Fotos: AutomotiveNews.com
A Volkswagen está apostando pesado no mercado brasileiro, em busca de alcançar a liderança do mercado em 2017 a montadora prometeu que até 2020 iria lançar por aqui 20 novos modelos (até agora já foram 12), um desse lançamentos será o inédito SUV VW Tarek, importado da Argentina, ele chega ao Brasil no próximo ano (2020). Maior do que o T-Cross e o menor do que o Tiguan AllSpace ele terá a missão de bater de frente com o Jeep Compass, atual líder do mercado de SUVs no Brasil.
Também chamado de Tharu em alguns mercados, o Tarek foi apresentado ao mundo no final do ano passado no Salão de Guangzhou na China. A expectativa é de que o modelo SUV da Volkswagen vendido no Brasil seja praticamente idêntico ao modelo chinês (mostrado nas fotos). Ele é construído sobre a plataforma modular MQB, a mesma de modelos como o Golf, Jetta e o SUV Atlas que também deve ser vendido no Brasil no próximo ano, com preço acima dos R$ 200.000.
Bem ao estilo Volkswagen, o Tarek traz visual conservador e discreto, embora moderno o carro não apela para soluções de design exageradas, seu visual traz elementos de estilo já visto em outros modelos da marca como o Tiguan e o Atlas.
Índice desta matéria
Outro destaque promete ser o seu espaço interno, o VW Tarek mede 4.45 m de comprimento e tem entre-eixos de 2.69 m. Ou seja dimensões maiores porém próximas ao Compass que mede 4.41 m e tem entre-eixos de 2,63 m. Ele é um pouco maior do que o Seat Ateca e Skoda Karoq, modelos com os quais compartilha a base usada na Europa, com isso o Tarek não será vendido na Europa, por lá a Volkswagen terá o Skoda Karoq que tem 4.38 m e começou a ser vendido na Europa no mês passado.
Para tirar o sono da concorrência o Tarek 2020 promete aposta em um bom conjunto de equipamentos de série, dependendo da versão ele vem equipado com itens como teto solar panorâmico (possivelmente será opcional), piloto automático adaptativo e ar-condicionado com duas zonas independentes de temperatura, além de bancos, painel e portas com revestimentos em couro, sistema multimídia de última geração e painel digital configurável.
Já o desenho do interior lembrar muito o visto em outros recentes lançamentos da Volkswagen como o Novo Jetta, Tiguan e no recém lançado T-Cross. As versões mais simples terão cluster analógico e sistema multimídia com tela touchscreen de 6.5 polegadas, enquanto as mais caras virão de fábrica equipadas com painel digital (Active Display semelhante ao visto no Polo e no T-Cross) com 12 polegadas e central multimídia mais avançada com tela de 8 polegadas.
Na China, mercado onde o Tarek foi desenvolvido há duas opções de motores, 1.4L TSi EA211 com 150 CV e 25 kgfm de torque – mesmo motor usado pelo Golf e Jetta no Brasil, além de uma versão top de linha com motor 2.0L TSI EA288 de 186 CV e 32 kgfm. Ambos vem equipadas com uma caixa automática de sete velocidades.
Possivelmente esse dois motores também serão vendidos no Brasil, o modelo com motor 1.4L vem equipado com tração dianteira, enquanto o 2.0L tem tração integral nas quatro rodas.
A expectativa é de que a versão mais simples do Volkswagen Tarek 2020 custe na faixa dos R$ 115.000 podendo possivelmente chegar até R$ 160.000 no modelo top de linha com motor 2.0L de 190 cv. Com isso o Tiguan deve passar por um reposição no mercado, perdendo as versões mais simples e mantendo apenas a top de linha com 7 lugares, que deve sofrer uma pequena alta no seu preço, que atualmente é de R$ 170,000.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.