Por enquanto o carro das fotos ainda é oficialmente um conceito, porém, em breve ele dará origem na Europa a uma versão de alta performance do SUV compacto T-Roc. O protótipo T-Roc R, será apresentado em março no Salão de Genebra e traz como destaque um motor 2.0L TSi preparado para render 300 CV e 40 kgfm de torque.
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Visual esportivo exclusivo do T Roc R
Embora ainda seja definido pela Volkswagen como um protótipo, o modelo T Roc R mostrado em Genebra é um carro que está muito próximo da versão que entrará em produção, e que deve ser mostrado até o final do ano.
Além do motor mais potente, o T-ROC R traz ainda pequenas diferenças visuais em relação ao T-ROC normal (que começou a ser vendido na Europa no último mês e ainda não tem previsão de chegada ao Brasil), entre as mudanças estão uma nova grade frontal, novos para-choques com estilo mais agressivo, o dianteiro tem tomadas de ar maiores, faróis auxiliares em LED e apliques em preto brilhante, enquanto o traseiro tem difusor integrado, falsas saídas de ar, além de um sistema de escape com quatro saídas, há ainda o spoiler traseiro maior, e rodas de liga leve de 18 polegadas, ou opcionalmente aro 19, com pneus de baixo perfil 235/40 R19, detalhes que deixam claro que esse não é um T-ROC qualquer.
Motor TSi chegou a 300 cv
O motor 2.0L TSI de 300 CV usado pelo T Roc R é o mesmo utilizado em outros carros do Grupo VW, com o Golf GTi e Golf R, porém no novo SUV a Volkswagen fez alterações para fazer este 2.0, quatro cilindros turbo debitar incríveis 300 cv de potência e 40 kgfm de torque, a tração é integral nas quatro rodas e a potência chega às rodas por meio de uma caixa automática de sete velocidades e dupla embreagem.
Desempenho do T Roc R impressiona
O desempenho anunciado é de tirar o fôlego, 0 a 100 km/h em 4.9 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h.
Esportividade além do motor
Claro que para criar um SUV esportivo não basta apenas colocar sob o capô um motor potente, é necessárias diversas outras melhorias e adaptações para se adequar a nova performance. Em relação ao T-Roc convencional, o modelo esportivo “R”, traz uma suspensão mais baixa e rígida, o sistema de direção é progressivo, ou seja, o peso da direção varia de acordo com a velocidade, outro destaque são os freios, o T Roc R possui um sistema de freios mais poderoso com disco dianteiros gigantes com nada menos do que 17 polegadas (43 cm de diâmetro), as pastilhas foram emprestadas do Golf R a versão mais extrema já feita em série do Golf.
O T Roc R conta ainda com novos recursos eletrônicos como controle de largada, que impede que as rodas patinem nas arrancadas, além de um novo modo de condução: Race que ajusta diversos parâmetros do carro em função da performance, além da possibilidade de se desligar manualmente auxílios como o controle de estabilidade e de tração.
Interior do VW T Cross R tem acabamento exclusivo e é mais equipado
Por dentro o T Cross R tem uma roupagem esportiva, o painel, portas e o console central tem apliques em plástico combinando com a cor da carroceria e além de detalhes em carbono, os bancos são esportivos e tem revestimentos exclusivos em couro Nappa e couro aveludado. Há ainda volante esportivo com base reta, além de detalhes em aço inox como os pedais e plaquetas com o logo “R” nas soleiras das portas.
Além de ser mais esportivo, o T Cross R é mais equipado, a versão contará com tudo que o T Cross pode contar, como sistema multi-mídia com tela larga de 10 polegadas e acabamento em Black Paino e visual exclusivo para a versão, painel digital configurável de alta resolução com 12,3 polegadas
Enfim embora ainda se trate de um protótipo não se surpreenda se T-ROC R que chegar às ruas seja igual ao modelos das fotos. O T-ROC R chega para colocar os SUVs compactos em um novo patamar, mostrar que além de geralmente ser um carro urbano, espaçoso e fácil de dirigir, esse tipo de modelo também pode ser uma máquina bastante divertida . Infelizmente o T Cross R deve passar longe do mercado brasileiro.