A Volkswagen fez nesta terça-feira 13 de outubro de 2020, em Buenos Aires na Argentina por meio de uma “live” a apresentação mundial do Taos, trata-se do seu mais novo SUV, modelo que será vendido nas Américas Latina e do Norte, o VW Taos, chegará as lojas do Brasil no primeiro trimestre de 2021, ele ficará posicionado entre o T-Cross e o Tiguan.
Índice desta matéria
Assista abaixo ao nosso vídeo sobre o Volkswagen Taos:
Produção na Argentina, porém motor brasileiro…
O Volkswagen Taos na verdade é uma versão americanizada do SUV chinês Tarek, lançado no país asiático em 2018, o modelo traz várias modificações em relação a versão chinesa, porém a plataforma é a já conhecida MQB, a mesma usada por exemplo no Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, o Taos será o primeiro SUV da Volkswagen a ser produzido na fábrica da marca em General Pacheco, em Buenos Aires na Argentina, para isso a montadora alemã realizou por lá um grande investimento na casa dos US$ 650 milhões, lembrando que o Taos chegará ao Brasil importado da Argentina.
Porém o motor usado no Taos, será produzido no Brasil, trata-se do atual 1.4 TSi de 150 cv, chamado oficialmente de 250 TSi e que é usado em vários modelos como o T-Cross Highline e Jetta, este motor construído no Brasil, na fábrica da Volks em São Carlos, interior de SP.
Design do Taos agrada…
Em relação ao SUV original chinês Tarek (também chamado de Tharu), o Taos traz uma roupagem exclusiva para os mercados da América, com a dianteira totalmente diferente, o modelo brasileiro é mais moderno, bonito esportivo em relação ao Tarek chinês.
A dianteira tem faróis grandes e retangulares, dotados de uma disposição de luzes bastante moderna, além de trazer uma nova tecnologia 100% em LED chamada de IQ Light, com faróis que se ajustam automaticamente, têm maior alcance frontal e lateral, além de contarem com luzes de conversão dinâmica, que acende de acordo com o ângulo de direção do volante, até então usada apenas pelos carros mais caros da Volks na Europa.
Grade frontal luminosa…
Ainda na dianteira do novo Taos, a grade tem um design limpo, com tem detalhes cromados e apenas uma lâmina central que conta com LED que também acende junto com os faróis, garantindo uma assinatura visual bem bacana ao carro a noite, o para-choque aposta em um estilo mais esportivo e jovem, traz grandes aberturas de ar, central e nas laterais, além de um acabamento em Black Piano ao centro e nas tomadas de ar.
Passando para as laterais o Volkswagen Taos tem o mesmo desenho do Tarek chinês, com caixas de rodas e para-lamas amplos – as rodas poderão ser aro 17, 18 ou 19, há apliques em plástico sem pintura nas caixas de rodas e na parte inferior das portas, assim como também no para-choque traseiro, detalhes que passam uma aparência mais aventureira ao SUV, que por enquanto no Brasil terá apenas tração 4×2 dianteira.
Na traseira as lanternas são totalmente em LED e contam com um efeito bem legal de iluminação em 3D que passam a sensação de profundidade, elas seguem o padrão já conhecido em outros Volkswagen, assim como a tampa do porta-malas que tem um friso central que vai de uma lanterna a outra, semelhante ao visto no Jetta.
O para-choque traseiro ostenta duas falsas saídas de escapamento embutidas e com detalhes cromados. Por fim as versões mais caras do Taos poderão vir com teto e colunas pintados em preto brilhante, seguindo a tendência atual dos SUVs.
Interior luxuoso e bem equipado do Taos…
Por dentro, o Novo Volkswagen Taos traz a já conhecida arquitetura da marca, o painel apesar de ter um desenho próprio e exclusivo, lembra bastante o já visto em modelos como T-Cross e o Nivus. Porém claro, o padrão de acabamento do Taos será superior, a porção inferior do painel é revestida em couro, que combina com o mesmo material usado nas forrações das portas, já a parte central do painel tem acabamento em plástico de alto brilho, há ainda luzes ambiente configurável em 10 cores espalhadas pela cabine, além de bancos com acabamento em dois tons, que mistura couro com tecido na parte central.
Outros detalhes em comuns com os outros SUVs da Volkswagen são o volante que é o mesmo do Nivus e do T-Cross, assim como o painel de instrumentos digital Active Info Display, que é configurável e tem 10.25 polegadas, além da central multi-mídia, VW Play de 10 polegadas, que foi desenvolvida pela Volkswagen brasileira e estreou no Nivus e também já está presente no T-Cross.
Além disso, o novo VW Taos ainda trará na cabine tecnologias como carregamento wireless para smartphones, conexão sem fio do telefone com a multi-mídia, bancos dianteiros com ajustes elétricos, partida do motor por botão, freio de estacionamento eletrônico também por botão, ar-condicionado automático digital dual zone com saída para o banco traseiro, teto solar panorâmico em vidro que cobre até o banco traseiro, porta-malas com sistema elétrico de abertura e fechamento da tampa, sistema de som premium da marca Beats com 8 alto falantes, faróis com acendimento automático, limpadores do para-brisa com acendimento automático, além de Park Assist, com sensores de estacionamento na dianteira e na traseira, a lista de equipamentos e as versões serão divulgadas em uma data mais próxima ao lançamento, porém tudo indica que o Taos terá apenas duas versões de acabamento, Comfortline e Highline.
