Agora é oficial o Volkswagen Tera já tem data de lançamento definida, será lançado no Brasil no dia 2 de março. O modelo que será SUV de entrada da Volks no país chegará para ocupar um espaço entre o Polo e o Nivus. Rivalizando com Renault Kardian, Citroën Basalt e Fiat Pulse.
Índice desta matéria
O VW Tera será mais um carro exclusivo desenvolvido pela Volkswagen brasileira, lembrando que a VW BR foi quem projetou o Nivus e o T-Cross, modelos que fazem bastante sucesso no país e inclusive são hoje vendidos na Europa.
O Tera será montado na planta da marca em Taubaté (SP), mesmo local onde atualmente é construído o Polo. O novo modelo também deve ser exportado para outros países aqui da América Latina, como a Argentina, Uruguai e Chile.
Não por acaso, o Tera usará a mesma plataforma “MQB A0” presente no Polo, inclusive sua distância entre eixos deve ser a mesma do hatch, 2,56 m, porém o diferencial do “SUV” deve ser o comprimento, que deve ficar em torno dos 4.15 m, assim como a altura e largura que também serão mais amplas em relação ao hatch.
Na parte mecânica não haverá novidades, o Volkswagen Tera usará o já conhecido motor 1.0 turbo, 170 TSi, 3 cilindros, com 109 cv com gasolina ou 116 cv com etanol, é o mesmo propulsor presente no Polo e nas versões mais baratas do Virtus, o câmbio na maioria das versões será automático de seis marchas, tendo provavelmente também uma versão de entrada com câmbio manual para fazer frente as configurações mais baratas do Kardian e do Basalt.
Há a possibilidade da Volks colocar nas versões mais caras o motor 200 TSi de 116 cv / 128 cv, presente hoje no Nivus e T-Cross. Vamos aguardar. Lembrando que hoje o Renault Kardian usa em todas as suas versões motor turbo de 1.0 turbo de 125 cv, enquanto o Fiat Pulse na maioria das suas versões vem com o potente 1.0 turbo de 130 cv.
A cabine do VW Tera deve contar o mesmo padrão de equipamentos visto nos Polo e Virtus, itens como painel digital de 8 polegadas, central multimídia VW Play com 10 polegadas deve vir de série em todas as versões, assim como farol Full LED, destaque também para o pacote ADAS, que deve vir nas versões mais caras trazendo recursos como frenagem frontal automática e piloto automático adaptativo ACC.
Como ficará entre o Polo e o Nivus, podemos supor que o Volkswagen Tera terá preço a partir de R$ 110 mil em sua versão manual, alcançando até os R$ 135.000 em sua configuração top de linha. Não custa lembrar que hoje o Nivus 2025 parte de salgados R$ 143.490.
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.