Depois de uma série de ida e vindas a Volkswagen finalmente está próxima de lançar uma picape intermediária no Brasil. A marca vai começar a produzir no próximo ano na planta de São Jose dos Pinhas (PR) a Tarok (também conhecida por VW Udara ou Projeto VW247 ) o novo modelo chegará para desafiar Fiat Toro e Chevrolet Montana e inclusive já está rodando em testes utilizando uma unidade do VW Tiguan como mula, como é mostrado no flagra feito pelo perfil @PlacaVerde lá no Instagram. Confira em detalhes esse lançamento que promete agitar o mercado brasileiro.
O lançamento da VW Tarok é uma novela antiga no Brasil “parece até obra publica que nunca fica pronta”. Desde 2018 a VW planeja ter uma rival para a Fiat Toro, que é um dos carros mais vendidos e lucrativos da Fiat. Em 2018 a Volkswagen mostrou no Salão de SP o protótipo desta nova picape chamada de Tarok.
Apesar da versão conceitual da Tarok ter agradado bastante o publico no evento em 2018, talvez o modelo estava muito a frente do seu tempo para o mercado brasileiro, fatores como o alto investimento necessário para sua produção no país, o preço estimado alto demais para a categoria na época (a VW preferiu apostar em outros carros mais baratos como o Nivus) e a pandemia em 2020 fizeram a Volkswagen da Alemanha engavetar o projeto durante vários anos.
Tanto é que a Tarok tinha previsão para ser lançada em 2020. Durante varias momentos o projeto pareceu até como cancelado pela marca. Porém no final de 2024 a VW acabou se convencendo da necessidade de ter uma nova picape no Brasil e o carro finalmente está confirmado.
Índice desta matéria
Brasil hoje é um dos principais mercados para a Volkswagen
Atualmente o Brasil é o terceiro maior mercado da Volkswagen no mundo, sendo superado apenas por China e Alemanha. Porém, enquanto na China a marca está sofrendo com o aumento da concorrência local e na Alemanha a marca está passando por uma grande crise com o fechamento de fabrica e demissão de funcionários, após o alto investimento e baixa procura por carros elétricos, no Brasil a Volks vive uma situação bem diferente com alta de 19% nas vendas no ano passado, o Polo liderando entre os carros e o T-Cross líder entre os SUVs.
Produção do da Tarok será no Paraná
A VW Tarok 2026 / Udara 2026 será construído sobre a plataforma MQB AO a mesma de carros como o SUV T-Cross e o sedan Virtus, sua produção será localizada na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR), onde a montadora recentemente confirmou que investirá cerca de R$ 3 bilhões para atualizar esta planta para produzir dois novos modelos, o primeiro será o sedan Virtus que terá sua produção acontecendo além de São Paulo também no Paraná a partir de 2025, o segundo modelo será a nova picape Tarok que deve entrar em produção no segundo semestre de 2026.
Dimensões VW Tarok 2026
A Volkswagen Tarok ocupará uma faixa de mercado abaixo da Amarok e acima da Saveiro. Seu comprimento deve ficar próximo ao da Chevrolet Montana, por isso a VW está usando um exemplar do Tiguan como mula de teste, enquanto o Tiguan tem 4.7 m, a Udara / Tarok deve medir entre 4.75 m ou 4,80 m, enquanto a distância entre eixos é esperada ficar em torno dos 2.79 m – a mesma do Tiguan AllSpace. Lembrando que a Fiat Toro é maior tem 4,94 m de comprimento e 2,99 m de entre eixos.
Qual será o preço e faixa de mercado da Volkswagen Tarok / Udara?
A expectativa é de a nova picape da Volkswagen tenha preços competitivos, justamente porque deve substituir a Saveiro também, acreditamos que custará entre R$ 130.000 até R$ 180.000, ficando abaixo da Fiat Toro que hoje parte de R$ 155.900 e vai até R$ 224.990.
A Tarok / Udara será mais barata que a Fiat Toro pelo fato de ter apenas motor flex e tração 4×2, enquanto a rival da Fiat tem opção com motor diesel e tração 4×4.
Design VW Tarok 2026
Seu design segundo algumas publicações com a revista Auto Esporte deve buscar inspiração nas linhas do T-Cross, modelo com quem a picape compartilhará uma serie de itens como assoalho, painéis laterais, portas e longarinas, lembrando que esta será uma picape do tipo chassi monobloco, ou seja, terá base de carro de passeio, assim como Toro, Oroch e Montana.
Qual será o motor VW Tarok 2026
Em termos de motores a VW Tarok (ou Udara) não terá novidades, ela será equipada com o já conhecido bloco 1.4L turbo, 250 TSI flex, essa motorização é capaz de desenvolver 150 CV e 25.5 kgfm de torque. Já o cambio promete ser automático de seis velocidades, este é o mesmo conjunto presente no T-Cross. Lembrando que a Tarok terá apenas tração 4×2 dianteira e não terá opção de motor diesel.
É cogitado ainda há possibilidade da Tarok / Udara ter o motor 1.0L turbo de 128 CV que seria reservado para uma futura versão de acesso, lançada posteriormente ao 1.4 que deve ser o bloco principal presente na maioria das versões. Em um segundo momento a picape pode ganhar também algum tipo de tecnologia híbrida, um sistema híbrido leve ou algo do tipo.
Suspensão com feixe de mola igual da Fiat Strada
Um detalhe interessante da Tarok é que a sua suspensão traseira será composta por eixo rígido com feixe de mola, essa configuração promete aumentar a robustez e capacidade de carga da picape que promete superar os 700 kg, é o mesmo conceito que a Fiat usa na Strada, picape bastante elogiada pela sua capacidade.
Nome ainda definido
Na planta da VW a picape intermediara é conhecida como Udara e VW247, porém oficialmente o nome ainda não foi definido, Tarok como dissemos era o nome do protótipo mostrado em 2018.
Saveiro sairá de linha?
Acreditamos que a Tarok que de início deva substituir apenas em parte a Saveiro, já que hoje apesar da idade avançada ainda vende muito bem, é a segunda mais vendida entre as picapes, em 2024 a Saveiro vendeu mais do que a Fiat Toro, ela deve permanecer no mercado em sua versão mais barata Robust, lembrando que hoje a Saveiro 2025 parte de R$ 105.990 e vai até R$ 125.490.
Enfim após 7 anos a VW finalmente terá um picape intermediaria no Brasil, um modelo inédito que substituirá a veterana Saveiro ficando abaixo da Amarok, resta agora só sabe se o carro terá munição para enfrentar as rivais Toro e Montana. Vale lembrar ainda que a Renault também está trabalhando na sucessora da Oroch, esta nova picape será totalmente diferente da atual Oroch, deve ser chamada de Renault Niágara, sua produção será localizada na Argentina e deve chegar ao mercado entre 2026 e 2027.