O Volkswagen Tayron 2025 acaba e ser revelado oficialmente, este é o mais novo SUV de sete lugares da Volkswagen, ele irá substituir o atual Tiguan Allspace, inclusive deve vir ao Brasil em 2025. Importante comentar que em relação o Tiguan Allspace o Tayron mudou por completo, ele é feito sobre a nova plataforma “MQB evo” a mesma da nova geração da Tiguan apresentada recentemente na Europa, tem interior muito mais luxuoso e tecnológico, além de vir com inéditas opções de motores híbridos. Vamos conhecer em detalhes…
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O estilo do VW Tayron 2025 agrada, ao contrário da nova Tiguan europeu, que foi bastante criticada pelo seu visual, a Volkswagen corrigiu isso no Tayron, o modelo de sete lugares tem carroceria própria, completamente diferente do seu irmão menor. Lembrando que esta versão mostrada aqui é a europeia, a versão americana que será mostrada em novembro, deve trazer pequenas modificações no visual.
Na dianteira chama atenção o estilo super agressivo da grade, que é gigante, ocupando praticamente todo o para-choque, os faróis no Tayron são mais afinados e arrojados em relação ao Tiguan, além de terem a nova tecnologia IQ.LIGHT HD Matrix com 19.200 pontos de LEDs, este é o mesmo tipo de farol que a Porsche e Audi usam em seus modelos mais caros, eles possuem iluminação que se ajusta de acordo com a luminosidade do ambiente e a velocidade do carro, além de serem capazes de acompanhar a direção da curva e evitar que os fachos de luzes vá para os outros motoristas que vem no sentido contrário.
Nas laterais o Tayron tem vincos marcantes que passam uma aparência musculosa ao SUV, as rodas serão aro 17, 18 ou 19, variando de acordo com a versão, podendo opcionalmente vir até com aro 20 na versão R Line.
A traseira também é bem desenhada, há um conjunto de luzes LED que atravessa a traseira do VW Taryon de um lado ao outro, elas tem acionamento dinâmico e podem ter seu movimento programável. Chama atenção o estilo esportivo do para-choque, principalmente na versão R Line (foto acima).
Por dentro também tudo é exclusivo no Tayron, a cabine tem desenho próprio e claramente traz um nível superior em acabamento em relação ao Tiguan, o painel é muito bonito e tem acabamento sofisticado, podendo vir com detalhes em madeira, black piano, na versão Elegance, ou detalhes em alumínio e revestimentos em Alcantara na versão R Line. Destaque também para os vários pontos de iluminação em LED, com nada menos do que 30 opções de cores a escolha do motorista.
Vale comentarmos também sobre as novas tecnologias a bordo do Volkswagen Tayron, o painel de instrumentos possui um display configurável de 26 cm de comprimento (10,25 polegadas), porém o que mais chama atenção é o tamanho gigante da central multimídia, com tela de quase 40 cm de comprimento (15 polegadas), enquanto as versões mais baratas terão tela de 32 cm de comprimento (12.9 polegadas), ambas têm ainda comandos por voz e assistente com ChatGPT, é possível realizar várias funções no carro apenas usando a voz.
O teto solar panorâmico também empresta características dos carros mais caros do grupo VW, entenda Porsche e Audi, o teto em vidro pode ter sua luminosidade ajustada de forma eletrônica, é possível controlar a transparência do vidro de forma elétrica.
As janelas traseiras vêm de série com cortinas para proteger contra o sol, enquanto o ar-condicionado tem nada menos que três zonas independentes de temperatura, opcionalmente o Tayron pode vir com um inédito ar-condicionado nos bancos dianteiros, além de função massagens nos bancos.
O Tayron será um dos maiores SUVs da atual gama Volkswagen, perdendo em tamanho apenas para o Touareg vendido na Europa e para o Atlas comercializado nos EUA. O Tayron mede 4,79 m de comprimento e tem distância entre eixos de 2,79 metros, sua largura é de 1,85 m e a altura é de 1,66 m. Comparado com o Tiguan, este novo modelo é 26 cm mais comprido e tem distância entre eixos 12 cm maior.
Chama atenção o espaço no porta malas, quando não está configurado para levar sete ocupantes, o porta malas do Tayron acomoda 885 litros.
Na parte mecânica haverão opções para todos os gostos e bolsos, serão duas versões a gasolina 2.0 TSI, duas versões diesel 2.0 TDI, uma versão híbrida leve 48v “eTSI” 1.5 TSi, além de uma versão plugin híbrida eHybrid. A potência partirá de 150 cv até 272 cv.
Todas as versões manterão o polêmico câmbio automático DSG de dupla embreagem e sete velocidades DQ381, a tração será 4×4 4Motion nas versões TSI e na TDI mais cara. Enquanto as versões híbridas terão apenas tração 4×2 dianteira.
Destaque para a nova versão eHybrid, ela é do tipo plugin, ou seja, poderá ser recarregada na tomada. Usa motor 1.5 TSi de 204 cv, combinado com um conjunto elétrico, disponibilizando um total de 272 cv, pode rodar mais de 850 km com um tanque, além de rodar mais de 100 km apenas no modo elétrico, sem precisar de gasolina. O Tayron eHybrid usa baterias de 19,7 kWh e pode ser recarregado em tomadas de alta potência, assim como um carro 100% elétrico.
Outra inovação do Volkswagen Tayron é o seu controle dinâmico de chassi, opcionalmente, o SUV poderá vir com a segunda geração da suspensão ajustável DCC Pro, com amortecedores capazes de se ajustarem em tempo real de acordo com a condição do piso, aceleração, velocidade e curva.
Além do tradicional Park Assist, que pode estacionar o carro de forma totalmente automática, o Tayron opcionalmente pode vir com o Park Assist Pro com memória, capaz de refazer de forma automática os últimos 50 metros percorridos, por exemplo, ao acionar esta função o carro é capaz de sair de uma vaga ou até mesmo sair de uma garagem de forma automática.
Ainda vai demorar um tempo para o novo Tayron chegar ao Brasil, esta versão mostrada aqui é a europeia, ela deve começar a ser vendida ainda em 2024, enquanto que a versão norte americana, que será produzida no México e virá importada ao Brasil, será apresentada em novembro e deve ter sua produção começando apenas nos primeiros meses de 2025. A previsão é que chegue ao Brasil somente no final de 2025.
Como é perceptível, o Tayron será uma espécie de versão superior em relação ao Tiguan e não mais somente uma versão com sete lugares, igual era o Tiguan Allspace. Portanto, seu preço deve subir, o que deve ser um problema. Não custa lembrar que o Tiguan Allspace no Brasil já custa R$ 280 mil, ou seja, facilmente este modelo novo superará os R$ 300 mil, podemos esperar algo em torno dos R$ 350 mil pra mais.
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