VW T-Cross é apresentado no Brasil, confira todos os detalhes do novo SUV que chega em 2019 com motor turbo 1.4 ou 1.0 e promete subir o nível do segmento

O mercado de SUVs brasileiros é um dos mais competitivos e rentáveis para as montadoras, este segmento é o que mais cresceu e recebeu novidades nos últimos anos. Duramente muito tempo o segmento basicamente se resumiu ao Ford Ecosport, lançado lá em 2003 e outros modelos maiores ou mais caros, em 2011 chegou ao mercado o Renault Duster e em 2012 o Ford Ecosport ganhou uma geração totalmente nova, após isso a procura por este tipo de SUV compacto cresceu tanto que em 2017, os SUVs foram a segunda categoria de carros mais vendida no Brasil, totalizando mais de 23% de todos os veículos emplacados no país, perdendo apenas para os hatchs compactos. Este mega crescimento dos SUV fez com que praticamente todas as montadoras grandes desenvolve-se um SUV compacto para o mercado brasileiro, como a Honda com o HR-V, a Fiat/Jeep com Renagade, a Nissan com o Kicks, a Hyundai com o Creta, a Renault com o Captur, a Chevrolet com o Tracker e a Citroën que acaba de lançar o C4 Cactus por aqui, faltava apenas a Volkswagen ter um modelo para disputar entre os SUVs compactos. Faltava.

Clique na imagem para ampliar

Para correr atrás do prejuízo por ter chegado por último em um segmento já aquecido, com modelos consolidados e não se tornar uma mera coadjuvante, a Volkswagen investiu pesado com o T-Cross, um SUV compacto feito sobra a plataforma do Polo e Virtus, com desenvolvimento pensado exclusivamente para o mercado brasileiro. Apesar do carro ter sido apresentado esta semana de forma simultânea no Brasil, China e na Alemanha, o T-Cross brasileiro será exclusivo para o nosso mercado, trazendo além do visual mais robusto, carroceria maior que o modelo  vendido na Europa, com maior comprimento, altura e entre-eixos.

A apresentação oficial do T-Cross aconteceu no Salão do Automóvel de SP agora em novembro, porém ainda vai demorar alguns meses para que a Volkswagen consiga produzir uma quantidade necessária do modelo na fábrica do São Bernardo do Campo, para abastecer as revendas, a previsão é que o T-Cross comece a ser vendido apenas em abril de 2019. Os preços ainda não foram revelados.

O estilo do VW T Cross brasileiro é exclusivo para o mercado brasileiro

Design…

O Volkswagen T-Cross tem um design que promete agradar a todos os tipos de público, desde aos mais jovens, quanto aos consumidores mais velhos, suas linhas são modernas e robustas, apostando em um estilo com personalidade própria e diferente dos outros modelos da Volks, como podemos ver na dianteira no desenho dos faróis, grade e para-choque, e nas traseira com chamativas e futuristas lanternas, que são integradas por um vidro, que corta a traseira do T-Cross de uma lateral a outra, conferindo uma identidade visual própria para o novo SUV compacto da Volks.

 

O Volkswagen T Cross brasileiro é 8.5 cm maior que o modelo Europeu, tem 2.65 m de entre-eixos

Dimensões…

Um dos triunfos do VW T-Cross frente a concorrência será o bom espaço interno, graças a ampla plataforma, a mesma do Virtus e Polo, o entre-eixos é amplo, são 2.65 metros, por exemplo o Jeep Renegade é quase 10 cm menor, tendo 2.57 m de entre-eixos já o Honda HR-V tem 2.61 m, já se compararmos com o Ford Ecosport o modelo da Volks tem entre-eixos cerca de 13 cm maior, ou seja, quanto maior o espaço entre os eixos, maior é o espaço interno para os ocupantes, principalmente no banco traseiro.

O conjunto de lanternas na traseira do VW T Cross chama a atenção pela sofisticação e modernidade

Apesar de ter entre-eixos amplo, no comprimento geral a carroceria do VW T-Cross brasileiro é bastante compacta tem apenas 4.19 m de comprimento, ele será um dos mais compactos da categoria, por exemplo o Hyundai Creta tem 4.27 m de comprimento, já o Honda HR-V possui 4.29 metros. Por isso houve uma grande preocupação da Volkswagen do Brasil com as dimensões do T-Cross nacional, tanto é que os engenheiros da fábrica de São Bernardo, deixaram o modelo nada menos do que 8.5 cm mais comprido que o T-Cross europeu, além de 1 cm mais largo, tudo para conseguir um melhor aproveitamento do espaço interno sem deixar o carro grande por fora. Como por exemplo o banco traseiro tem seu encosto ajustável, o que permite ao porta malas ter um espaço extra, acomodando entre 373 a 420 litros, dependendo da posição do encosto do banco. Falando em porta malas o VW T-Cross leva vantagem no espaço para a bagagem em comparação com o Jeep Renegade (273 litros) e o Ford Ecosport (365 litros), porém perde para modelos como Hyundai Creta (431 litros) e Honda HR-V (437 litros).

