vw tarok 2026 / vw udara projeção
Depois de uma série de ida e vindas a Volkswagen finalmente está próxima de lançar uma picape intermediária no Brasil. A marca vai começar a produzir no próximo ano na planta de São Jose dos Pinhas (PR) a Tarok (também conhecida por VW Udara ou Projeto VW247 ) o novo modelo chegará para desafiar Fiat Toro e Chevrolet Montana e inclusive já está rodando em testes utilizando uma unidade do VW Tiguan como mula, como é mostrado no flagra feito pelo perfil @PlacaVerde lá no Instagram. Confira em detalhes esse lançamento que promete agitar o mercado brasileiro.
O lançamento da VW Tarok é uma novela antiga no Brasil “parece até obra publica que nunca fica pronta”. Desde 2018 a VW planeja ter uma rival para a Fiat Toro, que é um dos carros mais vendidos e lucrativos da Fiat. Em 2018 a Volkswagen mostrou no Salão de SP o protótipo desta nova picape chamada de Tarok.
Apesar da versão conceitual da Tarok ter agradado bastante o publico no evento em 2018, talvez o modelo estava muito a frente do seu tempo para o mercado brasileiro, fatores como o alto investimento necessário para sua produção no país, o preço estimado alto demais para a categoria na época (a VW preferiu apostar em outros carros mais baratos como o Nivus) e a pandemia em 2020 fizeram a Volkswagen da Alemanha engavetar o projeto durante vários anos.
Tanto é que a Tarok tinha previsão para ser lançada em 2020. Durante varias momentos o projeto pareceu até como cancelado pela marca. Porém no final de 2024 a VW acabou se convencendo da necessidade de ter uma nova picape no Brasil e o carro finalmente está confirmado.
Índice desta matéria
Atualmente o Brasil é o terceiro maior mercado da Volkswagen no mundo, sendo superado apenas por China e Alemanha. Porém, enquanto na China a marca está sofrendo com o aumento da concorrência local e na Alemanha a marca está passando por uma grande crise com o fechamento de fabrica e demissão de funcionários, após o alto investimento e baixa procura por carros elétricos, no Brasil a Volks vive uma situação bem diferente com alta de 19% nas vendas no ano passado, o Polo liderando entre os carros e o T-Cross líder entre os SUVs.
A VW Tarok 2026 / Udara 2026 será construído sobre a plataforma MQB AO a mesma de carros como o SUV T-Cross e o sedan Virtus, sua produção será localizada na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR), onde a montadora recentemente confirmou que investirá cerca de R$ 3 bilhões para atualizar esta planta para produzir dois novos modelos, o primeiro será o sedan Virtus que terá sua produção acontecendo além de São Paulo também no Paraná a partir de 2025, o segundo modelo será a nova picape Tarok que deve entrar em produção no segundo semestre de 2026.
A Volkswagen Tarok ocupará uma faixa de mercado abaixo da Amarok e acima da Saveiro. Seu comprimento deve ficar próximo ao da Chevrolet Montana, por isso a VW está usando um exemplar do Tiguan como mula de teste, enquanto o Tiguan tem 4.7 m, a Udara / Tarok deve medir entre 4.75 m ou 4,80 m, enquanto a distância entre eixos é esperada ficar em torno dos 2.79 m – a mesma do Tiguan AllSpace. Lembrando que a Fiat Toro é maior tem 4,94 m de comprimento e 2,99 m de entre eixos.
A expectativa é de a nova picape da Volkswagen tenha preços competitivos, justamente porque deve substituir a Saveiro também, acreditamos que custará entre R$ 130.000 até R$ 180.000, ficando abaixo da Fiat Toro que hoje parte de R$ 155.900 e vai até R$ 224.990.
A Tarok / Udara será mais barata que a Fiat Toro pelo fato de ter apenas motor flex e tração 4×2, enquanto a rival da Fiat tem opção com motor diesel e tração 4×4.
Seu design segundo algumas publicações com a revista Auto Esporte deve buscar inspiração nas linhas do T-Cross, modelo com quem a picape compartilhará uma serie de itens como assoalho, painéis laterais, portas e longarinas, lembrando que esta será uma picape do tipo chassi monobloco, ou seja, terá base de carro de passeio, assim como Toro, Oroch e Montana.
Em termos de motores a VW Tarok (ou Udara) não terá novidades, ela será equipada com o já conhecido bloco 1.4L turbo, 250 TSI flex, essa motorização é capaz de desenvolver 150 CV e 25.5 kgfm de torque. Já o cambio promete ser automático de seis velocidades, este é o mesmo conjunto presente no T-Cross. Lembrando que a Tarok terá apenas tração 4×2 dianteira e não terá opção de motor diesel.
É cogitado ainda há possibilidade da Tarok / Udara ter o motor 1.0L turbo de 128 CV que seria reservado para uma futura versão de acesso, lançada posteriormente ao 1.4 que deve ser o bloco principal presente na maioria das versões. Em um segundo momento a picape pode ganhar também algum tipo de tecnologia híbrida, um sistema híbrido leve ou algo do tipo.
Um detalhe interessante da Tarok é que a sua suspensão traseira será composta por eixo rígido com feixe de mola, essa configuração promete aumentar a robustez e capacidade de carga da picape que promete superar os 700 kg, é o mesmo conceito que a Fiat usa na Strada, picape bastante elogiada pela sua capacidade.
Na planta da VW a picape intermediara é conhecida como Udara e VW247, porém oficialmente o nome ainda não foi definido, Tarok como dissemos era o nome do protótipo mostrado em 2018.
Acreditamos que a Tarok que de início deva substituir apenas em parte a Saveiro, já que hoje apesar da idade avançada ainda vende muito bem, é a segunda mais vendida entre as picapes, em 2024 a Saveiro vendeu mais do que a Fiat Toro, ela deve permanecer no mercado em sua versão mais barata Robust, lembrando que hoje a Saveiro 2025 parte de R$ 105.990 e vai até R$ 125.490.
Enfim após 7 anos a VW finalmente terá um picape intermediaria no Brasil, um modelo inédito que substituirá a veterana Saveiro ficando abaixo da Amarok, resta agora só sabe se o carro terá munição para enfrentar as rivais Toro e Montana. Vale lembrar ainda que a Renault também está trabalhando na sucessora da Oroch, esta nova picape será totalmente diferente da atual Oroch, deve ser chamada de Renault Niágara, sua produção será localizada na Argentina e deve chegar ao mercado entre 2026 e 2027.
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.