Itens de segurança do VW Taos…
Outro ponto interessante do novo Volkswagen Taos é o com relação aos itens de segurança, o modelo contará com recursos como frenagem frontal automática com radar e detector de pedestres, piloto automático adaptativo ACC com função Stop & GO, que pode literalmente seguir o veículo à frente, conservando uma distância segura, podendo frear o Taos automaticamente, se este veículo à frente parar por completo e arrancar novamente dentro de 3 segundos, o Taos realizará o mesmo movimento de forma totalmente automática.
Para completar a parte da segurança, o Volkswagen Taos virá ainda com monitoramento de pontos cegos, que é capaz de detectar objetos ao redor do carro fora do ângulo de visão dos retrovisores, além de alerta de aproximação de outros veículos na hora de mudar de faixa com um sinal luminoso no retrovisor externo e auxilio para manter o carro na faixa de rolagem. Há ainda detector de trafego traseiro, que alerta ao motorista a presença de veículos, ciclistas ou pedestres cruzando a traseira do carro na hora de dar marcha ré, o sistema alerta ao motorista com sinais sonoros e pode frear o carro automaticamente.
Versão única de motorização 1.4 TSi e câmbio automático de seis marchas
Com relação a motorização, o Volkswagen Taos no Brasil terá apenas uma única opção de motorização, o já conhecido 1.4 turbo, 4 cilindros, 250 TSi, no nosso caso flex, e com potência de 150 cv e torque de 25 kgfm, o câmbio será automático de seis marchas e a tração 4×2 dianteira, este é o mesmo conjunto visto no T-Cross top de linha Highline.
Novo motor 1.5 TSI nos EUA…
Nos Estados Unidos e no México, o Taos terá a opção do novo 1.5 TSI, EA211 EVO, turbo, 4 cilindros, que estreou por lá no Jetta, e que também é usado pelo novo Golf na Europa, este bloco desenvolve 158 cv e 25 kgfm de torque, a Volkswagen tem planos de trazer em breve este motor para o Brasil.
Diferenças no tamanho entre Taos, T-Cross e o Tiguan
Assim como aconteceu com o Nivus e o T-Cross, a Volkswagen terá de ter cuidado para não criar uma concorrência interna entre seus SUVs, no caso do Taos, com o T-Cross e o Tiguan. O novo modelo pode ser considerado um mini Tiguan, porém algumas dimensões como a largura e o entre-eixos, são próximas as do T-Cross, confira as medidas a seguir e entenda melhor:
O Taos mede 4.46 m de comprimento, é 23 cm menor em relação ao Tiguan All Space, enquanto que comparando com seu irmão menor, o T-Cross, o Taos é bem maior, 26 cm mais comprido.
A distância entre-eixos do Taos é de 2.69 metros, 10 cm menor em relação ao Tiguan All Space, e apenas 4 cm maior em relação ao T-Cross. Isso significa que o espaço interno no banco traseiro do Taos será generoso, porém mais próximo do T-Cross do que do Tiguan.
O Taos tem 1.84 m de largura, é a mesma largura do T-Cross, porém curiosamente ambos são 5 cm mais largo em relação ao Tiguan, enquanto que a altura é de 1.63 metros, cerca de 7 cm mais alto em relação ao T-Cross e 2 cm mais baixo em relação ao Tiguan.
Por fim, o porta malas do Taos será de bons 455 litros, um espaço interessante e dentro da média para a categoria, ele tem porta-malas maior do que o do líder da categoria, o Jeep Compass que acomoda apenas 410 litros no porta-malas, enquanto o T-Cross leva até 420 litros e o Tiguan por ter espaço para 7 pessoas, leva ótimos 710 litros, com 5 ocupantes a bordo.
Preço do Volkswagen Taos no Brasil deve partir ficar partir da casa dos R$ 140 mil
Por enquanto a Volkswagen ainda não falou nada a respeito dos preços do Volkswagen Taos, porém tendo como base a faixa de mercado que o carro irá figurar, e os valores atuais do T-Cross e do Tiguan, podemos esperar que o Taos tenha preços começando na casa dos R$ 140 mil ou R$ 150 mil, lembrando que atualmente o T-Cross Highline custa R$ 120 mil (R$ 127 mil completo), enquanto que a versão mais barata do Tiguan atualmente sai por R$ 145 mil, ou seja, a faixa de mercado para o Taos é estreita.
Porém acreditamos que para melhorar isso, esta versão 250 TSi do Tiguan com 5 lugares, deva sair de linha com a chegada do Taos, ficando em linha a mais barata a Comfortline 7 lugares por R$ 173.000 e a R Line que sai por R$ 210 mil, lembrando que em 2021 deve chegar ao Brasil a versão reestilizadada do Tiguan, e claro esta custará mais caro, o que também abrirá um espaço maior para o Taos.
Produção na Argentina e no México…
Além de ser produzido na fábrica da Volkswagen em Buenos Aires, na Argentina, a Volkswagen também produzirá o Taos lá no México, mais precisamente na fábrica de Puebla. Mesmo local aonde atualmente são montados o Jetta e o Tiguan. O Taos será um carro global, com expectativa de ser vendido em cerca de 30 países, incluindo américa Latina, Central e do Norte.