O acabamento da interior do VW T Cross agrada, pela qualidade e pela possibilidade de personalização, com diferentes cores e texturas

Interior…

As linhas do painel do Volkswagen T-Cross agradam, são bastante modernas e com recortes retos que dão um aspecto de modernidade, o acabamento – pelo menos no modelo top de linha divulgado na apresentação, agrada basante, o painel possui revestimentos em diferentes texturas e cores que poderão ser customizadas ao gosto do comprador, os bancos também possuem revestimentos em alto relevo, há ainda soluções tecnológicas que passam sofisticação a cabine como luz ambiente em LED com cores configuráveis ao gosto do motorista, no console central, em partes do painel, nas maçanetas das portas e na região dos pés, recurso idêntico ao usado no sedan Jetta. Há ainda soluções exclusivas do T-Cross brasileiro que visa oferecer mais praticidade no dia a dia, como suporte ajustável para celular no topo do painel, dois porta copos centrais e diversos porta objetos espalhados pela cabine.

Equipamentos devem ser um dos diferenciais do T Cross…

Assim como fez com o Polo, a Volkswagen aposta em oferecer um T-Cross mais equipado em relação ao ofertado pelos concorrentes, o SUV compacto virá nas versões mais caras com painel 100% digital configurável com display de 10 polegadas, além de sistema multi-mídia de última geração com tela de 8 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay e nada menos do que 4 entradas USB (duas para os bancos dianteiros e duas para o banco traseiro), sistema de “Manual Cognitivo” IBM Watson, presente no Jetta e Tiguan, o sistema permite ao motorista conversar com o carro que responde informações sobre o veículo, além de bloqueio eletrônico do diferencial, ar-condicionado digital com saída central para o banco traseiro. A lista de opcionais incluirá itens de luxo como faróis full LED e teto solar panorâmico, sistema de som premium da marca “Beats” com seis alto-falantes e 300 watts de potência, sistema kessy and Go, com destravamento e partida do motor apenas com a presença da chave, de seletor eletrônico de modo de condução com quatro modos: “Normal”, “Ecológico”, “Esportivo” ou “Individual”, além de assistente de estacionamento Park Assist 3.0, capaz de estacionar o carro de forma automática em vagas paralelas ou perpendiculares.

A cabine do Volkswagen T-Cross é bem equipada, o modelo pode vir com painel digital configurável e sistema multi-mídia com tela de 8 pol

Na parte da segurança o SUV também subirá o nível, todas as versões do Volkswagen T-Cross virão de fábrica equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos e dois do tipo cortina), além de controle eletrônico de estabilidade e de tração, freio a disco nas quatro rodas, monitoramento da pressão dos pneus, além de assistente de partida em rampas, HHC, que mantém o veículo freado por 2 segundos em partidas em ladeiras, impedindo que o veículo volte.

A lista completa com os itens de série o conteúdo de cada versão, será divulgada em uma data mais próxima quando o T-Cross chegará as revendas em abril.

 

Motores…

Na parte mecânica o T-Cross empregará o que há de melhor em termos de motores e câmbio na Volkswagen brasileira, ou seja motores turbos com injeção direta e câmbio automático de seis marchas, as versões mais baratas virão equipadas com motor 1.0 TSI turbo 3 cilindros flex, emprestado do Polo e do Golf, ele desenvolve até 128 cv de potência, enquanto as versões mais caras, terá um bloco 1.4 TSI flex capaz de desenvolver até 150 cv de força – é o mesmo motor usado no Golf. Independente do motor, o T-Cross terá câmbio automático de seis marchas. Pelo menos por enquanto a Volkswagen não tem planos de lançar o T-Cross no Brasil com motor 1.6 aspirado ou com câmbio mecânico, em um primeiro momento até existirá, porém será destinada apenas para os T-Cross que serão exportados.

Cores e personalização…

Seguindo a tendência de personalização, o VW T-Cross terá a opção de vir com o teto pintado em preto, assim como as colunas frontais, centrais e traseiras, além de uma vasta opção de cores para a carroceria, totalizando 8 cores: branco puro, preto ninja, prata sargas, cinza platinum, vermelho crimson, azul norway e as novas laranja energetic e bronze namibia.

Preços VW T-Cross…

A Volkswagen ainda faz segredo com relação aos preços do T-Cross, porém pelo que o modelo oferecerá e ao valor praticado pelos rivais, podemos esperar que os preços da novidade partam de R$ 80 mil para a versão de entrada, podendo chegar a casa dos R$ 110 mil na versão 1.4 completa.

Equipe Encontracarros

Recentes

Carros elétricos começam a fracassar na Europa, no Brasil pode acontecer o mesmo?

Os carros elétricos estão se tornando um problema para as grandes montadoras europeias, após grandes…

6 horas atrás

Novo Volkswagen Taos 2025 tem visual renovado, novo interior e motor de 174 cv

O Novo Volkswagen Taos 2025 acaba de ser lançado nos EUA trazendo diversas evoluções, a…

1 dia atrás

Honda Biz 2025 muda visual, motor e o acionamento dos freios

Está chegando as lojas da Honda em todo o Brasil o nova Biz 2025, o…

1 semana atrás

Novo Peugeot 208 2025 chega com novo visual e nova versão GT, confira em detalhes e preços

O Novo Peugeot 208 2025 está chegando ao Brasil agora em setembro com interessantes novidades,…

1 semana atrás

BYD Yuan Pro – SUV do Dolphin chega ao Brasil por R$ 182.800, porém decepciona

O BYD Yuan Pro está chegando ao Brasil agora em setembro, o SUV compacto chega…

2 semanas atrás

Hyundai Creta 7 lugares é renovado na Ásia, mas deve seguir longe do Brasil

Pouca gente sabe mas na Ásia o Hyundai Creta tem uma versão com 7 lugares,…

3 semanas atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.