
Controle eletrônico de estabilidade
Controle de tração e Bloqueio eletrônico do diferencial
Auxílio de partida em rampa
Direção elétrica e coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
Espelhos retrovisores externos elétricos com função tilt down no lado direito
Faróis de neblina com função “Cornering Light” (luz de conversão estática)
Indicador de controle da pressão dos pneus
Lanternas traseiras em LED
Luz de condução diurna em LED na região dos faróis de neblina
Rack de teto longitudinal na cor preta
Rodas de liga leve 16”
Pneus 205/60 R16
Sensores traseiros de estacionamento
Sistema de alarme anti-furto com comando remoto
Sistema multimídia VW Play com tela de 10,1” + 4 Alto-falantes + Antena no teto
Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão
Tomada USB no console central
Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros
Opcional: Pacote Interactive III (R$ 1.060):
2 alto-falantes dianteiros adicionais (Total 6)
Câmera de ré
Sensores dianteiros de estacionamento (além dos traseiros que já são de série)
Contém os mesmos itens de série da versão manual e acrescenta:
Piloto automático (controle automático de velocidade)
Descansa braço central com porta-objetos
Saídas traseiras do ar condicionado
2 entradas USB para carregamento para os passageiros traseiros
Volante multifuncional revestido em couro com “shift paddles”
2 alto-falantes dianteiros adicionais
Grade dianteira em acabamento especial
Opcional: Pacote Interactive IV (R$ 2.260):
Espelhos retrovisores externos eletricamente rebatíveis
Câmera de ré para auxílio em manobras
Sensores dianteiros de estacionamento (além dos traseiros que já são de série)
Rodas de liga leve 17” (Novidade da linha 2021)
Contém os mesmos itens de série da versão 200 TSI automático e acrescenta:
Rodas de liga leve 17” diamantada com parte interna na cor preta
Pneus 205/55 R17
Grade dianteira com detalhes cromados
Iluminação ambiente em LED
Revestimento interno escurecido em cor Deep Blue
Ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura
Sistema “KESSY” de abertura das portas sem chave e partida do motor por botão
Detector de fadiga do motorista
Seletor do modo de condução
Espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico
Banco do motorista com ajuste para suporte lombar
Câmera para auxílio em manobras em marcha a ré
Sensores dianteiros de estacionamento
Manopla da alavanca de câmbio em couro
Porta luvas refrigerado com iluminação
Porta‐malas com sistema de ajuste variável de espaço
Tapetes adicionais de carpete (4)
Opcionais:
Pacote Sky View II (R$ 5.070):
Teto solar panorâmico
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Sensores de chuva e crepuscular
Pacote Design View (R$ 2.060):
Bancos parcialmente em couro com detalhes na cor “Marrakesh Brown”
Apliques decorativos no painel com detalhes na cor Bronze NamibiaT-Cross Highline 250 TSI Automático
Contém os mesmos itens da versão Comfortline e acrescenta:
Bancos revestidos parcialmente em couro
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Faróis de neblina com moldura cromada
Frisos cromados na região inferior dos vidros laterais
Grade dianteira com moldura inferior cromada
Manopla da alavanca do freio de estacionamento em couro
Pedaleira esportiva com acabamento em alumínio
Sistema Start & Stop
Sensores de chuva e crepuscular
Opcionais:
Sky View (R$ 5.070):
Teto solar panorâmico
Pacote Tech & Beats (R$ 6.350):
Sistema Park Assist 3.0
Faróis full-LED com luz de condução diurna em LED
Sistema de som “Beats” com subwoofer
Pacote Pintura Bi-color (R$ 2.000):
Teto Pintado e colunas A/C na cor preto ninja ou cinza platinum
Retrovisores pintados na cor preto ninja ou cinza platinum
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